Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo na escola: conhecendo sua história

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Descrever a história do circo no mundo;

Identificar práticas corporais existentes no cotidiano das atividades circenses;

Selecionar práticas circenses para a prática nas aulas de educação física escolar.

Duração das atividades
Uma aula de cento e quarenta minutos (dois tempos de aula).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Caro Professor, essa primeira atividade deverá ser realizada na sala de vídeo da escola. Inicie a aula com a apresentação de quatro filmes sobre práticas circenses. Inicialmente peça para os alunos assistirem aos vídeos e identificarem o nome da atividade ou espetáculo que será apresentado. Certamente a grande maioria dos alunos irá relacionar as imagens exibidas com o circo.

http://www.youtube.com/watch?v=ULbLwjsDN_A  

http://www.youtube.com/watch?v=2kS4D-d4fo0&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=hraPy5JLc1Y&feature=related  

http://www.corpomagico.com.br/index-novo.php  

Ao final da exibição realize um rápido debate com os alunos sobre a exibição dos vídeos:

1- Quem já assistiu a uma apresentação de circo?

2- Quais atrações os alunos conseguiram identificar nos vídeos? (trapézio, acrobacia, contorcionismo, etc.)

3- Peça para os alunos relacionarem as atividades apresentadas nos vídeos com outras práticas corporais presentes nas práticas esportivas ou outras práticas corporais.     

http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm  

Atividade 2:

A segunda atividade da aula será uma pesquisa sobre a história do circo e deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Diferentes fontes destacam informações distintas sobre a origem do circo, data e local precisos de sua criação. Explore com os alunos as diferentes versões sobre a história do circo no mundo. Aqui as contradições serão importantes para permitir a investigação de diferentes fontes.

Divida a turma em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá pesquisar no mínimo três fontes distintas que contenham informações sobre a história do circo. Peça para cada grupo identificar pontos contrastantes nas informações obtidas em diferentes endereços eletrônicos na internet. Tempo estimado para pesquisa – 30 minutos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo  

http://www.academiadecirco.com.br/index.php  

http://www.unicirco.com.br/index2.html#/a-unicirco  

http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=10  

http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm  

Ao final da pesquisa peça para cada grupo relatar brevemente as informações obtidas na pesquisa e realçar as informações contrastantes obtidas. Por que as informações sobre o circo são imprecisas? Por que não há consenso entre as fontes? Mesmo que os alunos não tenham uma resposta clara sobre o tema procure estimular os jovens a formularem hipóteses que possam ser plausíveis para responder a questão.

Dica: Caro professor, esse pode ser um momento oportuno para debater com os jovens o conceito de fontes mais ou menos confiáveis, ou de uma informação única. Procure problematizar com os alunos a importância de questionar as fontes e sempre obter informações de diferentes fontes, buscando novos olhares sobre um mesmo tema.   

Atividade 3:

A última atividade da aula será complementar a atividade anterior e poderá preparar a turma para futuras atividades práticas com o tema do circo. Peça para os jovens realizarem rápida investigação no laboratório de informática da escola sobre as modalidades circenses (os grupos poderão ser os mesmo da atividade 2). Cada grupo deverá apresentar no mínimo 5 modalidades que são apresentadas em espetáculos circenses.

http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=25  

http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=27  

http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=28  

http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=46    

Ao final da pesquisa, cada grupo deverá apresentar em cinco minutos as atividades circenses pesquisadas. Paralelamente a apresentação dos grupos, o professor irá elaborar no quadro negro uma lista com as atividades apresentadas pelos grupos. É importante que os grupos destaquem o nome da modalidade circense e sejam capazes de descrever como ela se desenvolve, além dos materiais necessários para sua prática.

http://www.coliseulisboa.com/evento.php?id=266

Ao final das apresentações, o professor irá propor a seleção de duas atividades realizadas no circo para serem praticadas futuramente em aulas de educação física. Lembre-se que além da questão da segurança dos alunos na prática é preciso adaptar os materiais existentes na escola com as necessidades das práticas circenses.

Indico como possibilidades futuras para prática na educação física:

1- atividades de malabares;

2- acrobacias;

3- exercícios de equilíbrio;

4- brincadeira de perna de pau;

5- brincadeira de palhaço.

Recursos Complementares

Como leitura complementar para o professor indico o artigo:

1) "O trapézio circense: estudo das diferentes modalidades"

http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm

2) "Picadeiro, palco, escola: A evolução do circo na Europa e no Brasil"

http://www.efdeportes.com/efd101/circo.htm

3) "Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses"

 http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71  

Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá realizar um debate retomando temas centrais. É fundamental que os alunos compreendam as diferentes versões apresentadas sobre a história do circo.

Questões do debate:

1- Identifique pelo menos três modalidades circenses;

2- Relacione as atividades corporais praticadas no circo com outras previamente realizadas nas aulas de educação física;

3- Como eram transmitidas as vivências e histórias do circo tradicional?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.