19/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Descrever a história do circo no mundo;
Identificar práticas corporais existentes no cotidiano das atividades circenses;
Selecionar práticas circenses para a prática nas aulas de educação física escolar.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1:
Caro Professor, essa primeira atividade deverá ser realizada na sala de vídeo da escola. Inicie a aula com a apresentação de quatro filmes sobre práticas circenses. Inicialmente peça para os alunos assistirem aos vídeos e identificarem o nome da atividade ou espetáculo que será apresentado. Certamente a grande maioria dos alunos irá relacionar as imagens exibidas com o circo.
http://www.youtube.com/watch?v=ULbLwjsDN_A
http://www.youtube.com/watch?v=2kS4D-d4fo0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=hraPy5JLc1Y&feature=related
http://www.corpomagico.com.br/index-novo.php
Ao final da exibição realize um rápido debate com os alunos sobre a exibição dos vídeos:
1- Quem já assistiu a uma apresentação de circo?
2- Quais atrações os alunos conseguiram identificar nos vídeos? (trapézio, acrobacia, contorcionismo, etc.)
3- Peça para os alunos relacionarem as atividades apresentadas nos vídeos com outras práticas corporais presentes nas práticas esportivas ou outras práticas corporais.
http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm
Atividade 2:
A segunda atividade da aula será uma pesquisa sobre a história do circo e deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Diferentes fontes destacam informações distintas sobre a origem do circo, data e local precisos de sua criação. Explore com os alunos as diferentes versões sobre a história do circo no mundo. Aqui as contradições serão importantes para permitir a investigação de diferentes fontes.
Divida a turma em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá pesquisar no mínimo três fontes distintas que contenham informações sobre a história do circo. Peça para cada grupo identificar pontos contrastantes nas informações obtidas em diferentes endereços eletrônicos na internet. Tempo estimado para pesquisa – 30 minutos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo
http://www.academiadecirco.com.br/index.php
http://www.unicirco.com.br/index2.html#/a-unicirco
http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=10
http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm
Ao final da pesquisa peça para cada grupo relatar brevemente as informações obtidas na pesquisa e realçar as informações contrastantes obtidas. Por que as informações sobre o circo são imprecisas? Por que não há consenso entre as fontes? Mesmo que os alunos não tenham uma resposta clara sobre o tema procure estimular os jovens a formularem hipóteses que possam ser plausíveis para responder a questão.
Dica: Caro professor, esse pode ser um momento oportuno para debater com os jovens o conceito de fontes mais ou menos confiáveis, ou de uma informação única. Procure problematizar com os alunos a importância de questionar as fontes e sempre obter informações de diferentes fontes, buscando novos olhares sobre um mesmo tema.
Atividade 3:
A última atividade da aula será complementar a atividade anterior e poderá preparar a turma para futuras atividades práticas com o tema do circo. Peça para os jovens realizarem rápida investigação no laboratório de informática da escola sobre as modalidades circenses (os grupos poderão ser os mesmo da atividade 2). Cada grupo deverá apresentar no mínimo 5 modalidades que são apresentadas em espetáculos circenses.
http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=25
http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=27
http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=28
http://www.corpomagico.com.br/circo.php?id=46
Ao final da pesquisa, cada grupo deverá apresentar em cinco minutos as atividades circenses pesquisadas. Paralelamente a apresentação dos grupos, o professor irá elaborar no quadro negro uma lista com as atividades apresentadas pelos grupos. É importante que os grupos destaquem o nome da modalidade circense e sejam capazes de descrever como ela se desenvolve, além dos materiais necessários para sua prática.
http://www.coliseulisboa.com/evento.php?id=266
Ao final das apresentações, o professor irá propor a seleção de duas atividades realizadas no circo para serem praticadas futuramente em aulas de educação física. Lembre-se que além da questão da segurança dos alunos na prática é preciso adaptar os materiais existentes na escola com as necessidades das práticas circenses.
Indico como possibilidades futuras para prática na educação física:
1- atividades de malabares;
2- acrobacias;
3- exercícios de equilíbrio;
4- brincadeira de perna de pau;
5- brincadeira de palhaço.
Como leitura complementar para o professor indico o artigo:
1) "O trapézio circense: estudo das diferentes modalidades"
http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm
2) "Picadeiro, palco, escola: A evolução do circo na Europa e no Brasil"
http://www.efdeportes.com/efd101/circo.htm
3) "Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses"
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71
Ao final da aula, o professor deverá realizar um debate retomando temas centrais. É fundamental que os alunos compreendam as diferentes versões apresentadas sobre a história do circo.
Questões do debate:
1- Identifique pelo menos três modalidades circenses;
2- Relacione as atividades corporais praticadas no circo com outras previamente realizadas nas aulas de educação física;
3- Como eram transmitidas as vivências e histórias do circo tradicional?
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2011
Quatro estrelasGrandes idéias a partir desta aula!
30/06/2011
Cinco estrelasMuito Bom!
19/01/2011
Cinco estrelasGostei muito e aprendi muito também.