Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cidadania: nossos direitos e deveres

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
  • Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecer direitos e deveres da cidadania.
  • Desempenhar de modo consciente e responsável seu papel no cuidado e na educação das crianças, no âmbito da família e da comunidade.
  • Conhecer alguns direitos civis garantidos pela Constituição e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento, de crença, direito à propriedade e à justiça etc.).
  • Relacionar a conquista e manutenção de direitos de cidadania com a capacidade de organização e ação coletiva da população.
  • Identificar direitos e deveres pessoais e coletivos no âmbito dos locais de moradia e trabalho, na escola, nos organismos políticos, associações etc.
  • Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
Duração das atividades
- 03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • trabalhos em grupos;
  • trabalhos em duplas;
  • leitura  de textos;
  • produção de textos;
  • debate.

DESENVOLVIMENTO

1ª atividade:  Cidadania: direitos ou deveres?   

1)       O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.                   

Será que exercemos a CIDADANIA como deveria?                              

Por Rodrigo Ribeiro Rodrigues - 01/06/2009 15:32h              

       Há algum tempo, venho refletindo sobre a razão para que no Brasil tenhamos tão poucos exemplos de cidadania dignos de nota. Começo a pensar que talvez tenha encontrado uma explicação para esta des-educação: o equívoco de pensar que cidadania é uma palavra que pressupõe mais direitos do que deveres, quando, na minha modesta opinião, é o contrário. É muito provável que a ideia de que precisamos, antes de mais nada, lutar por nossos direitos advenha de um momento bastante recente, do ponto de vista histórico, quando nossas liberdades individuais eram muitíssimo cerceadas. Basta dizer que, no início dos anos 80 do século que passou, a batalha era, por exemplo, pelo direito de elegermos diretamente nosso presidente. Também precisamos considerar os muitos anos de injustiças sociais, em especial no que diz respeito aos negros, às mulheres e a algumas minorias, as quais vêm dos tempos da colonização e ainda permanecem. Nada mais justo, portanto, que todo cidadão com um mínimo de valores humanitários seja defensor dos direitos dos menos favorecidos socialmente inclusive dele próprio. Porém, o rumo da história segue, e no meu entender o Brasil e os brasileiros já deveriam estar maduros para entender que o conceito de cidadania tem contornos muito mais de uma pauta de deveres do que apenas de direitos.             

       Penso que temos o dever, como cidadãos, de avaliarmos se nossas condutas sociais respeitam a individualidade de nossos semelhantes. Entendo que cidadania é uma palavra quase prima de empatia, que significa a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, para que, assim, estabeleçamos um vínculo de respeito e dignidade na relação, seja ela pessoal ou social. Cidadania, portanto, pressupõe não apenas reclamar e se indignar, mas ter a consciência de que é preciso também agir, participando de coletivos, de instâncias de opinião institucionalizadas, seja como protagonista, seja como ouvinte, mas sempre de forma atenta e crítica, e preferencialmente propositiva.             

       Ser cidadão é lutar por seus direitos, obviamente, mas significa também não se deixar levar apenas por seus interesses pessoais ou por aqueles que, com boas ou más intenções, colocam-se na linha de frente. Se você, caro leitor, não se sente preparado para ser uma liderança, ao menos exercite a capacidade de avaliar as coisas sob o ponto de vista do coletivo. Ter um olhar voltado para algo além do seu interesse imediato também é transformar o mundo em um lugar mais digno para todos.

Fonte: Ricardo Bueno/ Zero Hora Visitado em 02-11-2010: http://www.ogalileo.com.br/noticias/nacional/cidadania-direitos-ou-deveres 

2)      Após a leitura, o professor propõe que a turma se organize em grupos para o preenchimento do quadro abaixo:

Concordamos com o texto

Discordamos do texto

3)      O professor socializa o trabalho dos grupos, solicitando sempre que a equipe justifique suas respostas.   

4)      Ainda com a turma em grupos, o professor solicita que cada equipe complete a frase: SER CIDADÃO É....  

5)      O professor socializa as produções da turma, faz os comentários necessários, propõe a correção das mesmas e orienta cada equipe que transcreva a frase criada para uma faixa.   

6)      Em seguida, o professor organiza a distribuição das faixas pelas dependências da escola.   

7)      O professor propõe que, coletivamente, elaborem um verbete para definir CIDADANIA.   

OBS: Esse verbete deverá ser copiado em uma folha de cartolina e colocada no espaço da sala de aula.  

2ª atividade: Direitos e deveres   

1)      O professor organiza a turma em duplas e solicita que:   

a)      discutam o  que fazem no dia a dia e que consideram positivo  e negativo para o exercício de nossa cidadania;

 b)      preencham o quadro abaixo com o que discutiram na atividade anterior;

c)      discutam o que se deve fazer para exercermos melhor nosso papel de cidadão;

d)      completem o quadro com o que foi discutido na atividade anterior.

AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

AÇÕES QUE  NÃO CONTRIBUEM PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

AÇÕES QUE  DEVEMOS REALIZAR PARA MELHOR EXERCERMOS NOSSA CIDADANIA

2)      O professor socializa as produções das duplas, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos quadros no espaço da sala.   OBS: Os quadros deverão ser colocados em folhas de cartolina.   

3)      Em seguida, o professor encaminha a turma para a sala de informática para que assistam ao vídeo que se encontra no endereço abaixo:                                 

Vídeo: Cidadania direitos e deveres: (8min 19 seg)   

Visitado em 02-11-2010: http://www.youtube.com/watch?v=tQVo3Vvpo-4    

4)      Após assistirem ao vídeo, o professor propõe que as duplas discutam:

a) O que consideram mais importante de tudo o que foi dito no vídeo?

b)Do que ouviram, o que foi novidade para a dupla?

c) Do que foi dito, o  que ainda precisam exercitar  para melhor exercerem sua cidadania?   

5)      O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.  

3ª atividade:  Trabalhando  em grupos     

1)      O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe, uma das orientações abaixo:   

1º grupo:  O grupo deverá criar, utilizando gravuras, um cartaz mostrando os direitos de um cidadão.  

2º grupo:  O grupo deverá criar, utilizando gravuras, um cartaz mostrando os deveres de um cidadão.   

3º grupo:  O grupo deverá criar um cartaz apresentando os 10 mandamentos de um cidadão.   

4º grupo:  O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um aluno.   

5º grupo:  O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um professor.   

6º grupo:  O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um consumidor.   

7º grupo:  O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um empregado.   

8º grupo:  O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um empregador.       

2)      O professor socializa as produções da turma, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos mesmos nas dependências da escola.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto, a discussão do vídeo,  a criação de cartazes em grupos e demais gêneros,  a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 12/13 - 92.31%
  • Quatro estrelas 1/13 - 7.69%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • mrileide maria silva, escola prof jose rodrigues , Alagoas - disse:
    merleide-maceio@hotmail.com

    18/04/2015

    Quatro estrelas

    otima atividade gostei muito parabens


  • Camila santin calçada silva, colégio estadual major emídio , Goiás - disse:
    mikascs@hotmail.com

    03/11/2013

    Cinco estrelas

    parabéns a aula é ótima e muito bem estruturada é perfeitamente utilizavel e adaptável para várias séries.


  • Leide, E. M. Joana Porto , Minas Gerais - disse:
    leydelisboa@yahoo.com.br

    03/11/2013

    Cinco estrelas

    A aula é excelente!


  • loreni, colegios estaduais , Paraná - disse:
    lorenihistoria@hotmail.com

    09/10/2013

    Cinco estrelas

    excelente .


  • Maria Jose, Padre , Goiás - disse:
    mariajfborges@hotmail.com

    29/09/2013

    Cinco estrelas

    Este roteiro me ajudou muito , obrigada...........


  • Fatima Dornelles , Centro Educacional Fraternidade , Rio Grande do Sul - disse:
    fatimadornellles@hotmail.com

    26/05/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito e vou aplicar com a minha turminha de 3ºano , dos anos iniciais achei bem criativo a participação dos alunos


  • Rosiane Ferreira Araújo, Escola Estadual Professora Nossa Senhora do Patrocínio , Minas Gerais - disse:
    roseferreiraaraujo@bol.com.br

    23/05/2013

    Cinco estrelas

    Excelente! Me ajudou muito!


  • madalena, nilson silva , Rondônia - disse:
    dalenamontechim@hotmail.com

    20/03/2013

    Cinco estrelas

    esse texto me ajudou muittooo


  • francisca moreira, Colégio ESTADUAL SETOR SUDOESTE , Goiás - disse:
    francis.cmb.artes@gmail.com

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando sobre Direitos Humano e cidadania,com alunos do fundamental de sétimo ao nono ano e ensino médio primeiros anos, estava procurando conteúdos ou idéias que complementasse minhas estratégias nessas aulas, encontrei esse assunto aqui no portal do professor, e achei excelente, me abriu novos caminhos para melhorar ainda mais minhas aulas. Foi um ótimo subsídio, ao qual irei me basear, estou extremamente grata por ter encontrado um conteúdo tão rico e interessante.


  • heloiza eveline duarte homem, Secretaria Municipal de Educação de SANTANA DO CARIRI , Ceará - disse:
    heloiza.eveline@hotmail.com

    01/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente material onde destaca a participação dos alunos!!


  • Daiane lais, secal , Paraná - disse:
    daiane.lais@hotmail.com

    29/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom nos ajudou muito no plano de aula proposta pelo nosso trabalho academico.


  • sandra, unipar , Paraná - disse:
    sammy_mara@hotmail.com

    18/08/2012

    Cinco estrelas

    excelente ideia! parabéns pela iniciativa!!!!


  • silas bartolomeu de jesus silva, Secretaria de educação da bahia/topa , Bahia - disse:
    silas.2186@hotmail.com

    09/12/2010

    Cinco estrelas

    esse conteudo está otimo de inicio para quem quer aprender as coisas mais atuais parabens para quem fez essa maravilhosa atividade.ass:silas bartolomeu de jesus silva estudante de pedagogia/uneb.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.