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Saltar mais longe: A física no atletismo

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Conhecer as particularidades que envolvem o salto em distância;

·        Identificar as características de um bom salto: velocidade, força, altura entre outros;

·        Explorar e analisar diferentes formas para a realização de um bom salto;

·        Vivenciar atividades que levem a percepção e ao desenvolvimento da técnica do salto em distância.

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Iniciar a aula refletindo sobre o salto em distância no atletismo:

Figura - http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_rio/galeria.asp 

O salto em extensão tem uma longa tradição no atletismo e apareceu pela primeira vez nos jogos olímpicos antigos como parte integrante do pentatlo. Na antiguidade, os atletas saltavam com halteres nas mãos, para ajudar no balanço e ganhar alguns centímetros na distância alcançada.  

Atividade 01: Entendendo a história

Parece uma incoerência dizer que um atleta saltava com um peso nas mãos visando ganhar mais distância. Na lógica, quanto mais pesados estamos mais difícil é a tarefa de se deslocar de um lugar para outro (mais peso, mais força). Se a tarefa é saltar as coisas pioram ainda mais, pois todos sabem que todo salto possui uma fase aérea (quanto mais pesado um corpo está, mais difícil tirá-lo do chão). Qual então seria a lógica de tal atitude? Vamos experimentar?

Lançar o desafio: Marcar com uma corda um trecho a ser superado com um salto pelos alunos (como um rio imaginário). Realizar o salto parado, sem corrida.

1º momento: Os alunos deverão saltar de um lado a outro do trecho marcado;

2º momento: Os alunos deverão saltar de um lado a outro de posse de um peso (ex: uma bola com areia dentro);

3º momento: De posse do peso, os alunos deverão experimentar formas de fazer com que aquele peso ajude na tarefa a ser executada: saltar o trecho marcado por cordas.  

Reflexão: De que forma o peso pode ajudar na execução de um salto em extensão? (servindo de impulso para o corpo durante uma das fases do salto) – reunir e debater as teorias e conclusões da turma associando às explicações da física.

  Obs. Fazer a explicação da força centrífuga. o peso ao ser balançado para frente e para trás tem uma trajetória circular, tendendo com isto se descolar na tangente. com isto, ao saltar, deve-se perceber quando isto ocorre e aproveitar este momento para aproveitar dessa força e se lançar mais longe (a frente).O professor poderá pedir o auxílio do professor de física para que tal teoria seja debatida durante as aulas de física.  

Atividade 02: Experimentando o salto

Nas provas de salto em distância atuais, não se usa mais nenhum recurso além da superação do corpo. Várias são as formas de treinamento visando aprimorar alguma das fases do salto, melhorando o resultado final.

O salto se divide nas seguintes fases:

  1. corrida: precisa ser em ritmo veloz, com passadas largas e sincronizadas para obter velocidade suficiente para a fase seguinte.
  2. impulso: o atleta salta.
  3. vôo: o atleta voa sobre um substrato arenoso.
  4. queda: deve ser realizada com as pernas estendidas para a frente, joelhos levemente flexionados e os braços também estendidos para frente.

Vamos vivenciar algumas possibilidades de aprimoramento dessas fases?

O professor poderá montar junto com os alunos diferentes atividades que tenham por objetivo analisar e aprimorar uma ou várias dessas fases (exemplos):

1.      Corrida com uma corda amarrada na cintura e um colega fazendo força para o lado oposto (para aprimorar a força na corrida);

2.      Corrida pisando sobre trechos previamente marcados no chão visando aumentar as passadas e coordenar a impulsão;

3.      Corrida e salto com um peso nas perna (para aumentar a capacidade de impulsão);

4.      Experimentar diferentes tipos de salto visando eleger a melhor forma de projeção do corpo no ar (estilo grupado, estilo em arco, etc.);

5.      Experimentar e analisar diferentes formas de queda visando manter o máximo de equilíbrio do corpo, para que o mesmo não seja impulsionado para trás no momento da queda.

Reflexão: A partir das atividades anteriores, conseguimos eleger uma melhor forma para que cada um conseguisse o melhor salto dentro da capacidade do seu corpo. Cada aluno deve levar em consideração os limites e as vivências que seu corpo possui. Vamos então agora levar todo essa vivência e teoria para dentro de uma competição?

Atividade 03: A competição

1º momento: A preparação

O professor deverá discutir as regras com os alunos e preparar o local para a disputa (em recursos complementares você encontra o material necessário para a preparação desse momento).

Obs. Caso a escola não possua um local apropriado com pista de corrida e caixa de areia para a disputa, o professor poderá improvisar utilizando um terreno gramado ou colchões para amenizar as quedas.

2º momento: A disputa

       Montar uma tabela de saltos e permitir que os alunos além de competir, participem também da arbitragem e fiscalização nos saltos dos colegas.

Recursos Complementares

http://www.docstoc.com/docs/892481/salto-em-distancia  

http://rumocertoesportes.blogspot.com/2010/03/salto-em-distancia.html  

(Informações sobre o salto em distância)  

http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/  

(3ª Lei de Newton – física)

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fef&cod=_saltoemdistancia  

(A física e o salto em distância)

http://www.youtube.com/watch?v=Jc4AIXv6Y-E  

(Vídeo - Atletismo escolar - salto em distância na EEB Pref Amadio Dalago, Camboriú – SC).  

http://www.cpb.org.br/comunicacao/arquivos/Regras%20oficias%20do%20IPC%20Athletics.pdf  

(Regras de diferentes provas no atletismo)

Avaliação

Além das discussões presentes durante a aula, debater com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais são as habilidades necessárias para que um competidor execute um bom salto? Como a física pode auxiliar no aprimoramento do movimento no salto? Qual das fases do salto você considera mais importante (porque)? Qual delas exige menos atenção (porque)? Qual é o maior adversário na busca por um bom salto em extensão? O tamanho da pessoa interfere no seu salto? Quais os recursos que podemos utilizar para compensar uma situação adversa nos saltos em extensão? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?

Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, criatividade e respeito às regras e aos colegas durante as atividades e nas disputas, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

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