Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De onde vem o petróleo

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o petróleo como um recurso não renovável, sua origem, formas de exploração e industrialização;

Relacionar a exploração e a industrialização do petróleo com agentes potencialmente poluidores dos mares, assim como do ar e do solo.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer o petróleo como um recurso natural.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Geralmente os alunos demonstram um grande interesse pelos assuntos da ciência. Esse interesse aumenta ainda mais quando exploramos o ensino por meio de investigação, tornando nossas aulas instigantes, estimulando-os a investigar, a buscar respostas, a questionar, a refletir sobre os saberes da ciência para que melhor compreendam o mundo que os cerca.

Para que as aulas de ciências e a ciência se tornem cada vez mais significativa na vida dos alunos é importante, que o professor:

-estimule a participação do aluno;

-considere as experiências vivenciadas;

-possibilite a construção do conhecimento, mediante a produção de conflitos cognitivos em que o aluno perceba a inadequação de suas teorias atuais em relação aos problemas propostos, estimulando-o a refletir, questionar, buscar informações, pesquisar alternativas, transformar ideias, enfim, investigar.

O objeto de estudo da aula de hoje, é o petróleo, um recurso energético não renovável imprescindível à sociedade atual, sua exploração, industrialização e impactos ambientais gerados na sua extração, industrialização e consumo.

Energias Não Renováveis

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/criarAulaIndividual.html?aula=26874&aulaAPartirDesta= 

- Acessado em 18/11/10.

As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear. Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, uma vez que é necessário muito tempo para que sejam repostas, e a sua distribuição geográfica não é homogênea, ao contrário das fontes de energia renováveis, originadas graças ao fluxo contínuo de energia proveniente da natureza.

Atualmente, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energético que privilegia o uso de fontes de energia não renováveis, é o denominado efeito de estufa. As instalações que utilizam combustíveis fósseis não produzem apenas energia, mas também grandes quantidades de vapor de água e de dióxido de carbono (CO2), gás que é um dos principais responsáveis pelo efeito de estufa do planeta. A par deste, são ainda emitidos para a atmosfera outros gases nocivos como os óxidos de azoto (NOx), de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos (HC). Estes gases, por sua vez, provocam uma série de modificações ambientais graves e cuja concentração na atmosfera causa a poluição das cidades, a formação de chuvas ácidas, de névoa (denominada smog fotoquímico), o aumento do efeito de estufa do planeta e concentrações elevadas de ozono troposférico.

Petróleo

http://2.bp.blogspot.com/_IOQs63PFPEc/SMgUy6oESZI/AAAAAAAAAHU/H3MsNvlutaE/s320/202%5B1%5D.gif - Acessado em 18/11/10. 

O petróleo é um óleo mineral, de cor escura e cheiro forte, constituído basicamente por hidrocarbonetos. A refinação do petróleo bruto (ou crude) consiste na sua separação em diversos componentes e permite obter os mais variados combustíveis e matérias-primas.

As primeiras frações da refinação (isto é, os primeiros produtos obtidos) são os gases butano e o propano, que são separados e comercializados individualmente. No entanto, podem também ser misturados com o etano constituindo, assim, os gases de petróleo liquefeitos (GPL).

Um dos principais objetivos das refinarias é obter a maior quantidade possível de gasolina. Esta é a fração mais utilizada do petróleo e, também, a mais rentável, tanto para a indústria de refinação como para o Estado. Por esta razão, as refinarias têm vindo a desenvolver, cada vez mais, os processos de transformação das frações mais pesadas do petróleo bruto em gasolina e gasóleo.

Estima-se que, com o atual ritmo de consumo, as reservas planetárias de petróleo se esgotem nos próximos 30 ou 40 anos.

 http://newscomex.files.wordpress.com/2008/06/usinas.jpg- Acessado em 18/11/10.

Trata-se de um combustível muito nocivo para o ambiente em todas as fases do consumo:

-durante a extração, devido à possibilidade de derrame no local da prospecção;

-durante o transporte, o perigo advém da falta de viabilidade dos meios envolvidos, bem como, da utilização de infra-estruturas obsoletas;

-na refinação, o perigo de contaminação através dos resíduos das refinarias é uma realidade;

-no momento da combustão, devido à emissão para a atmosfera de gases com efeito de estufa.

http://www.ageneal.pt/content01.asp?BTreeID=00/01&treeID=00/01&newsID=7 – Acesso em novembro de 2010.   

Surgimento do petróleo

Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

Uso e derivados 

Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Primeiro poço da história  

O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros.

Petróleo no Brasil  

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.

A Petrobrás foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobrás está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. 

http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/  - Acesso em novembro de 2010.   

Estratégia:  

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre o que  sabem do assunto,  realizando uma atividade investigativa, assistindo a  vídeos, entre outros.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor vai ativar o processo de ensino-aprendizagem orientando as atividades a serem desenvolvidas, além de incentivar a discussão entre os alunos, valorizando o confronto de ideias em busca de soluções para as situações-problema propostas.

Atividade 1

Neste primeiro momento converse com a turma sobre os assuntos a serem estudados, estimulando-os a opinarem, a manifestarem sua curiosidade sobre o tema. Registre no quadro-giz as ideias da turma que devem ser retomadas posteriormente.

Pergunte a turma se eles sabem o que é petróleo? Onde ele pode ser encontrado? Por que dizemos que o petróleo é um recurso natural não renovável? Por que todas as partes do mundo gostariam de produzir petróleo? Anote as ideais da turma. Verifique se eles reconhecem o petróleo como um recurso natural não renovável e por que ele tem essa característica.

Você pode explicar-lhes que o petróleo é um combustível de origem fóssil, ou seja, que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.

As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio.

Assim, como a formação do petróleo é o resultado de transformações químicas ao longo de milhares de anos, suas reservas são limitadas e quando se esgotarem, não serão repostas pela natureza.

Verifique também se os alunos reconhecem a importância econômica do petróleo e quais são alguns dos materiais derivados dele, identificado a gasolina, o óleo diesel, o gás de cozinha e o plástico como produtos derivados do petróleo.

Questione-os sobre o que poderia acontecer à sociedade atual se as fontes de petróleo se esgotassem como é possível acontecer. Relacione esse fato ao desejo de diferentes nações encontrarem petróleo em seus territórios. A seguir, instigue-os a investigar onde e como são encontradas reservas petrolíferas.

Atividade 2: exibição de vídeo -  De onde vem o plástico?

O plástico é produzido pela nafta, um dos produtos derivados do petróleo. Para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a origem do petróleo e de seus derivados, exiba para a turma o vídeo – Kika - De onde vem o plástico? – da TV Cultura - http://www.youtube.com/watch?v=5pOBXwvI-08. - Acesso em novembro de 2010. 

Explore todas as ideias do vídeo que, além de abordar as questões relativas à extração e industrialização do petróleo, abordas questões ambientais relacionadas à sua extração, industrialização e consumo.

Exiba também: http://www.youtube.com/watch?v=tMtypnHudL4&feature=related- como se acha petróleo? - Acesso em novembro de 2010. 

Ao final da exibição dos dois vídeos, seguida de conversa dialogada com a turma, é desejável que os alunos já tenham construído noções básicas sobre a importância econômica do petróleo e dos seus subprodutos e a necessidade de usá-los de forma sustentável.

Atividade 3:  O Poço do Visconde - Monteiro Lobato 

Para esse momento, sugerimos que de modo integrado com o estudo da língua materna seja proposto que a turma leia o livro: O Poço do Visconde de Monteiro Lobato. No link a seguir você consegue baixar o arquivo dessa história, via internet. Contudo, esse livro geralmente faz parte do acervo das bibliotecas de escolas públicas. http://lobato.globo.com/Images/infantil/OpocodoVisconde.jpg - O poço do Visconde de Monteiro Lobato. 

O Poço do Visconde é um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e foi publicado em 1937. Sua primeira edição tinha o subtítulo Geologia para crianças, e foi ilustrada pelo cartunista Belmonte. Sua publicação sofreu críticas, pois o livro afirma que havia petróleo no Brasil enquanto que os técnicos do governo diziam que o Brasil não tinha nem poderia ter petróleo. "As afirmativas de Visconde não passavam de heresia". O Visconde de Sabugosa descobriu entre os livros de Dona Benta um tratado de Geologia e pôs-se a estudar essa ciência - a história da terra, não da terra-mundo, mas a terra-terra, da terra-chão. Já que o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo estava pensando em escavar um poço de petróleo por lá, ninguém melhor que o Visconde para ensinar-lhes os mistérios da Geologia.

Após a leitura do livro pela turma, proponha que, em grupos os alunos façam uma apresentação oral das ideias básicas do autor sobre a origem do petróleo, como encontrá-lo e a existência ou não desse recurso em território brasileiro.

http://lobato.globo.com/Images/infantil/OpocodoVisconde.jpg - Acessado em 18/11/10. 

Atividade 4: investigando 

Através da linguagem literária de um dos maiores escritores de literatura infanto-juvenil do nosso país, os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco da história da Terra e de suas riquezas.

Propomos que a seguir, os alunos façam uma pesquisa na internet sobre a extração, exploração  e industrialização de petróleo em nosso país, buscando informações como:

-Quando foi descoberta a primeira reserva de petróleo em território brasileiro?

-O Brasil produz petróleo suficiente para o consumo interno do país?

 -Em quais os Estados Brasileiros já foram localizadas reservas de petróleo?

-O que faz a Petrobrás?

-Qual a importância dessas reservas para a economia do nosso país?

-O sonho de Monteiro Lobato se realizou? Justifiquem.

Quais os impactos ambientais relacionados à extração, industrialização e consumo do petróleo e derivados?

Algumas sugestões de sites que podem ser sugeridos:

http://www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BE27/jul_31_8.html - Brasil é o décimo quinto produtor mundial de petróleo. Acesso em novembro de 2010.   

http://www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BE40/artigo.htm - Brasil desponta entre os maiores produtores de petróleo. Acesso em novembro de 2010. 

http://www2.petrobras.com.br/minisite/urucu/urucu.html - O desafio de produzir ouro negro na Amazônia. Acesso em novembro de 2010.  

A pesquisa deverá ser apresentada em sala com os alunos organizados em semicírculo. Para isso, o professor(a) propõe uma questão problema e eles apresentam as informações obtidas de modo que uns vão complementando as informações dos outros. Ao final, sugerimos que seja montado um painel com todo material pesquisado.

Recursos Complementares

http://www2.petrobras.com.br/minisite/urucu/urucu.html - O desafio de produzir ouro negro na Amazônia - Acesso em novembro de 2010.  

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Nesta aula, além dos conhecimentos conceituais trabalhados, em diferentes momentos foi possível levar os alunos a refletirem sobre a importância de estar atento ao que acontece com o ambiente: quantos prejuízos ao meio ambiente, por exemplo, podem ser desencadeados a partir da queima de combustíveis fósseis. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados em relação aos objetivos propostos inicialmente.

Criar uma história em quadrinhos que aborde as vantagens e desvantagens do uso do petróleo e seus derivados no nosso dia-a-dia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jessica, estudo pedagogia no INSEP , Paraná - disse:
    idontsay@gmail.com

    11/06/2013

    Cinco estrelas

    muito boa muita inforçao sobre o tema e como passar a informaçao em sala de aula gostei!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.