Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dobradura: origami e kirigami

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá desenvolver a concentração e a coordenação motora, ouvir histórias e realizar dobraduras dos seus personagens, conhecer a história da dobradura e do origami, perceber as possíveis diferenças entre dobradura e origami, bem como construir dobraduras de origami e kirigami.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, as formas geométricas básicas (triângulo, quadrado, círculo, retângulo).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno. Investigue com a turma os conhecimentos que os mesmos têm sobre dobraduras. Depois, solicite que utilizem o papel recebido para demonstrarem a dobradura que conhecem ou mesmo fazer junto com você uma dobradura que faz parte do cotidiano de muitos alunos, que é a dobradura de um aviãozinho. Após todos terminarem, você poderá possibilitar um momento em que os alunos brinquem no pátio da escola utilizando a dobradura do avião.

Professor, no sítio abaixo você encontrará uma diversidade de sugestões de atividades envolvendo origami, para esse momento escolha de acordo com o interesse dos alunos, uma dobradura para ser realizada com a turma. Depois, os próprios alunos poderão acessar o sítio sugerido e conhecer os diversos modelos e escolher um para realizar. 

Fonte: http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-aviao/  

Professor, no sítio acima, você encontrará dicas importantes para um trabalho efetivo com origami. Assim, vale ressaltar:

Dicas gerais para um bom Origami

  • Antes de começar a dobrar os papéis leia algumas dicas que facilitarão o seu trabalho:
  • Faça as dobras em uma superfície lisa, plana, sólida e bem iluminada;
  • Utilize papel fino se for iniciante nessa arte ou se for fazer um modelo com muitas dobras;
  • Evite usar papéis caros no começo se ainda for iniciante;
  • Mantenha as mãos limpas para não sujar o seu origami;
  • Antes de começar a dobrar, veja se conhece todos os símbolos das instruções, se não conhecer algum, aprenda antes;
  • Siga corretamente as medidas sempre que elas existirem;
  • Acentue os vincos das dobras passando a unha sobre elas;
  • Siga o passo-a-passo à risca;
  • Não tenha pressa para terminar, a paciência é muito importante para fazer um origami, principalmente se essa for a sua primeira vez;
  • Caso se perca na ordem das instruções, não se desespere! Compare o que fez com a figura do diagrama ou do vídeo, se necessário, recomece;
  • Pratique várias vezes o mesmo modelo. Não se esqueça de que a prática é o que leva à perfeição;
  • Você pode usar aqueles inúmeros papéis que recebe na rua para praticar;
  • Se estiver cansado ou não conseguir seguir o passo-a-passo, faça uma pausa.

Fonte: http://www.comofazerorigami.com.br/

 

Professor, depois, da dobradura feita por seus alunos faça um mural expondo as produções dos alunos. Cada criança também poderá dar um nome para sua dobradura e escrevê-lo no painel, logo abaixo de sua dobradura.

Atividade 2

Professor, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática. Explique para a turma que o desafio é descobrir a história do origami. Para isso, sugerimos a leitura com a turma do texto online no sítio abaixo: 

A arte milenar das dobraduras encanta pela magia de transformar uma folha de papel em uma obra de arte!!!   

Fonte: http://www.jornaloimparcial.com.br/?p=4683 

Após a leitura do texto online, apresente para os alunos o Mapa Mundi e auxilie-os na localização do Japão, região que aparece no texto, como sendo o local de surgimento da arte do origami. Depois, faça um cartaz com a turma expondo as características de origami e kirigami, é importante que os alunos percebam que o origami é realizado apenas com dobraduras de papéis e o kirigami consiste na arte de dobrar e cortar papéis. Escreva em um cartaz para ficar exposto no mural da escola o significado da palavra:

Origami – Ori (dobrar) Kami (papel)

Origami é a arte japonesa de dobrar o papel.

Atividade 3

Professor, providencie o texto sobre a “Lenda do Tsuru” para que os alunos conheçam a importância dessa ave na cultura japonesa. Para isso, sugerimos a leitura do texto online no sítio abaixo:

Lenda do Tsuru

Aí vai uma das Lendas do Tsuru para quem ainda não conhece...

Há muito tempo, em uma terra distante, vivia um jovem. Um dia, enquanto trabalhava em sua fazenda, uma ave branca caiu no chão aos seus pés, com uma flecha fincada no meio de sua asa. Pegando-a com cuidado, o jovem tirou a flecha e limpou o machucado. Agradecida, a ave estava apta a voar novamente. Então o jovem mandou-a de volta para o céu, dizendo: "Tome cuidado com os caçadores!". A ave circulou três vezes sobre sua cabeça, deixou uma lágrima como se estivesse agradecendo e foi embora.

Assim que o dia começou a escurecer, o jovem voltou para casa. Quando chegou, ficou surpreso ao encontrar uma linda mulher na porta, que nunca tinha visto antes. "Bem vindo à sua casa, eu sou a sua esposa", disse a mulher. O rapaz ficou surpreso e disse: "Eu sou muito pobre e não posso sustentá-la." A mulher respondeu apontando um pequeno saco. "Não se preocupe, eu tenho muito arroz, estava até fazendo o seu jantar."

O jovem ficou confuso, mas os dois começaram uma vida muito feliz. O saco de arroz, misteriosamente, sempre permanecia cheio.

Um dia a esposa pediu ao rapaz para lhe construir um quarto de costura. Quando ficou pronto, ela disse: "Você deve prometer que nunca vai entrar." Assim ela foi para o quarto de costura. O rapaz esperou pacientemente até ela sair. Finalmente, após 7 dias, o som da máquina parou e sua esposa, que ficou muito magra, apareceu segurando a peça de roupa mais linda que ele já tinha visto. "Pegue essa peça de roupa, e vai vendê-la no mercado por um alto preço", disse ela. No dia seguinte, o jovem levou a roupa para a cidade e a vendeu por várias e várias moedas. Voltou para a casa exultante de alegria!

Um dia a esposa pediu ao rapaz para lhe construir um quarto de costura. Quando ficou pronto, ela disse: "Você deve prometer que nunca vai entrar." Assim ela foi para o quarto de costura. O rapaz esperou pacientemente até ela sair. Finalmente, após 7 dias, o som da máquina parou e sua esposa, que ficou muito magra, apareceu segurando a peça de roupa mais linda que ele já tinha visto. "Pegue essa peça de roupa, e vai vendê-la no mercado por um alto preço", disse ela. No dia seguinte, o jovem levou a roupa para a cidade e a vendeu por várias e várias moedas. Voltou para a casa exultante de alegria!

A esposa então retornou ao quarto para costurar. Curioso em saber como ela costurava roupas tão maravilhosas sem ter comprado uma só linha, o rapaz resolveu dar uma espiada no quarto, e se surpreendeu. Em pé, perto da porta, descobriu o segredo da esposa. Foi um grande choque! No seu lugar estava a ave que ele havia salvado, sentada à maquina, costurando roupas com suas próprias penas, em vez de linhas. A ave, como notou a presença do rapaz, disse: "Eu sou a ave que você salvou. Queria recompensá-lo me tornando sua esposa, mas agora você descobriu a minha verdadeira forma e não posso ficar mais aqui."

Assim, com mais uma roupa pronta em suas mãos, ela disse: "Eu deixo isto para você lembrar de mim."

A ave então, deixou cair mais uma lágrima e voou em direção ao céu desaparecendo para sempre.

Fonte: http://orikami.webnode.com/news/lenda-do-tsuru/ 

Depois de ouvir a história promova um momento para que os alunos falem sobre o que compreenderam da história. Em seguida, distribua um pedaço de folha de papel laminado, na forma de um quadrado, para cada aluno. Se achar interessante poderá utilizar cores variadas. Acesse o sítio abaixo e descubra como fazer a dobradura da Tsuru. Auxilie os alunos passo a passo para que entendam cada etapa.

Fonte: http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-tsuru/ 

Após todos concluírem a dobradura, faça móbiles contendo, em cada um, cinco dobraduras. Amplie a história em uma folha A3 e afixe a mesma no mural da escola, juntamente com os móbiles, com o intuito de divulgar o trabalho realizado pela turma.

Agora, que tal fazer uma pesquisa com a turma sobre a cultura do Japão e descobrir mais sobre o Hashi e a Tsuru? Para isso, faça uma pesquisa com a turma na Internet e dialogue sobre as descobertas. Depois construa coletivamente com a turma, uma poesia como a que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU criaram, a partir da aula sobre a cultura do Japão:

Arigato

Descobrimos novidades

Do Japão com seriedade   

Com essa oportunidade

Conhecemos o Hashi

Dois pedaços de madeira

Pra comer com alegria   

Num papel veio voando

A Tsuro, garça da sorte

Que veio pousando

Com tudo de interessante.

Sayonara

Fonte: Produção coletiva dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Luciana Soares Muniz.

Os alunos da turma poderão divulgar a poesia para as outras turmas da escola. Para isso, providencie cópias da produção da turma e distribua juntamente com os alunos para os outros alunos.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a cultura do Japão acesse o sítio: http://www.suapesquisa.com/paises/japao/ 

Avaliação

Professor, a avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade observe e registre as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos sobre a temática “origami e kirigami”.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • abigail, E.M jame alvelar lima , Minas Gerais - disse:
    abigaildeavila@yahoo.com.br

    23/06/2012

    Três estrelas

    bom tinha q ser a video


  • Juliana, E. M. Guilherme de Miranda Saraiva - Projeto Mais Educação , Rio de Janeiro - disse:
    jujuverly@hotmail.com

    13/09/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!!


  • Carlos Augusto Abreu de Souza, ESC JOAO RIBEIRO , Acre - disse:
    caabreus@ig.com.br

    26/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua sugestão de aula, pois aborda um dos assunto de Matemática que gosto muito de trabalhar. Continue sugerido atividades dessa natureza, parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.