14/12/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
· Experimentar o lançamento de discos de formatos e pesos variados;
· Conhecer as particularidades do arremesso do disco no atletismo: Pegada, giro entre outros;
· O desenvolvimento da técnica: dos arremessos parados ao uso da força centrífuga;
· Vivenciar possibilidades de adaptação na prática do arremesso do disco na escola;
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre o arremesso de disco no atletismo:
O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221mm de diâmetro e de 44 a 46mm de espessura e pesa 2kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182mm de diâmetro e de 37 a 39mm de espessura, pesando 1kg.
O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C.
FOTO -http://www.europaenfotos.com/londres/photo_lo1_3.html
O sucesso do lançamento de um objeto como esse depende de alguns aspectos, vamos experimentar algumas atividades que envolvem lançamentos de discos?
Atividade 01: O freesbee
FOTO - Arquivo pessoal
O freesbee é um disco de plástico de 20 a 25 cm de diâmetro muito usado na prática de atividades físicas de verão. Em sua prática mais elementar é usado em um jogo que se resume a lançamentos e pegadas.
Atividade: De posse de um freesbee ou similar (tampas de lixeira médias e pequenas ou pratinhos de vaso de planta médios e pequenos – foto 01) pedir para que os alunos lancem uns para os outros, sem deixar o disco cair o maior número possível de vezes.
Variação: O professor poderá dividir a turma em dois grupos, cada um com um freesbee, e fazer um desafio. O grupo que fizer o maior número de passes longos (estipular previamente à distância) com o freesbee sem deixá-lo cair no chão será o vencedor.
Atividade 02: Aumentando a precisão
Na atividade anterior, vivenciamos o ato de arremessar um disco de forma que o colega agarrasse com facilidade. No jogo a pontaria não era fundamental, pois caso ela não fosse perfeita o colega poderia deslocar-se para corrigir o lançamento e evitar que o objetivo principal falhasse (evitar que o disco caísse no chão). Agora o desafio é diferente: teremos um alvo para acertar o disco. A pontaria agora vai interferir diretamente no sucesso ou fracasso no jogo.
Jogo: De posse de disco de vários tamanhos e pesos (tampas de lixo de plástico de vários tamanhos, freesbee, discos de ferro, pratos de vasos de flor, etc.) pedir para que os alunos arremessem os mesmos com o objetivo de fazer com que o disco pare o mais próximo possível de um alvo desenhado no chão com um giz.
· O professor marcará previamente uma área de arremesso, que não deverá ser ultrapassada antes, durante ou depois do arremesso por ninguém (para evitar acidentes);
· O alvo ficará longe da área de arremesso e será previamente marcada pelo professor;
· Cada aluno terá três tentativas com cada tipo de disco, valendo o arremesso que mais se aproximar do alvo (a inicial do aluno poderá ser marcada no chão onde o disco parou ou para cada disco que para no alvo o aluno marcará um ponto).
· Vence quem se aproximar mais da área central do alvo ou quem colocar mais vezes o disco dentro do alvo.
Reflexão: A partir da vivência das atividades anteriores, podemos dizer que o arremesso do disco está diretamente relacionado com o objetivo que se quer cumprir, isso vai influenciar na força, direção, precisão, etc. Ao mesmo tempo, a estrutura e peso do disco também estão diretamente ligados à forma como esse disco vai ser arremessado (mais ou menos força, com uma forma ou outra de pegada, etc.).
Atividade 03: O arremesso do disco no atletismo
FOTO - http://caurosa.blogspot.com/2010/06/atletismo-lancamentos-e-arremesso.html
No atletismo o objetivo é lançar o disco o mais distante possível. Nesse caso a força é fundamental e é diretamente influenciada pela técnica do arremesso e pegada no disco. A precisão está em segundo plano, e é importante apenas para evitar que o disco caia fora da área de contenção do arremesso.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. O uso do giro faz com que a força centrífuga aumente a velocidade com que o disco sai da mão aumentando assim a possibilidade do disco ir mais longe (mais velocidade, mais tempo de voo, mais espaço percorrido).
Obs. Com base em vídeos e fotos o professor poderá mostrar/ilustrar como é feito a pegada e o arremesso do disco em proves de atletismo.
Importante: O professor poderá fazer uma parceria com o professor de física da escola para que a relação entre o lançamento do disco e a força centrífuga seja bem entendida e fundamentada.
Com base no mesmo objetivo do arremesso do disco no atletismo (lançar mais longe), vamos montar uma competição de arremesso de disco na escola?
Material: O disco poderá ser improvisado utilizando pequenas tampas de lixo de pia de cozinha unidas com cola forte contendo areia ou cimento entre elas para que o disco fique pesado.
Montar uma tabela de arremessos, delimitar o campo da competição e permitir que os alunos além de competir, participem também da arbitragem e da fiscalização nas tentativas dos colegas.
Obs. Discutir regras especiais para evitar acidentes em provas desse tipo.
Uma área grande e sem obstáculos ou trânsito de pessoas deverá ser escolhida para essa prática (ex. um campo de futebol)
Reflexão: A partir da vivência do arremesso do disco, no moldes em que ele é realmente disputado, podemos apontar quais são as habilidades físicas que um competidor deve desenvolver para fazer bons arremessos nessas provas? (força, pontaria, equilíbrio e coordenação).
http://www.infoescola.com/atletismo/lancamento-de-disco/
(Informações sobre o lançamento de disco)
http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/1935/22_arremesso.pdf
(Informações sobre o lançamento de disco)
http://www.youtube.com/watch?v=Z11_AMhULOM
(vídeo – como funciona o arremesso de peso, disco e martelo).
http://www.youtube.com/watch?v=KgmgdlwZuOI
(vídeo – exemplo de um lançamento de disco)
http://www.cpb.org.br/comunicacao/arquivos/Regras%20oficias%20do%20IPC%20Athletics.pdf
(Regras de diferentes provas no atletismo)
Reunir os alunos avaliara as respostas as seguintes perguntas: Como peso e a estrutura do disco influenciam no arremesso? Existe uma relação entre o objetivo de um lançamento de disco e a estrutura do disco (quais)? Quais são os pontos que temos que levar em consideração quando temos que arremessar com força e/ou com precisão um disco? Qual é a diferença entre o arremesso forte e preciso no que diz respeito à habilidade física? Qual deve ser a perfil de um bom arremessador de disco? Qual é o maior adversário na busca por um bom arremesso do disco? Quais são os cuidados que se deve tomar para que o disco não seja lançado de forma perigosa? No nosso caso, o giro do corpo realmente ajudou nos lançamentos (porque/como)? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/09/2012
Quatro estrelaser uma pagina muita legal para fazer trabalhos obrigo por vc esistir na minha vida
17/02/2011
Cinco estrelasbem explicado