Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O arremesso de disco: a força centrífuga e a técnica ligada ao arremesso

 

14/12/2010

Autor y Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Experimentar o lançamento de discos de formatos e pesos variados;

·        Conhecer as particularidades do arremesso do disco no atletismo: Pegada, giro entre outros;

·        O desenvolvimento da técnica: dos arremessos parados ao uso da força centrífuga;

·        Vivenciar possibilidades de adaptação na prática do arremesso do disco na escola;

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre o arremesso de disco no atletismo:

O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221mm de diâmetro e de 44 a 46mm de espessura e pesa 2kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182mm de diâmetro e de 37 a 39mm de espessura, pesando 1kg.

O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C.

FOTO -http://www.europaenfotos.com/londres/photo_lo1_3.html  

O sucesso do lançamento de um objeto como esse depende de alguns aspectos, vamos experimentar algumas atividades que envolvem lançamentos de discos?

Atividade 01: O freesbee

                            FOTO - Arquivo pessoal

O freesbee é um disco de plástico de 20 a 25 cm de diâmetro muito usado na prática de atividades físicas de verão. Em sua prática mais elementar é usado em um jogo que se resume a lançamentos e pegadas.

Atividade: De posse de um freesbee ou similar (tampas de lixeira médias e pequenas ou pratinhos de vaso de planta médios e pequenos – foto 01) pedir para que os alunos lancem uns para os outros, sem deixar o disco cair o maior número possível de vezes.

Variação: O professor poderá dividir a turma em dois grupos, cada um com um freesbee, e fazer um desafio. O grupo que fizer o maior número de passes longos (estipular previamente à distância) com o freesbee sem deixá-lo cair no chão será o vencedor.

Atividade 02: Aumentando a precisão

Na atividade anterior, vivenciamos o ato de arremessar um disco de forma que o colega agarrasse com facilidade. No jogo a pontaria não era fundamental, pois caso ela não fosse perfeita o colega poderia deslocar-se para corrigir o lançamento e evitar que o objetivo principal falhasse (evitar que o disco caísse no chão). Agora o desafio é diferente: teremos um alvo para acertar o disco. A pontaria agora vai interferir diretamente no sucesso ou fracasso no jogo.

Jogo: De posse de disco de vários tamanhos e pesos (tampas de lixo de plástico de vários tamanhos, freesbee, discos de ferro, pratos de vasos de flor, etc.) pedir para que os alunos arremessem os mesmos com o objetivo de fazer com que o disco pare o mais próximo possível de um alvo desenhado no chão com um giz.

·        O professor marcará previamente uma área de arremesso, que não deverá ser ultrapassada antes, durante ou depois do arremesso por ninguém (para evitar acidentes);

·        O alvo ficará longe da área de arremesso e será previamente marcada pelo professor;

·        Cada aluno terá três tentativas com cada tipo de disco, valendo o arremesso que mais se aproximar do alvo (a inicial do aluno poderá ser marcada no chão onde o disco parou ou para cada disco que para no alvo o aluno marcará um ponto).

·        Vence quem se aproximar mais da área central do alvo ou quem colocar mais vezes o disco dentro do alvo.

Reflexão: A partir da vivência das atividades anteriores, podemos dizer que o arremesso do disco está diretamente relacionado com o objetivo que se quer cumprir, isso vai influenciar na força, direção, precisão, etc. Ao mesmo tempo, a estrutura e peso do disco também estão diretamente ligados à forma como esse disco vai ser arremessado (mais ou menos força, com uma forma ou outra de pegada, etc.).

Atividade 03: O arremesso do disco no atletismo

FOTO - http://caurosa.blogspot.com/2010/06/atletismo-lancamentos-e-arremesso.html 

No atletismo o objetivo é lançar o disco o mais distante possível. Nesse caso a força é fundamental e é diretamente influenciada pela técnica do arremesso e pegada no disco. A precisão está em segundo plano, e é importante apenas para evitar que o disco caia fora da área de contenção do arremesso.

O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. O uso do giro faz com que a força centrífuga aumente a velocidade com que o disco sai da mão aumentando assim a possibilidade do disco ir mais longe (mais velocidade, mais tempo de voo, mais espaço percorrido).

Obs. Com base em vídeos e fotos o professor poderá mostrar/ilustrar como é feito a pegada e o arremesso do disco em proves de atletismo.

Importante: O professor poderá fazer uma parceria com o professor de física da escola para que a relação entre o lançamento do disco e a força centrífuga seja bem entendida e fundamentada.

Com base no mesmo objetivo do arremesso do disco no atletismo (lançar mais longe), vamos montar uma competição de arremesso de disco na escola?

Material: O disco poderá ser improvisado utilizando pequenas tampas de lixo de pia de cozinha unidas com cola forte contendo areia ou cimento entre elas para que o disco fique pesado.

Montar uma tabela de arremessos, delimitar o campo da competição e permitir que os alunos além de competir, participem também da arbitragem e da fiscalização nas tentativas dos colegas.

Obs. Discutir regras especiais para evitar acidentes em provas desse tipo.

Uma área grande e sem obstáculos ou trânsito de pessoas deverá ser escolhida para essa prática (ex. um campo de futebol)

  • O professor poderá sugerir que os alunos façam o lançamento em um primeiro momento sem usar o giro do corpo como recurso e depois com o giro do corpo visando detectar se houve ganho na distância do lançamento ou não.

Reflexão: A partir da vivência do arremesso do disco, no moldes em que ele é realmente disputado, podemos apontar quais são as habilidades físicas que um competidor deve desenvolver para fazer bons arremessos nessas provas? (força, pontaria, equilíbrio e coordenação).

Recursos Complementares

http://www.infoescola.com/atletismo/lancamento-de-disco/  

(Informações sobre o lançamento de disco)

http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/1935/22_arremesso.pdf  

(Informações sobre o lançamento de disco)

http://www.youtube.com/watch?v=Z11_AMhULOM  

(vídeo – como funciona o arremesso de peso, disco e martelo).  

http://www.youtube.com/watch?v=KgmgdlwZuOI 

(vídeo – exemplo de um lançamento de disco)  

http://www.cpb.org.br/comunicacao/arquivos/Regras%20oficias%20do%20IPC%20Athletics.pdf  

(Regras de diferentes provas no atletismo)

Avaliação

Reunir os alunos avaliara as respostas as seguintes perguntas: Como peso e a estrutura do disco influenciam no arremesso? Existe uma relação entre o objetivo de um lançamento de disco e a estrutura do disco (quais)? Quais são os pontos que temos que levar em consideração quando temos que arremessar com força e/ou com precisão um disco? Qual é a diferença entre o arremesso forte e preciso no que diz respeito à habilidade física? Qual deve ser a perfil de um bom arremessador de disco? Qual é o maior adversário na busca por um bom arremesso do disco? Quais são os cuidados que se deve tomar para que o disco não seja lançado de forma perigosa? No nosso caso, o giro do corpo realmente ajudou nos lançamentos (porque/como)? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.