Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adaptando o arremesso de martelo para a prática na escola

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Conhecer o instrumento e entender como é feito o arremesso do martelo no atletismo;

·        Explorar arremessos variados com objetos similares ao martelo do atletismo;

·        Vivenciar possibilidades de adaptação na prática do arremesso do martelo na escola;

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos olhar a seguinte aula no portal que estabelece uma sequência pedagógica natural, importante para reflexão do tema:

1 – O arremesso de disco: a força centrífuga e a técnica ligada ao arremesso

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com a seguinte pergunta: Vocês conhecem o objeto MARTELO no atletismo?

FOTO - http://atletismo10td.wordpress.com/2010/02/26/lancamento-de-martelo/ 

Bem diferente do objeto usado como ferramenta, o martelo no atletismo e um instrumento para lançamento formado por uma bola de metal presa por um cabo de arame pesando que termina numa pega ou alça.

O martelo pesa 7,26kg na prova dos homens e 4kg nos eventos femininos. O conjunto bola, arame e alça, formam uma unidade de comprimento máximo de 1,2m.

Vamos experimentar algumas formas de lançar objetos com essa estrutura e pesos variados?

Atividade 01: Experimentando o lançamento

1º momento – Confeccionando o martelo

Dificilmente uma escola terá um martelo do atletismo para que os alunos possam realizar suas vivências, por tanto ele necessita ser improvisado. Para tal basta uma bola de couro velha (que não enche), uma corda fina e uma argola de plástico de algum brinquedo infantil quebrado.

1.      Faça dois buracos no couro da bola com uma furadeira (por onde vai passar a corda), antes de passar a corda coloque um pouco de areia fina dentro da bola (usando um funil).

2.      Passe a corda entrando por um buraco e saindo pelo outro (como uma alça de bolsa feminina), vede os buracos com um pouco de tecido e cola forte (para que a areia não saia).

3.      Trance a corda até suas pontas e no final amarre a alça do brinquedo (Foto 01).

                         (Foto 01 - arquivo pessoal)

  •    Uma outra possibilidade, muito útil para se mudar o peso do martelo, é usar uma bola comum (ainda em uso) e prendê-la na corda com uma pequena rede (como aquelas que motociclistas usam para prender bagagens nas motos) ou sacos plásticos.

2º momento – Arremessando de várias formas

Utilizando a segunda opção de confecção do martelo (com a rede ou sacola), pedir para que os alunos lancem o martelo a uma distância previamente determinada pelo professor, de forma que o objeto passe por cima da trave do gol de futebol.

O peso do martelo será modificado a cada arremesso, trocando a bola que está na ponta (bola de futebol, vôlei, basquete, areia, etc.).

A distância do alvo também pode ser alterada aumentando assim a dificuldade.

Obs. A forma do lançamento será criada pelo aluno não devendo o professor influenciar nessa atividade.

Atividade 02: Vivenciando o giro e direcionando o lançamento

No lançamento do martelo o competidor utiliza-se de uma técnica com giro do objeto e de corpo para que o instrumento saia das mãos do lançador com mais força (semelhante ao lançamento do disco).

Segurando a alça com as duas mãos e mantendo os pés imóveis, o atleta faz a bola girar três ou quatro vezes, num círculo que passa por cima e por baixo da sua cabeça. Quando o martelo alcança velocidade, o atleta gira sobre si próprio duas ou três vezes para acelerar mais a bola e logo a solta para cima e para frente.

A base de lançamento da prova é um círculo de 2,1m de diâmetro, geralmente rodeado por uma rede que protege a audiência.

·        Jogo do martelo:

Esse jogo é muito interessante pois não requer grandes espaços e possibilita a vivência da técnica do giro e direcionamento do instrumento.

Dividir a turma em dois grupos, um de cada lado de uma quadra de futsal.

A frente de cada grupo um arco vai marcar a área de arremesso.

A frente do arco ficarão várias garrafas pet de 500ml ou latas de Nescau 2.0 (aquelas compridas), espalhadas pelos alunos no lado da quadra que está o seu grupo.

O objetivo do jogo é derrubar as garrafas dos adversários utilizando o lançamento do martelo como recurso.

Regras:

1.      O lançamento deve ser feito de dentro do arco do seu campo de jogo e o lançador deve fazer pelo menos um giro com o martelo por sobre a cabeça e um giro do corpo antes de lançá-lo;

2.      As equipes se revezam no lançamento (uma equipe não pode lançar duas vezes seguidas);

3.      Para cada lançamento uma equipe pode derrubar uma ou mais garrafas do adversário (vai depender de como a equipe adversária espalhou suas garrafas);

4.       Um aluno só pode repetir um lançamento depois que todos do seu grupo lançarem;

5.      Vence a equipe que conseguir derrubar um maior número de garrafas do adversário.

Atividade 03: O arremesso do martelo no atletismo

No atletismo o objetivo é lançar o martelo o mais distante possível. Nesse caso a força é fundamental (como no disco) e é diretamente influenciada pela técnica do arremesso (giro). A precisão está em segundo plano, e é importante apenas para evitar que o martelo saia da mão na hora errada e tome um caminho indesejado.

Uma idéia de como essa técnica funciona tivemos no jogo anterior. Essa técnica se assemelha aquela usada no arremesso do disco e usa a força centrífuga como recurso para se ganhar mais força no arremesso.

Obs. Com base em vídeos e fotos o professor poderá mostrar/ilustrar como é feito o arremesso do martelo em proves de atletismo.  

Importante: O professor poderá fazer uma parceria com o professor de física da escola para que a relação entre o lançamento do martelo e a força centrífuga seja bem entendida e fundamentada.

Com base no mesmo objetivo do arremesso do martelo no atletismo (lançar mais longe), vamos montar uma competição de arremesso de martelo na escola?

Montar uma tabela de arremessos, delimitar o campo da competição e permitir que os alunos além de competir, participem também da arbitragem e da fiscalização nas tentativas dos colegas.

Obs. Discutir regras especiais para evitar acidentes em provas desse tipo.

Uma área grande e sem obstáculos ou trânsito de pessoas deverá ser escolhida para essa prática (ex. um campo de futebol)

Reflexão: A partir da vivência do arremesso do martelo, no moldes em que ele é realmente disputado, podemos apontar quais são as habilidades físicas que um competidor deve desenvolver para fazer bons arremessos nessas provas? (força, pontaria, equilíbrio e coordenação).

Recursos Complementares

http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357367-EI2806,00.html  

(Informações sobre o lançamento de disco)

http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/martelo.pdf  

(Informações sobre o lançamento de disco)

http://www.youtube.com/watch?v=Z11_AMhULOM

(vídeo – como funciona o arremesso de peso, disco e martelo).    

http://www.youtube.com/watch?v=L2oyOAK4Ums   

(vídeo – exemplos de lançamentos de martelo)  

http://www.cpb.org.br/comunicacao/arquivos/Regras%20oficias%20do%20IPC%20Athletics.pdf  

(Regras de diferentes provas no atletismo)

Avaliação

Além das discussões presentes durante a aula, debater com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Como peso do martelo influencia no arremesso? Existe uma relação entre o objetivo do lançamento de martelo e a técnica usada para lançá-lo (quais)? Quais são os pontos que temos que levar em consideração quando temos que arremessar o martelo? Qual deve ser a perfil de um bom arremessador de martelo? Qual é o maior adversário na busca por um bom arremesso do martelo? Quais são os cuidados que se deve tomar para que o martelo não seja lançado de forma perigosa? No nosso caso, o giro do corpo realmente ajudou nos lançamentos distantes (porque/como)? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?

Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, criatividade, atenção e respeito às regras e aos colegas durante as atividades e nas disputas, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.