13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Aprender sobre a origem e a história do Jai-alai, bem como dos países onde esse esporte é praticado popularmente.
- Aprender alguns movimentos básicos deste esporte através de atividades lúdicas e divertidas.
- Aprender a construir os instrumentos e recursos necessários para a realização da prática do Jai-alai utilizando materiais alternativos.
- Coordenar movimentos diferentes – arremessar, rebater, correr – em interação com o colega e com o espaço (parede), possibilitando adaptações nestes movimentos e experimentando novos movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Figura 1 - Jai-alai (acessado em 15/11/2010)
Atividade 1 – Um “foguete” chamado Jai-alai
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início a aula sobre o Jai-alai, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem um pouco da origem e história deste esporte, suas técnicas básicas, e os contextos sociais onde este esporte é popularmente jogado.
Sugestões de vídeos:
Atividade 2 – Construindo a cesta
Duração: 25 minutos
Material: garrafa pet, tesoura, cabo de vassoura e fita adesiva
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá propor a construção da cesta de vime utilizada pelos jogadores de jai-alai na categoria “cesta a ponta”. No entanto, a construção desse instrumento, proposta na figura 2, utiliza materiais alternativos. Construção da cesta:
Atividade 3 – Pelota a mano
Duração: 25 minutos
Material: bolinha de frescobol
Local: quadra ou pátio
A primeira modalidade do jai-alai a ser trabalhada será a pelota a mano. A dinâmica deste jogo se assemelha à do jogo de paredão. Incialmente serão desenhadas duas linhas, uma no chão (limite da área de saque) e a outra na parede (altura mínima que a bola deve tocar na parede). Como o jai-alai necessita de um espaço com três paredes (frente, costas e esquerda), faremos aqui uma adaptação mínima das regras do jogo para que este possa ser praticado em outros espaços. As regras:
Atividade 4 – Cesta a ponta
Duração: 25 minutos
Material: bolinha de frescobol e cesta de garrafa pet
Local: quadra ou pátio
Por fim, o(a) professor(a) poderá trabalhar com a modalidade de cesta a ponta. Esta categoria do jai-alai é conhecida como o esporte mais rápido do mundo. A bolinha de 125 gramas já viajou a 302 km/h em um jogo de 1979, segundo o Guinness, o “livro dos recordes”. As regras são as mesmas da modalidade anterior (pelota a mano), porém o jogo torna-se mais dinâmico em função da velocidade da bolinha e das possiblidades de arremesso que a cesta proporciona. Os jogadores utilizam a cesta para pegar a bolinha e em seguida arremessá-la.
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre as regras e as competições de Jai-alai. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Jai-alai: o esporte mais rápido do mundo” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto em algum mural da escola.
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