Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jai-alai (Esportes Estrangeiros)

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Jai-alai, bem como dos países onde esse esporte é praticado popularmente.

- Aprender alguns movimentos básicos deste esporte através de atividades lúdicas e divertidas.

- Aprender a construir os instrumentos e recursos necessários para a realização da prática do Jai-alai utilizando materiais alternativos.

- Coordenar movimentos diferentes – arremessar, rebater, correr – em interação com o colega e com o espaço (parede), possibilitando adaptações nestes movimentos e experimentando novos movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.  

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - Jai-alai (acessado em 15/11/2010)

Atividade 1 – Um “foguete” chamado Jai-alai

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início a aula sobre o Jai-alai, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que relatem um pouco da origem e história deste esporte, suas técnicas básicas, e os contextos sociais onde este esporte é popularmente jogado.   

Sugestões de vídeos:

Atividade 2 – Construindo a cesta

Duração: 25 minutos

Material: garrafa pet, tesoura, cabo de vassoura e fita adesiva

Local: quadra ou pátio             

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá propor a construção da cesta de vime utilizada pelos jogadores de jai-alai na categoria “cesta a ponta”. No entanto, a construção desse instrumento, proposta na figura 2, utiliza materiais alternativos. Construção da cesta:

  1. pegue uma garrafa pet (A) e corte-a transversalmente (tirando o fundo) e frontalmente em formato de um arco (B);
  2. corte um pedaço de cabo de vassoura com aproximadamente 20 cm e encaixe no bocal da garrafa (C);
  3. passe uma fita adesiva na junção entre o cabo e a garrafa para que ambos fiquem bem aderidos (D);
  4. pegue uma bolinha de borracha (ex.: bolinha de frescobol) e verifique se a mesma passa facilmente pela abertura frontal da garrafa (E).

Atividade 3 – Pelota a mano

Duração: 25 minutos

Material: bolinha de frescobol

Local: quadra ou pátio             

A primeira modalidade do jai-alai a ser trabalhada será a pelota a mano. A dinâmica deste jogo se assemelha à do jogo de paredão. Incialmente serão desenhadas duas linhas, uma no chão (limite da área de saque) e a outra na parede (altura mínima que a bola deve tocar na parede). Como o jai-alai necessita de um espaço com três paredes (frente, costas e esquerda), faremos aqui uma adaptação mínima das regras do jogo para que este possa ser praticado em outros espaços. As regras:

  • em duplas os jogadores tirarão par ou ímpar para decidir quem começará o jogo;
  • o jogador que ganhou o par ou ímpar deverá iniciar o jogo golpeando a bola (ex.: bola de frescobol) em direção ao solo (depois da linha da área de saque)  para que em seguida esta toque na parede (acima da linha da parede);
  • na seqüência um jogador do outro time deverá repetir o mesmo movimento sem deixar a bola parar;
  • após tocar na parede, a bola deve dar um quique no chão e, em seguida, um jogador do outro time deverá golpeá-la novamente;
  • se a bola quicar mais de uma vez a dupla que a golpeou por último marcará um ponto;
  • se o jogador golpear a bola direto na parede sem que ela toque o solo anterioremente a equipe adversária também marcará um ponto;
  • a equipe que marcar 12 pontos primeiro vence a partida.  

Atividade 4 – Cesta a ponta

Duração: 25 minutos

Material: bolinha de frescobol e cesta de garrafa pet

Local: quadra ou pátio             

Por fim, o(a) professor(a) poderá trabalhar com a modalidade de cesta a ponta. Esta categoria do jai-alai é conhecida como o esporte mais rápido do mundo. A bolinha de 125 gramas já viajou a 302 km/h em um jogo de 1979, segundo o Guinness, o “livro dos recordes”. As regras são as mesmas da modalidade anterior (pelota a mano), porém o jogo torna-se mais dinâmico em função da velocidade da bolinha e das possiblidades de arremesso que a cesta proporciona. Os jogadores utilizam a cesta para pegar a bolinha e em seguida arremessá-la.

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre as regras e as competições de Jai-alai. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.

Sugestões de sites:

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

  • onde este esporte foi criado?
  • quais as modalidades deste jogo trabalhadas na aula?
  • quais principais diferenças entre elas?
  • qual modalidade foi mais difícil de jogar?
  • porque o Jai-alai não é popular no Brasil?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Jai-alai: o esporte mais rápido do mundo” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto em algum mural da escola.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.