03/02/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
§ Divulgar conhecimentos sobre os tipos de ginástica;
§ Construir um painel destacando os tipos de ginástica estudados;
§ Construir coletivamente apresentações públicas dos tipos de ginástica aprendidos nas aulas anteriores.
Os conhecimentos trabalhados nas aulas: A Ginástica e suas diferentes manifestações, O que é Ginástica para Todos ou Ginástica Geral?, O que é Ginástica Aeróbica Esportiva?, O que é Ginástica Acrobática? e A ginástica de academia: conhecendo algumas modalidades.
Esta aula representa um momento de fechamento do conteúdo de ginástica trabalhado em outras cinco aulas. Assim, o objetivo aqui é criar estratégias que viabilizem a exteriorização dos conhecimentos apreendidos pelas crianças sobre o tema, bem como suas intenções sobre a aplicabilidade deste conhecimento em sua vida.
Nesta atividade, a turma será convidada a construir, em folhas de ofício, um jornalzinho tematizado na ginástica. Este jornal deverá conter:
- Imagens dos tipos de ginástica (figuras retiradas de jornais e revistas velhas);
- O nome de cada uma;
- Se a modalidade é competitiva ou não;
- Os objetivos da prática de cada uma delas.
Nesta atividade, as crianças deverão ser divididas em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma modalidade de ginástica e a tarefa será montar um cartaz com os conhecimentos apreendidos sobre a ginástica. Para montar esse cartaz as crianças deverão ilustrar a modalidade de ginástica selecionada e acrescentar dados sobre aquela modalidade. Os dados poderão ser pesquisados no infocentro da escola.
Nesta atividade, as crianças serão estimuladas a montar um programa para ser apresentado na rádio da escola. Para este programa serão feitas entrevistas com pessoas da escola sobre a ginástica e elaborado um roteiro de apresentação dos conteúdos trabalhados. As seguintes perguntas poderão compor o roteiro da entrevista:
a) Quais são os tipos de ginástica que você conhece?
b) Qual a ginástica que você mais gosta e por quê?
c) Quais são os benefícios de se praticar ginástica de academia?
Nesta atividade, as crianças se dividirão em 4 grupos para montar, coletivamente e com apoio do professor, uma demostração (corporal) das modalidades de ginástica estudadas.
- Grupo de ginástica acrobática
- Grupo de ginástica geral ou ginástica para todos
- Grupo de ginástica de academia
- Grupo de ginástica aeróbica
Nesta última aula sobre o tema ginástica o processo avaliativo será realizado durante o desenvolvimento das atividades 1, 2, 3, e 4. Assim, com base no resultado das apresentações das tarefas proposta em cada atividade o professor poderá identificar como os alunos: relacionam adequadamente imagens ao tema ginástica, reconhecem os tipos de ginástica, categorizam se competitivas ou não e identificam os benefícios de se praticar ginástica de academia.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/11/2011
Cinco estrelasADOREI SUAS AULAS, SÃOCRIATIVAS E DINAMICAS. OBRIGADA, ME AJUDARAM MUITO.