Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A LENDA DA IARA

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a:

  • Conhecer a vida e obra de Câmara Cascudo;
  • Conhecer a lenda da Iara;
  • Localizar o Amazonas do mapa mundi e no google earth;
  • Conhecer o encontro das águas dos rios Negros e Solimões;
  • Produzir trabalhos artísticos sobre a lenda da Iara.
Duração das atividades
Quatro aulas de trinta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E OBRA DE CÂMARA CASCUDO.

1º Momento: O professor deverá ler o livro "Lendas Brasileiras", escrito pelo potiguar Câmara Cascudo, no qual as lendas foram organizadas a partir das regiões onde tiveram sua origem. Caso o/a professor/a não tenha acesso a este livro, o mesmo poderá utilizar outros livros, que deverão ser disponibilizados aos alunos, a fim de que façam uma leitura das ilustrações das lendas.

Todos os dias no momento da história o/a professor/a deverá contar uma lenda. Ao final, deverá deixar que as crianças falem acerca do que perceberam/compreenderam.

2º Momento: O professor deverá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa em casa com auxilio de um adulto, sobre a vida e obra de Câmara Cascudo.  Solicitando que tragam o material encontrado: livros, textos informativos e fotos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_da_C%C3%A2mara_Cascudo

http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/

 

3º Momento: De posse do material trazido pelas crianças, o/a professor/a perguntará a respeito da pesquisa realizada:

  • Quem ajudou vocês a pesquisarem?;
  • Quais foram as fontes pesquisadas?;
  • Quais os fatos mais curiosos que descobriram sobre o escritor?
  • Em seguida, deverá ler o material pesquisado evidenciando os fatos mais interessantes. .

Depois, poderão assistir vídeos que retratam a vida e obras de Câmara Cascudo.

http://www.youtube.com/watch?v=1q7Stx1hqW8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=KlKJZ2oUHlo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qFNhAcCrwzw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=m0lqXSiuz24

 

Obs.: O/a professor/a deverá assistir o vídeo anteriormente, pois assim, saberá qual o teor do filme e poderá elaborar algumas questões para dialogar com os alunos. Ao final de cada filme as crianças deverão fazer uma avaliação do que assistiram.

http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm

 

ATIVIDADE 02 - CONHECENDO A LENDA DA IARA.

1º Momento: O/a professor/a convidará, com certa antecedência, um pai/mãe ou responsável para contar a Lenda da Iara para a turma. Ao término da contação as crianças poderão responder alguns questionamentos acerca da lenda.

  • Quem era Iara?
  • Onde ela vive?
  • Qual o local de origem dessa lenda?
  • Quem sabe o nome do rio?

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm - Lenda: Iara

 

Obs: Verificar o significado das palavras desconhecidas na lenda.

 

2º Momento: O/a professor/a poderá convidar o adulto que contou a história para assistir junto com as crianças um vídeo sobre a lenda "Iara"

http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY

 

Ao final deverão apontar as diferenças e semelhanças com a lenda contada pelo pai/mãe e ou responsável.

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/07/lenda-da-iara.html

 

ATIVIDADE 03 - LOCALIZANDO O AMAZONAS E CONHECENDO O ENCONTRO DAS ÁGUAS.

1º Momento: O/a professor/a deverá traçar um mapa do Estado do Amazonas numa escala maior e o fixar na parede da sala de aula. Depois, a turma deverá localizar/traçar no mapa os rios:  Amazonas, Negro e Solimões.

Obs.: Caso seja possível, o Amazonas poderá ser localizado também no google earth.

http://www.brasil-turismo.com/mapas/amazonas.htm

http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/mapa_rios_amazonas.htm

 

2º Momento: Em seguida, os alunos poderão assistir ao vídeo que apresenta o encontro das águas do rio Negro e Solimões.

http://www.youtube.com/watch?v=amsuUl8KIZc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=tN63mkOl_8w&feature=related

Ao final, serão lançados alguns questionamentos:

  • O que vocês viram no vídeo?
  • Que cor são as águas?
  • Qual o nome do rio de cor clara? E o de cor escura?
  • Alguém sabe em que lugar do Brasil isso acontece?

Então, o professor aproveitará para falar um pouco sobre o encontro das águas dos rios Negro e Solimões:, conforme site da wikipedia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Encontro_das_%C3%81guas) .

http://chrislatino2002.free.fr/voyage-en-amerique-latine.chez.tiscali.fr_/Photos%20reduites/Divers%20et%20cartes%20postales/page_01.html

 

 

ATIVIDADE 04 - CANTANDO O ENCONTRO DAS ÁGUAS.

1º Momento: As crianças assistirão o vídeo da música "Iara" - Cocoricó.

http://www.youtube.com/watch?v=0m3sQdGFB6I

IARA (Jeová de Aquino)

 

Laiaraiaraiara Iara.

Laiaraiaraiara Iara.

 

 Eu moro num palácio lá no fundo do rio,

Cheio de tesouros, cheio de riquezas,

Durmo numa cama de ouro,

Tenho vida de princesa.

Porém no meu palácio cantar ninguém aguenta,

Mesmo as mais lindas melodias,

Soltam bolhinhas barulhentas.

 

Laiaraiaraiara Iara.

Laiaraiaraiara Iara.

 

Por isso eu subo aqui na pedra pra me pentear,

Pôr uma flor no cabelo e cantar,

Ouvir a melodia no silêncio do ar.

 

 Laiaraiaraiara Iara.

Laiaraiaraiara Iara.

 

Oh que linda melodia,

Oh que voz maravilhosa.

Mas cuidado meu amigo,

Por quê?

A Iara é perigosa,

Quem visita o seu palácio,

Não volta nunca mais.

Não volta nunca mais.

 

Sereia, rainha do mar,Iara senhora do rio.

Mistura de mistério e beleza que se espalhou pelas águas do Brasil.

 

Laiaraiaraiara Iara.

Laiaraiaraiara Iara.

2º Momento:  Depois, o/a professor/a poderá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música, que deverá ficar exposta no mural da sala. Esta música poderá ser inserida no repertório de músicas cantadas na sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo entendimento conquistado sobre a Lenda da Iara;
  • Pela dedicação na realização das atividades;
  • Por sua interação com o grupo;
  • Por sua prática oral.
  • Pela pesquisa realizada acerca da vida e obra do folclorista.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.