08/02/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E OBRA DE CÂMARA CASCUDO.
1º Momento: O professor deverá ler o livro "Lendas Brasileiras", escrito pelo potiguar Câmara Cascudo, no qual as lendas foram organizadas a partir das regiões onde tiveram sua origem. Caso o/a professor/a não tenha acesso a este livro, o mesmo poderá utilizar outros livros, que deverão ser disponibilizados aos alunos, a fim de que façam uma leitura das ilustrações das lendas.
Todos os dias no momento da história o/a professor/a deverá contar uma lenda. Ao final, deverá deixar que as crianças falem acerca do que perceberam/compreenderam.
2º Momento: O professor deverá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa em casa com auxilio de um adulto, sobre a vida e obra de Câmara Cascudo. Solicitando que tragam o material encontrado: livros, textos informativos e fotos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_da_C%C3%A2mara_Cascudo
http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/
3º Momento: De posse do material trazido pelas crianças, o/a professor/a perguntará a respeito da pesquisa realizada:
Depois, poderão assistir vídeos que retratam a vida e obras de Câmara Cascudo.
http://www.youtube.com/watch?v=1q7Stx1hqW8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=KlKJZ2oUHlo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qFNhAcCrwzw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=m0lqXSiuz24
Obs.: O/a professor/a deverá assistir o vídeo anteriormente, pois assim, saberá qual o teor do filme e poderá elaborar algumas questões para dialogar com os alunos. Ao final de cada filme as crianças deverão fazer uma avaliação do que assistiram.
http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/index2.htm
ATIVIDADE 02 - CONHECENDO A LENDA DA IARA.
1º Momento: O/a professor/a convidará, com certa antecedência, um pai/mãe ou responsável para contar a Lenda da Iara para a turma. Ao término da contação as crianças poderão responder alguns questionamentos acerca da lenda.
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm - Lenda: Iara
Obs: Verificar o significado das palavras desconhecidas na lenda.
2º Momento: O/a professor/a poderá convidar o adulto que contou a história para assistir junto com as crianças um vídeo sobre a lenda "Iara"
http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY
Ao final deverão apontar as diferenças e semelhanças com a lenda contada pelo pai/mãe e ou responsável.
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/07/lenda-da-iara.html
ATIVIDADE 03 - LOCALIZANDO O AMAZONAS E CONHECENDO O ENCONTRO DAS ÁGUAS.
1º Momento: O/a professor/a deverá traçar um mapa do Estado do Amazonas numa escala maior e o fixar na parede da sala de aula. Depois, a turma deverá localizar/traçar no mapa os rios: Amazonas, Negro e Solimões.
Obs.: Caso seja possível, o Amazonas poderá ser localizado também no google earth.
http://www.brasil-turismo.com/mapas/amazonas.htm
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/mapa_rios_amazonas.htm
2º Momento: Em seguida, os alunos poderão assistir ao vídeo que apresenta o encontro das águas do rio Negro e Solimões.
http://www.youtube.com/watch?v=amsuUl8KIZc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=tN63mkOl_8w&feature=related
Ao final, serão lançados alguns questionamentos:
Então, o professor aproveitará para falar um pouco sobre o encontro das águas dos rios Negro e Solimões:, conforme site da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Encontro_das_%C3%81guas) .
ATIVIDADE 04 - CANTANDO O ENCONTRO DAS ÁGUAS.
1º Momento: As crianças assistirão o vídeo da música "Iara" - Cocoricó.
http://www.youtube.com/watch?v=0m3sQdGFB6I
IARA (Jeová de Aquino)
Laiaraiaraiara Iara.
Laiaraiaraiara Iara.
Eu moro num palácio lá no fundo do rio,
Cheio de tesouros, cheio de riquezas,
Durmo numa cama de ouro,
Tenho vida de princesa.
Porém no meu palácio cantar ninguém aguenta,
Mesmo as mais lindas melodias,
Soltam bolhinhas barulhentas.
Laiaraiaraiara Iara.
Laiaraiaraiara Iara.
Por isso eu subo aqui na pedra pra me pentear,
Pôr uma flor no cabelo e cantar,
Ouvir a melodia no silêncio do ar.
Laiaraiaraiara Iara.
Laiaraiaraiara Iara.
Oh que linda melodia,
Oh que voz maravilhosa.
Mas cuidado meu amigo,
Por quê?
A Iara é perigosa,
Quem visita o seu palácio,
Não volta nunca mais.
Não volta nunca mais.
Sereia, rainha do mar,Iara senhora do rio.
Mistura de mistério e beleza que se espalhou pelas águas do Brasil.
Laiaraiaraiara Iara.
Laiaraiaraiara Iara.
2º Momento: Depois, o/a professor/a poderá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música, que deverá ficar exposta no mural da sala. Esta música poderá ser inserida no repertório de músicas cantadas na sala de aula.
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/08/2011
Cinco estrelasfoi de mais o que eu queria eu encontei
08/04/2011
Cinco estrelasQUERO PARABENIZÁ-LO PELA MELODIA