08/02/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula, o aluno na faixa etária dos cincos anos poderá aprender a:
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: LOCALIZANDO O ESTADO DO PARANÁ.
1ª momento: O/a professor/a deverá ampliar o mapa do Brasil e colocar no mural da sala. Depois, deverão localizar o estado do Paraná no mapa do Brasil, nomeando-o.
http://carzem.blogspot.com/2009/11/15-de-novembro-proclamacao-da-republica.html
2ª Momento: Depois, deverão discutir com as crianças o local onde moram, e escrever o nome do estado no mapa do Brasil, também deverão marcar no mapa o nome dos estados que deram origens a algumas lendas lida na sala.
Atividade 2: CONHECENDO A LENDA DA GRALHA AZUL
1º momento: O/a professor/a deverá organizar a sala para ler a lenda da "A gralha azul"
http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/2007/12/18/lendas-do-brasil-a-lenda-da-gralha-azul-parana
site da lenda
http://www.mulhernatural.hpg.ig.com.br/mensagens/lendagralha.htm
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/gralha/
2º momento: Assistir aos videos:
http://www.youtube.com/watch?v=0Hy2ogiQfyw A gralha enterrando o pinhão
http://www.youtube.com/watch?v=sAMwMt6am5g Música e teatro de sombras da Gralha Azul
http://www.youtube.com/watch?v=HRgm0mTXUTI Dança da gralha azul
3º Momento: O/a professor/a deverá propor uma avaliação dos videos que assistiram, indagando:
4º Momento: O/a professor/a juntamente com a turma deverão construir um texto coletivo com as informações obtidas, o texto será transcrito em cartolina, e ilustrado pelas crianças, ficando exposto na sala de aula.
Atividade 3: DANÇANDO A GRALHA AZUL.
1ª Momento: O/a professor/a deverá propor uma apresentação da dança da Gralha Azul. Para tanto, deverão elaborar e discutir a coreografia. O/a professor/a deverá preparar um espaço amplo para que as crianças possam ter a liberdade de criar alguns movimentos, imitando os pássaros, batendo as asas, voando no plano baixo, no plano alto, alongando o corpo, encolhendo o corpo. Depois as crianças deverão decidir os passos que utilizaram na dança, elaborando a coreografia.
2ª Momento: As crianças deverão elaborar o figurino para a dança, podendo utilizar um tecido fino (voal) com vários tons de azul, esse tecido pode estar preso no punho, a cada movimento dos braços o tecido é lançado no espaço, criando um efeito cênico.
3ª Momento: O grupo deverá decidir o cenário e a música.
4ª Momento: A apresentação da dança poderá ser filmada, assim ao assistirem o DVD as crianças poderão fazer uma avaliação da apresentação.
Avaliar se o aluno:
Localizou o Paraná no mapa mundi e google earth;
Conheceu a lenda da Gralha Azul;
Produziu trabalhos artísticos sobre a lenda da Gralha Azul;
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!