Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A LENDA DO BOITATÁ

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a:

  • Conhecer a lenda do Boitatá;
  • Comparar a lenda do Boitatá com outras lendas de outras regiões;
  • Identificar alguns elementos da lenda do Boitatá;
  • Produzir trabalhos artísticos a partir da lenda do Boitatá.
Duração das atividades
Quatro aulas de trinta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "lenda".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - CONHECENDO A LENDA DO "BOITATÁ".

1ª Momento: O professor lerá a lenda do "Boitatá", explicando o significado das palavras que por ventura não sejam bem compreendidas. Durante a leitura, as crianças poderão ficar sentadas ao redor do professor.

site: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/boitata.htm

2º Momento: Os alunos assistirão vídeos sobre a lenda em questão.

Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=Oo2Mjo29hxg&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=K287MphxfWA

Vídeo teatro de bonecos:http://www.youtube.com/watch?v=DnGqY7HFTC0&feature=related

3º Momento: Depois, o professor lançará questionamentos, a fim de estabelecer comparações entre o texto e os vídeos:

  • Vocês gostaram do vídeo?
  • O que ele conta?
  • Quem poderia descrever os personagens?
  • Quais as semelhanças entre a história que lemos e a contada pelo vídeo?
  • Vocês notaram muitas diferenças?

boitata

http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=2

ATIVIDADE 02 - ELABORANDO UMA DRAMATIZAÇÃO DA LENDA DO "BOITATÁ".

1º Momento: As crianças poderão recriar a história e dramatizarem a lenda, a partir do vídeo que assistiram com  teatro de bonecos. Para tanto, terão que elaborar um texto, que deverá ser modificado de acordo com os desejos das crianças. O professor poderá pautar-se nos procedimentos de Viola Spolim:

  • Onde? Local em que se passa a história;
  • Quem? Os personagens;
  • O que? Foco/conflito da cena.

O professor deverá dividir o grupo em equipes, as quais, ficarão responsáveis por um elemento teatral:

  • Cenário;
  • Confecção de bonecos e figurino;
  • Sonoplastia;
  • Iluminação;
  • Atores;
  • Filmagem da apresentação.

ATIVIDADE 03 - PRODUZINDO A DRAMATIZAÇÃO.

1º Momento: Após a discussão sobre a responsabilidade de cada um, o professor deverá organizar a sala em grupos de trabalhos, disponibilizando os materiais por mesas.

Grupo 1 - Cenário: O grupo deverá a partir do texto, desenhar quantos cenários forem necessários, para tanto os painéis deverão ter o tamanho do palco (Caixa de Papelão).

Sugestão de material: cartolina, tinta guache, lápis hidrocor, lápis de cor, borracha, pincel, copos com água, toalhinhas, revistas, cola e tesouras.

Grupo 2 - Confecção dos bonecos e figurino: O grupo deverá a partir dos personagens elaborar e construir os bonecos. O professor deverá mediar o processo respeitando as opiniões dos alunos, lembrando que os bonecos devem ter tamanhos proporcionais.

Sugestão de material: meias (coloridas e tamanhos diferentes) tinta guache, caneta para tecido, cola, tesoura, papel colorido, botões coloridos e lã colorida.

Grupo 3 - Sonoplastia: O grupo responsável pela sonoplastia deverá experimentar diferentes materiais para explorar vários sons: amassando papel de seda (fogo), girando uma mangueira (vento), batendo as kengas do coco no chão (cavalos) e cano com areia dentro (chuva).

Grupo 4 - Iluminação: As crianças que ficarão responsáveis pela iluminação deverão utilizar um refletor ou luminária colocando papel celofane de diferentes cores, vermelha para o dia, azul para a noite ou apagar a luz para troca do cenário. O grupo deverá estar atento a todas as cenas, e durante os ensaios deverão participar ativamente de todo o processo, pois deverão estar em total harmonia com a sonoplastia e a cena.

Grupo 5 - Filmagem: Todos os ensaios deverão ser filmados pelos alunos, de preferência a máquina deverá ficar fixada em um tripé ou sobre um móvel, assim evitará muito movimento com a câmera, porém o aluno deverá estar atento para o inicio e final da filmagem.

Grupo 6 - Atores: O grupo deverá ler o texto e improvisar com os bonecos, sem ficar preso as falas do texto. O professor poderá sugerir que eles interajam com a platéia, possibilitando uma interação entre palco e platéia.

Obs: Durante a encenação, os alunos deverão falar alto para se comunicarem com a platéia.

2º Momento: As crianças poderão elaborar um convite para as outras turmas e os pais,  lembrando da importância de estar claro no convite o que irão apresentar, o local, o dia e horário. As apresentações poderão acontecer mais de uma vez (diferentes salas e para os pais dos alunos).

Obs: Os alunos poderão participar dos grupos que desejarem, podendo haver alterações nas apresentações, quem participou como iluminador numa apresentação poderá ser ator na outra e assim possibilitando que todos vivenciem os papeis que assim desejarem

ATIVIDADE 4 - APRESENTANDO A LENDA DO BOITATÁ

1º Momento: Todas as crianças poderão participar da encenação, lembrando que o professor deverá propiciar um momento de construção em que as crianças tenham autonomia, cooperação e respeito pela produção dos colegas.

2º Momento: Avaliação: Ao final o grupo poderá fazer uma avaliação da apresentação, através da filmagem realizada pelos colegas. 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo entendimento alcançado sobre a lenda do "Boitatá";
  • Pela sua interação na elaboração da dramatização;
  • Por sua dedicação na realização da dramatização.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.