Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo o Corfebol.

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender uma nova modalidade esportiva.

Compreender as regras do Corfebol.

Desenvolver estratégias de trabalho em conjunto, com meninos e meninas.

Diminuir o préconceito entre meninos e meninas.

Duração das atividades
Uma aula e 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta atividade não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - Logo Corfebol - Projeto Mulheres da Paz

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_0DFudv3fl2o/S7qgrQaAvjI/AAAAAAAAANE/cPCQ_nKgkUk/s400/KORFEBOL%2BLOGO%2BPROJETO%2BMULHERES%2BDA%2BPAZ.jpg&imgrefurl=http://boletimef.org/forum/viewtopic.php%3Ff%3D11%26t%3D47%26start%3D0&usg=__kgudktrqQTzupeg_gyT3WkrjIcU=&h=400&w=399&sz=50&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=MUNO8mK_TdVR2M:&tbnh=142&tbnw=142&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bcoferbol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=292&vpy=246&dur=2823&hovh=225&hovw=224&tx=129&ty=71&ei=XRPoTLHRJYG88gaPkdHMDA&oei=XRPoTLHRJYG88gaPkdHMDA&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:7,s:0

Atividades:

O Corfebol é uma modalidade esportiva criada na Holanda no início do século passado. No Brasil sua popularidade ainda é pequena, embora venha crescendo nos últimos anos. Nesta aula será dada uma oportunidade dos nossos alunos conhecerem uma nova modalidade esportiva pouco conhecida e praticada no seu país. Nesta modalidade esportiva meninos e meninas participam do jogo juntos, as equipes possuem oito jogadores, quatro meninas e quatro meninos. A relevância da inclusão desta modalidade esportiva na escola está justamente no fato de permitir que meninos e meninas participem ao mesmo tempo das atividades, servindo de “ferramenta” para o combate ao preconceito e exclusão de meninos e meninas das atividades propostas nas aulas de educação física na escola.

Figura 2 - Jogo Corfebol

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.prof2000.pt/users/prof.eixo/corfebol2.JPG&imgrefurl=http://www.forumsporting1906.com/viewtopic.php%3Ff%3D73%26t%3D6270&usg=__10E5s0cxcwVEeH8_YQu4n_gbrwc=&h=405&w=589&sz=46&hl=pt-BR&start=18&zoom=1&tbnid=diJpIngkOZdfsM:&tbnh=136&tbnw=181&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bcoferbol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:10%2C225&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=825&vpy=318&dur=2855&hovh=186&hovw=271&tx=113&ty=171&ei=3BXoTMXLBoKglAfbk43QCQ&oei=0xXoTLOaB4GB8gajz4m9DA&esq=2&page=2&ndsp=19&ved=1t:429,r:5,s:18&biw=1259&bih=599

Primeira Atividade: “Valorizando o Coletivo”.

Nesta atividade a turma deverá ser dividida em dois grandes grupos mistos (meninos e meninas) com o mesmo número de alunos. Professor, antes de iniciar a atividade converse com os seus alunos sobre a importância de terem uma postura mais solidária e coletiva durante a atividade, todos os alunos têm o mesmo direito de participar efetivamente das atividades, para que isso aconteça é preciso que todos façam a sua parte para tornar o jogo realmente inclusivo.

O objetivo desta atividade é fazer com que as equipes consigam permanecer com a posse de bola e trocando passes durante um tempo pré-determinado pelo professor. Por exemplo, vinte segundos de posse de bola. A equipe que está sem a posse de bola deverá tentar recuperar a bola interceptando um passe realizado pelos integrantes da outra equipe. A troca de posição entre equipe atacante e equipe defensora acontece sempre que uma equipe perde a posse de bola. Não será permitido driblar (quicar) a bola, correr com a bola nas mãos e tirar a bola das mãos dos adversários. Os passes devem ser realizados sempre de meninos para meninas ou de meninas para meninos, essa regra auxiliará na diminuição de “barreiras” e preconceitos entre os alunos.

Dica: Oriente os seus alunos a se posicionarem na quadra sempre próximos aos companheiros de time esse procedimento facilitará a troca de passes entre os membros do grupo.

Dica: Não permita que apenas alguns alunos realizem os passes, crie regras que facilitem a inclusão de todos no jogo. Por exemplo, a bola não pode retornar para o jogador que realizou o passe antes que passe pela mão de outro jogador do time.

Figura 3 - Torneio Internacional de Corfebol

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/oprofessor.esporteblog.com.br/images/mn/1236099002/Coferbol-Um-novo-esporte.jpg&imgrefurl=http://oprofessor.esporteblog.com.br/7625/Coferbol-Um-novo-esporte/&usg=__S9r-FvoGtcy825Jt-2inCPV8akI=&h=208&w=314&sz=66&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=CxZy1SiC16WH5M:&tbnh=134&tbnw=225&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bcoferbol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=344&vpy=130&dur=1606&hovh=166&hovw=251&tx=142&ty=98&ei=pending&oei=0xXoTLOaB4GB8gajz4m9DA&esq=3&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0

Segunda Atividade: “Arremesso Rápido”. 

Nesta atividade a turma será dividida em dois grandes grupos mistos com o mesmo número de alunos em cada grupo.

 Professor, antes de iniciar esta atividade converse com os seus alunos sobre a importância do trabalho em equipe, sobre a participação efetiva de meninos e meninas no jogo e sobre a necessidade de ajuda aos alunos com maiores dificuldades na realização desta tarefa.

Nesta atividade cada uma das equipes estará posicionada em uma das metades da quadra, em cada metade da quadra deverá ser desenhado no chão um círculo (aproximadamente seis metros de raio), no centro deste círculo será fixado um poste com uma cesta presa a dois metros de altura do chão, o fundo desta cesta deverá ser cortado para que as bolas arremessadas dentro da cesta caiam no chão.

O objetivo desta atividade é arremessar trinta bolas dentro do cesto o mais rápido possível, porém existem algumas regras para que isso aconteça, os arremessos deverão ser realizados de fora do círculo, sempre que uma bola entrar na cesta e cair no círculo deverá ser pega pelo aluno que a arremessou, os alunos devem mudar de posição a cada arremesso para experimentarem arremessar de diferentes posições da quadra.

Dica: Utilize bolas de diferentes pesos e tamanhos para facilitar a tarefa dos alunos com maior dificuldade, só tenha atenção para não colocar no jogo uma bola muito grande que não consiga passar por dentro da cesta.

Figura 4 - Lançamento no Corfebol

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.miral.ccems.pt/Trabalhos/Ricardo/lancamentocorfebol.jpg&imgrefurl=http://www.forumsporting1906.com/viewtopic.php%3Ff%3D73%26t%3D6270&usg=__4fLRXRQhZfBti-BUS1E7yxdK-lQ=&h=191&w=201&sz=15&hl=pt-BR&start=18&zoom=1&tbnid=e1R_mhLd_TLqIM:&tbnh=133&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bcoferbol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:10%2C443&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=853&vpy=317&dur=1154&hovh=152&hovw=160&tx=84&ty=92&ei=nhjoTOalIsSAlAejlIzMCw&oei=0xXoTLOaB4GB8gajz4m9DA&esq=4&page=2&ndsp=19&ved=1t:429,r:11,s:18&biw=1259&bih=599

Terceira Atividade: “Jogando Corfebol”.

 Professor, explique as principais regras do Corfebol para os seus alunos, para que eles tenham a compreensão de qual é a proposta deste jogo e assim praticá-lo da melhor maneira possível. A turma deverá ser dividida em grupos de oito alunos, cada grupo deverá ter obrigatoriamente quatro meninos e quatro meninas. As equipes terão seus jogadores posicionados em quadras diferentes, quatro alunos (duas meninas e dois meninos) em cada quadra. Um poste com uma cesta posicionada a três metros e meio de altura será colocado no centro de cada meia quadra.

O objetivo do jogo é arremessar a bola dentro da cesta, sempre que uma equipe marcar duas cestas seus jogadores deverão mudar de quadra e de função (ataque/defesa). Os marcadores só poderão marcar adversários do mesmo sexo, então homens marcam homens e mulheres marcam mulheres. Não é permitido agarrar, puxar, obstruir e empurrar nenhum dos jogadores do time adversário. No momento do arremesso, o jogador que está de posse da bola não poderá ter nenhum adversário próximo a ele a uma distância menor do que um metro (um braço estendido), essa regra facilita o arremesso e permiti que jogadores de diferentes estaturas tenham a mesma oportunidade ao arremessar durante o jogo.

Dica: Professor, se alguns alunos da sua turma apresentar dificuldade em arremessar na cesta posicionada a três metros e meio de altura, diminua a altura da cesta até a altura indicada para os seus alunos.  

Recursos Complementares
Avaliação

Peça aos alunos que pesquisem sobre o Corfebol tentando responder as seguintes perguntas:

Qual a origem do Corfebol?

Como foi o desenvolvimento desta modalidade no mundo?

Onde ele tem o maior número de praticantes?

Qual a sua relevância dentro do cenário mundial esportivo?

Quais as principais competições?

Qual a realidade desta modalidade esportiva no Brasil?

Na aula seguinte deverá ser realizado um debate com os alunos abordando todas essas informações levantadas por eles.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.