13/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Reconhecer que grandes mortandades de peixes em lagoas acontecidas recentemente não são naturais, uma vez que estas foram causadas por conta de um grande desequilíbrio ecológico.
Identificar as causas responsáveis por esses acontecimentos.
Compreender o impacto ambiental desse fato para o ecossistema.
Meio ambiente
Desequilíbrio ecológico
Traga para a sala de aula diferentes textos para a leitura e a discussão dos mesmos.
Peça às crianças que façam a leitura dos textos em duplas:
Milhares de peixes morrem em lagoa de Fortaleza
http://www.anda.jor.br/2010/10/13/milhares-de-peixes-morrem-em-lagoa-de-fortaleza-ce/
Mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas
Mortandade de peixes na Lagoa da Pampulha
http://www.ecopress.org.br/eco+watch/peixes+morrem+na+lagoa+da+pampulha
Após esse momento, promova um debate sobre o assunto:
QUAIS SÃO OS ASPECTOS QUE ELES TÊM EM COMUM?
O QUE É DIFERENTE ENTRE ELES?
QUAIS SÃO AS CAUSAS QUE PODERIAM JUSTIFICAR A MORTANDADE DOS PEIXES?
NOS TRÊS ACONTECIMENTOS, AS CAUSAS SERIAM AS MESMAS?
Pergunte também se elas acham que esse tipo de desequilíbrio ecológico pode afetar o ecossistema.
Anote as opiniões das crianças em uma folha de papel 40 kg, para que todos possam ter acesso as respostas surgidas da discussão do assunto. Problematize a importância da temática. A natureza sempre nos oferece indícios de que há algum problema quando isso acontece, uma vez que está em equilíbrio constante. Embora as mortandades de peixes tenham acontecido em lagoas diferentes, podemos entender que os fatos estão interligados porque demonstram que a vida está ameaçada. Diante disso, promova uma reflexão sobre a importância da preservação da vida e do que pode ser feito nesse sentido.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/natureza-desequilibrio-476104.shtml
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada criança sobre o assunto.
2º Como cada dupla reagiu diante das demandas apresentadas? Alguém falou mais que o outro? As crianças conseguiram ouvir umas as outras e aceitar sugestões? As respostas foram elaboradas em colaboração?
3° Como cada dupla compreendeu o assunto e a importância do mesmo?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!