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O que é Pré-Sal

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o Pré- Sal como uma reserva petrolífera brasileira;

Reconhecer a importância da exploração dessa reserva e os impactos ambientais envolvidos;

Relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção dos sistemas naturais.

Duração das atividades
4h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer o petróleo como um combustível fóssil não renovável.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor 

Ao planejar uma aula torna-se imprescindível que o professor se informe sobre o assunto, buscando em fontes variadas diferentes abordagens sobre o tema em estudo. Por outro lado, para que ocorra uma melhoria do ensino de ciências é importante participar de reflexões que envolvam as práticas educativas, investigação das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar, dentre outros.

É importante considerar que somos eternos aprendizes: nas nossas relações com o outro; nas nossas relações com o conhecimento e com o mundo a nossa volta; nas nossas trocas com os teóricos que lemos e com os educadores que admiramos; e que também somos aprendizes de nossos aprendizes, daqueles que por nossa intermediação têm acesso e se apropriam dos saberes da ciência.

O tema desta aula foi escolhido, pois permite aos alunos refletirem sobre um assunto atual relacionado à autonomia do país na produção de petróleo: o Pré-Sal. Esperamos que as atividades propostas e o encaminhamento metodológico aliados ao seu fazer pedagógico contribuam para a reflexão do tema pelos alunos e para a formação da sua consciência ambiental.

O que é o Pré-Sal

As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobrás na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal apresenta características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado. O termo pré-sal é utilizado para designar as rochas que formaram antes da camada de sal, no fundo do mar. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.

http://wirna.files.wordpress.com/2009/11/pre-sal-brasil.jpg - Acessado em 18/11/10. 

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=2&id=570 - Acessado em 18/11/10. 

Estratégia:   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias a respeito do tema em estudo. Instigados pelas atividades exploradas no desenvolvimento da aula esperamos que os alunos participem das atividades e construam conhecimento sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:  

Levantando situações – problema para que os alunos emitam suas ideias sobre o assunto explorado, assistindo vídeos e trabalhando com texto sobre o tema em estudo.

Atividade 1: levantamento do conhecimento prévio

Nesse primeiro momento retome com os alunos as informações que já possuem sobre: o que é petróleo; por que o petróleo é um recurso não renovável; que produtos derivados do petróleo eles conhecem; como o petróleo e seus derivados podem  poluir o ambiente.

Nesse primeiro momento é importante verificar se os alunos relacionam o fato do petróleo ser um recurso não renovável ao tempo gasto pela natureza para produzi-lo, ou seja, milhares de anos. Outro ponto importante a ser retomado é o uso excessivo de seus derivados, que tanto geram um gasto desnecessário de um recurso que não se renova como causa alterações ambientais que comprometem a qualidade de vida em nosso planeta, tais como: aumento do efeito estufa e a chuva ácida. Sobre isso, você pode consultar a aula sobre chuva ácida dessa mesma equipe, publicada no portal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25385 

- Acessado em 18/11/10.

Atividade 2: debate

A seguir, proponha como atividade a ser realizada na próxima aula, um debate tendo como tema: Qual a importância do petróleo no mundo atual? Que alternativas energéticas podem ser usadas para reduzir o consumo do petróleo?

Escolha quatro alunos para debaterem o assunto, fornecendo-lhes algumas fontes de consulta para que se preparem para a aula seguinte. Os outros alunos devem ser incentivados a fazer perguntas aos debatedores, após a apresentação inicial. Organize a turma em um semicírculo e cada debatedor terá 5 min. para expor suas ideias iniciais sobre os assuntos em pauta.

Para incrementar o debate, disponibilize para a turma notícias atuais de jornais e revistas, incentive a busca de informações na internet, que possam ser usadas como argumentos que enriqueçam as discussões. Você pode solicitar que a turma assista os jornais de TV nos dias anteriores e que anotem as informações que possam ser usadas durante o debate.

Ao final da atividade proposta, avalie o desempenho dos debatedores e participantes. Verifique se ficou evidenciada para todos os participantes a importância econômica do petróleo e seus derivados no mundo atual, pela sua utilização em diferentes setores da indústria, para o funcionamento de diferentes meios de transporte, pavimentação de estradas entre outros.

Durante os debates, verifique se os debatedores ou participantes mencionaram a descoberta do Pré-Sal como uma das grandes possibilidades do Brasil expandir a sua produção de petróleo, ficando entre os maiores produtores desse recurso energético do mundo.

Atividade 3: exibição de videos

Para esse momento, sugerimos a exibição de vídeos produzidos pela Petrobrás e outras fontes sobre a descoberta e exploração do pré-sal.

http://www.youtube.com/watch?v=6XaGYcV8TOM&feature=related – Pré-Sal – uma nova etapa na exploração do petróleo.  

http://www.youtube.com/watch?v=7iSHXD5-xPs – Vídeo Pré-Sal. Acessados em novembro de 2010. 

Após a exibição dos vídeos, discuta com os alunos as informações veiculadas. Verifique se eles compreenderam o que significa uma reserva de petróleo localizada em uma camada pré-sal; se compreenderam como a Petrobrás descobriu e pretende explorar essa reserva e a importância dessa descoberta para o povo brasileiro; quando e onde essa reserva se formou.

Chame a atenção da turma sobre os destaques feitos em termos de preservação ambiental ao se explorar essa reserva e como o Brasil cresce no cenário internacional com essa descoberta.

Atividade 4: análise de gráficos

Nesta atividade sugerimos analisar com a turma os gráficos apresentados sobre o Pré-Sal, bem como a produção coletiva de um texto sobre o assunto. Para isso, apresente e discuta com a turma os gráficos a seguir:

Neste primeiro gráfico são apresentadas as diferentes profundidades de exploração do petróleo no mar, o nome das reservas e o ano que se iniciaram as explorações, pela Petrotrás.

Interprete os dados com a  turma. Relacione esses dados com as informações dos vídeos assistidas anteriormente. Chame a atenção dos alunos para a diferenças entre as profundidades exploradas na década de 90 para as atuais.

Discuta com a turma as informações dessa imagem destacando o que é o Pré-Sal, em que região brasileira ele está localizado e sua profundidade. Discuta também os dados da escala.

Mapa da região Brasileira onde se localiza o Pré-Sal

http://geopoliticadopetroleo.files.wordpress.com/2009/01/petrobras-mapa-pre-sal.jpg 

- Acessado em 18/11/10.

Compare as informações do mapa com as informações dos vídeos. Quais os Estados Brasileiros fazem parte da área do Pré-Sal?

Ao final dessa atividade, elabore com a turma um texto com as ideias básicas trabalhadas nesta aula. Consulte previamente o endereço sugerido. Nele você encontra informações interessantes para facilitar a organização do texto com a turma.

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=2&id=570 – Pré-Sal. Acessados em novembro de 2010. 

Recursos Complementares

http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/camada_pre_sal.htm - O pré-sal. 

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=2&id=570 – Pré-Sal. Acessados em novembro de 2010.  

Um lugar chamado PRÉ-SAL – Ciência hoje das crianças, nº 209, ano 23 de janeiro/fevereiro de 2010.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados. Sugerimos que os alunos respondam as questões propostas em casa ou na escola. É importante que possam buscar informações que ampliem o que foi estudado.

Para responder as questões apresentadas a seguir, use as informações da aula de hoje e complemente suas respostas com outras informações que podem ser buscadas na internet.

  1. Do petróleo nada se perde. Que produtos podem ser feitos a partir do petróleo?
  2. Qual a importância da descoberta do petróleo na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo?
  3. Por que a queima de combustíveis fósseis aumenta o efeito estufa e provoca a chuva ácida?
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