21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Contextualização |
Estudar a mitologia greco-romana enquanto tema recorrente em diversas manifestações artísticas no decorrer da história.
Investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, filmes e/ou internet.
Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da escola.
Produzir trabalhos sobre o tema em manifestações artísticas variadas.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, levantando, entre os alunos, o que eles conhecem da mitologia grega e romana. Certamente surgirão histórias de mitos como Zeus, Hércules, Netuno etc. visto que tais temas são recorrentes na mídia em forma de filmes, desenhos, histórias em quadrinhos, livros, etc.
Em seguida, discorrerá sobre a influência da cultura da greco-romana na sociedade ocidental, evidenciando seu pioneirismo em diversos estudos científicos, na filosofia, política, etc. e a riqueza de sua cultura e religião.
Tais conceitos podem ser encontrados no site:
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u33.jhtm
(acesso em 16/02/2011)
Trazendo a discussão para o meio artístico, o professor poderá demonstrar aos alunos obras cuja temática greco-romana são retratadas em diversos momentos da História da Arte, produzidas por artistas de nacionalidades distintas.
O Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli
(acesso em 18/04/2010)
Leda e o Cisne de Leonardo da Vinci
(acesso em 18/04/2010)
Belvedere Apollo – Artista desconhecido
http://www.artchive.com/artchive/g/greek/belvedere_apollo.jpg
(acesso em 18/04/2010)
Herácles e o Leão da Nemédia – Artista desconhecido
http://www.mlahanas.de/Greeks/Mythology/Images/HeraclesNemeanLionBMB621.jpg
(acesso em 18/04/2010)
Prometeu de José Clemente Orozco
Andrômeda de Gustave Doré
http://www.illusionsgallery.com/Andromeda-Dore-L.jpg
(acesso em 18/04/2010)
Eros II, de Maria Amaral
http://4.bp.blogspot.com/_DS89boGrB5s/SVWaC78tbjI/AAAAAAAAA14/dQzuBiznj50/s400/Eros+II.jpg
(acesso em 18/04/2010)
Aulas 2 e 3:
Retomando a aula anterior o professor pedirá para que os alunos se dividam em grupos de 4 a 6 alunos e cada grupo terá duas semanas para preparar uma apresentação sobre qualquer história da mitologia grega ou romana.
Parte do trabalho será feita fora do horário de aula, mas nessas aulas o professor auxiliará os alunos incentivando-os às mais variadas formas de apresentação. (vídeo, teatro, cartazes, data show, poesias, etc.)
É importante que o professor incentive os alunos para que os trabalhos a serem apresentados possuam ilustrações artísticas pesquisadas ou produzidas por eles, e que busquem uma leitura contemporânea das histórias por eles escolhidas.
Aulas 4 e 5:
Uma vez definida a forma de apresentação de cada grupo, o professor selecionará o melhor local da escola para realização da tarefa. É importante que se disponibilize pelo menos 2 dias para as apresentações, levando-se em conta um tempo para que os alunos possam tirar dúvidas ou expressar sugestões e opiniões sobre cada trabalho.
Ao final das apresentações, o professor promoverá uma discussão buscando fazer um paralelo entre as histórias apresentadas e as relações com o nosso tempo.
Sobre Arte e Mitologia:
http://www.starnews2001.com.br/artes.html
(acesso em 19/04/2010)
Sobre os principais deuses da Mitologia Grega:
http://www.mundodosfilosofos.com.br/deuses.htm
(acesso em 19/04/2010)
Sobre as similaridades entre as mitologias grega e romana:
http://www.infoescola.com/mitologia/mitologia-greco-romana/
(acesso em 19/04/2010)
Filmes que abordam o tema:
A Odisséia - Direção: Andrei Konchalovsky
Tróia – Direção: Wolfgang Petersen
A fúria de Titãs – Direção: Louis Leterrier
Percy Jackson o ladrão de raios – Direção: Chris Columbus
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!