12/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Relembrar o grande desastre ambiental ocorrido no Golfo do México em abril de 2010.
Identificar o impacto ambiental deste acontecimento.
Reconhecer a responsabilidade humana em fatos como este e procurar formas de evitar problemas semelhantes no futuro.
Equilíbrio ecológico
Meio ambiente
Cuidado e preservação do meio ambiente
Traga para a sala de aula as seguintes imagens:
Pergunte às crianças se elas sabem o que essas imagens significam. Pergunte também se elas ouviram falar sobre o desastre ambiental acontecido recentemente no Golfo do México.
Converse sobre o assunto com as crianças, procurando coletar informações sobre o acontecimento.
Após essa conversa, traga textos para ampliar a discussão e o debate:
http://www.igeduca.com.br/artigos/acontece/desastre-ambiental-no-golfo-do-mexico.html
No site Youtube você pode encontrar material para fomentar a discussão:
http://www.youtube.com/watch?v=oZvGCxMjnCw
Reforce a importância desse fato ambiental no cenário mundial, uma vez que o mesmo é considerado o pior desastre ambiental dos últimos tempos. Além disso, suas consequências ainda não podem ser totalmente mensuradas, pois serão percebidas a longo prazo, o que torna seu impacto ambiental ainda mais catastrófico.
Não deixe de lembrá-las que tal fato também afeta economicamente a região, uma vez que a algumas atividades tornam-se impraticáveis por causa do desastre (a pesca, por exemplo). Na época, muitas família tiveram sua renda mensal comprometida por causa do acontecimento.
Faça uma lista, com a ajuda das crianças, do que pode ser afetado com um desastre ambiental dessa importância. O que poderia ser feito para lidar com a situação? Organize duplas de trabalho para escrever um texto sobre o assunto. Posteriormente, peça às duplas para apresentarem seus textos para a turma.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/marketing-verde-economia-sustentavel-567539.shtml
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada criança na leitura e debate do texto.
2° Observar como cada criança reage diante das demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar sugestões, entre outros aspectos.
3° Perceber, por meio das respostas obtidas, como cada criança compreendeu o assunto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!