Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Golfo do México: grande desastre ambiental para o nosso planeta.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relembrar o grande desastre ambiental ocorrido no Golfo do México em abril de 2010.

Identificar o impacto ambiental deste acontecimento.

Reconhecer a responsabilidade humana em fatos como este e procurar formas de evitar problemas semelhantes no futuro.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Equilíbrio ecológico

Meio ambiente

Cuidado e preservação do meio ambiente

Estratégias e recursos da aula

Traga para a sala de aula as seguintes imagens:

Pergunte às crianças se elas sabem o que essas imagens significam. Pergunte também se elas ouviram falar sobre o desastre ambiental acontecido recentemente no Golfo do México.

Converse sobre o assunto com as crianças, procurando coletar informações sobre o acontecimento.

Após essa conversa, traga textos para ampliar a discussão e o debate:

http://www.igeduca.com.br/artigos/acontece/desastre-ambiental-no-golfo-do-mexico.html 

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/742950-eua-confirmam-viver-pior-desastre-ecologico-de-sua-historia.shtml 

No site Youtube você pode encontrar material para fomentar a discussão:

http://www.youtube.com/watch?v=oZvGCxMjnCw  

Reforce a importância desse fato ambiental no cenário mundial, uma vez que o mesmo é considerado o pior desastre ambiental dos últimos tempos. Além disso, suas consequências ainda não podem ser totalmente mensuradas, pois serão percebidas a longo prazo, o que torna seu impacto ambiental ainda mais catastrófico.

Não deixe de lembrá-las que tal fato também afeta economicamente a região, uma vez que a algumas atividades tornam-se impraticáveis por causa do desastre (a pesca, por exemplo). Na época, muitas família tiveram sua renda mensal comprometida por causa do acontecimento.

Faça uma lista, com a ajuda das crianças, do que pode ser afetado com um desastre ambiental dessa importância.  O que poderia ser feito para lidar com a situação? Organize duplas de trabalho para escrever um texto sobre o assunto. Posteriormente, peça às duplas para apresentarem seus textos para a turma.

 

Recursos Complementares

No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/marketing-verde-economia-sustentavel-567539.shtml 

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse de cada criança na leitura e debate do texto.

2° Observar como cada criança reage diante das demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar sugestões, entre outros aspectos.

3° Perceber, por meio das respostas obtidas, como cada criança compreendeu o assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.