17/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
O alunos deverão conhecer as características do texto dissertativo.
ATIVIDADE 01
Debatendo o gênero piada
Professor, uma piada é um pequeno texto com um final engraçado, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. No entanto, na maioria das vezes, tal gênero possui como temática principal preconceitos arraigados na sociedade.
Então, para lidar com assuntos preconceituosos, adapte as atividades de acordo com seu público alvo.
http://dan-poucodetudo.blogspot.com/2008/09/riso-de-criana.html Acessado em: 14 nov. 2010.
Essa primeira atividade consiste em uma pesquisa teórica sobre o gênero.
Para que você motive a participação da turma nas atividades que serão empreendidas, organize a turma em um roda e peça que os alunos contem uma piada. Você poderá pedir que eles a preparem anteriormente em casa. É provável que a maioria deles conheçam alguma.
A partir da contação de piadas, inicie, em um laboratório de informática, a seguinte teorização. Pergunte aos alunos:
Motive a participação oral dos alunos. Quanto mais eles participarem, melhor as atividades serão empreendidas. Não discuta, ainda, questões relativas ao preconceito que emerge de tais textos.
Após a discussão, leiam a definição e características de uma piada no seguinte link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piada Acessado em: 14 nov. 2010.
Tal indicação traça uma descrição da piada, suas origens, influências, estudos, categorizações e estilos.
ATIVIDADE 02
A piada e o preconceito
http://www.rumoatolerancia.usp.br/node/993 Acessado em: 14 nov. 2010.
Após as atividades empreendidas anteriormente, a temática do preconceito nas piadas deve permear as próximas. É possível que algumas delas tenham sido contadas na atividade anterior. Será um bom momento para discuti-las.
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo ficará responsável por um ou dois tipos de piada:
Deixe claro para os alunos que, apesar da temática ser sobre piadas, essa atividade não é engraçada e deverá ser levada a sério.
Os grupos deverão:
O grupo produzirá uma dissertação acerca do material pesquisado. O texto, produzido pelo grupo, será lido durante a apresentação.
Os alunos deverão lê-lo e, posteriormente, faça considerações/complementos dos mesmos. Sempre reforce o caráter preconceituoso que emerge da maioria das piadas e não permita que tal discussão seja tratada de forma cômica.
Demonstre, ainda, como piadas podem ser caracterizadas como bullying.
Discuta, também, com os alunos as piadas feitas pelos artistas hollywoodianos Robin Willians e Sylvester Stallone, que denotam preconceitos contra os brasileiros. Ambos os casos se configuram como um outro tipo de piada, que não possui as mesmas características da estrutura composicional da tradicional., uma vez que não buscam o riso é sim o menosprezo de uma dada cultura.
Links para as notícias de tais acontecimentos:
http://cinema.terra.com.br/comiccon/2010/noticias/0,,OI4581133-EI16825,00-Sylvester+Stallone+faz+piadas+de+mal+gosto+sobre+o+Brasil.html Acessado em: 15 nov. 2010.
Acessado em: 14 nov. 2010.
Discuta, de que forma, tais "piadas" ofendem o povo brasileiro. Aluda ao fato de piadas, constantemente, ofender um dado grupo social (loiras, imigrantes, estrangeiros, homossexuais, etc).
ATIVIDADE 03
Concurso de piadas realmente engraçadas
http://grafite-07.blogspot.com/2009/02/piadas-engracadas-para-dar-risada.html Acessado em: 14 nov. 2010.
Nesta atividade, promova com os alunos um concurso de piadas. Eles deverão fazer uma leitura oral de um piada que não possua caráter preconceituoso. O aluno deverá:
Estipule que todos os alunos da classe votarão em duas categorias: a melhor piada e o melhor contador.
Sugira que o contador não poderá votar nele mesmo.
Se possível, pense em alguma premiação para o vitorioso do concurso.
Ao final do concurso, pergunte aos "eleitores" o que os motivou a escolher o vencedor como o melhor.
Links para piadas:
http://piadasengracadas.net/categoria/infantil/
http://sitededicas.uol.com.br/humor.htm
http://sitededicas.uol.com.br/piadas4.htm
Demonstre para os alunos a importância de se bem contar uma piada. O risível não está somente no texto, mas também na interpretação do mesmo.
Cada aluno deverá se apresentar para a turma. Procure incentivar os alunos mais tímidos a impressionarem os demais. Verifique, anteriormente, o conteúdo temático das piadas, para que não sejam enunciadas nenhuma de caráter preconceituoso.
ATIVIDADE 04
Construindo cartazes com as piadas
http://cerejinhaahemuitomais.blogspot.com/2010_09_01_archive.html Acessado em: 14 nov. 2010.
Organizados a partir dos mesmos grupos da atividade 02, os alunos deverão produzir cartazes que mescle suas piadas apresentadas e a temática de "não preconceito" nas mesmas.
Incentive os alunos a criticarem a postura proconceituosa de piadas, com frases como "diga não ao preconceito" ou "piada preconceituosa não tem graça".
Posteriormente, cole os cartazes nos murais ou corredores da escola.
Artigo "Entretendo e ensinando com preconceito", de Adriana Matavelli Alves Caldeira:
http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/541.pdf Acessado em: 15 nov. 2010.
Artigo "Educação e preconceito racial no Brasil: discriminação no ambiente social", de Antonia Eunice de Jesus do Nascimento:
http://dmd2.webfactional.com/media/anais/EDUCACAO-E-PRECONCEITO-RACIAL-NO-BRASIL-DISCRIMINACAO-NO-AMBIENTE-ESCOLAR.pdf Acessado em: 15 nov. 2010.
Artigo "Riso: uma solução intermediária para os racistas no Brasil", de Sandra Leal de Melo Dahia:
http://www.revispsi.uerj.br/v10n2/artigos/pdf/v10n2a06.pdf Acessado em: 15 nov. 2010.
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!