Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um estudo sobre o gênero piada: risos e preconceitos

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer as origens e características do gênero piada;
  • compreender a constituição ideológico-discursiva de caráter preconceituosa que constitui a maioria das piadas;
  • contar uma piada não-preconceituosa.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O alunos deverão conhecer as características do texto dissertativo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Debatendo o gênero piada

Professor, uma piada é um pequeno texto com um final engraçado, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. No entanto, na maioria das vezes, tal gênero possui como temática principal preconceitos arraigados na sociedade.

Então, para lidar com assuntos preconceituosos, adapte as atividades de acordo com seu público alvo.

http://dan-poucodetudo.blogspot.com/2008/09/riso-de-criana.html    Acessado em: 14 nov. 2010. 

Essa primeira atividade consiste em uma pesquisa teórica sobre o gênero.

Para que você motive a participação da turma nas atividades que serão empreendidas, organize a turma em um roda e peça que os alunos contem uma piada. Você poderá pedir que eles a preparem anteriormente em casa. É provável que a maioria deles conheçam alguma.

A partir da contação de piadas, inicie, em um laboratório de informática, a seguinte teorização. Pergunte aos alunos:

  • o que é uma piada?
  • sobre o que, geralmente, se fala uma piada?
  • em que situações cotidianas esse gênero se adequa?
  • em que situações cotidianas esse gênero não se adequa?

Motive a participação oral dos alunos. Quanto mais eles participarem, melhor as atividades serão empreendidas. Não discuta, ainda, questões relativas ao preconceito que emerge de tais textos.

Após a discussão, leiam a definição e características de uma piada no seguinte link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piada    Acessado em: 14 nov. 2010. 

Tal indicação traça uma descrição da piada, suas origens, influências, estudos, categorizações e estilos.

ATIVIDADE 02

A piada e o preconceito

http://www.rumoatolerancia.usp.br/node/993   Acessado em: 14 nov. 2010. 

Após as atividades empreendidas anteriormente, a temática do preconceito nas piadas deve permear as próximas. É possível que algumas delas tenham sido contadas na atividade anterior. Será um bom momento para discuti-las.

Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo ficará responsável por um ou dois tipos de piada:

  • "piada de loira" e "piada de mulher";
  • "piada de gaúcho" e "piada de mineiro";
  • "piada de bêbado" e "piada de homossexual";
  • "piada de português" e "piada de negros".

Deixe claro para os alunos que, apesar da temática ser sobre piadas, essa atividade não é engraçada e deverá ser levada a sério.

Os grupos deverão:

  • pesquisar algumas piadas de tais tipos;
  • elencar os preconceitos que emergem dessas piadas;
  • preparar uma apresentação para turma, acerca da pesquisa;
  • considerar a atividade de forma respeitosa, uma vez que tais preconceitos tratam de assuntos delicados.

O grupo produzirá uma dissertação acerca do material pesquisado. O texto, produzido pelo grupo, será lido durante a apresentação.

Os alunos deverão lê-lo e, posteriormente, faça considerações/complementos dos mesmos. Sempre reforce o caráter preconceituoso que emerge da maioria das piadas e não permita que tal discussão seja tratada de forma cômica.

Demonstre, ainda, como piadas podem ser caracterizadas como bullying.

Discuta, também, com os alunos as piadas feitas pelos artistas hollywoodianos Robin Willians e Sylvester Stallone, que denotam preconceitos contra os brasileiros. Ambos os casos se configuram como um outro tipo de piada, que não possui as mesmas características da estrutura composicional da tradicional., uma vez que não buscam o riso é sim o menosprezo de uma dada cultura.

Links para as notícias de tais acontecimentos:

http://cinema.terra.com.br/comiccon/2010/noticias/0,,OI4581133-EI16825,00-Sylvester+Stallone+faz+piadas+de+mal+gosto+sobre+o+Brasil.html   Acessado em: 15 nov. 2010. 

http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/11/30/robin-williams-faz-piada-da-vitoria-do-rio-para-sediar-as-olimpiadas-de-2016-no-programa-de-david-letterman-914985398.asp 

Acessado em: 14 nov. 2010.

Discuta, de que forma, tais "piadas" ofendem o povo brasileiro. Aluda ao fato de piadas, constantemente, ofender um dado grupo social (loiras, imigrantes, estrangeiros, homossexuais, etc).

ATIVIDADE 03

Concurso de piadas realmente engraçadas

http://grafite-07.blogspot.com/2009/02/piadas-engracadas-para-dar-risada.html   Acessado em: 14 nov. 2010. 

Nesta atividade, promova com os alunos um concurso de piadas. Eles deverão fazer uma leitura oral de um piada que não possua caráter preconceituoso. O aluno deverá:

  • escolher uma piada;
  • decorá-la;
  • apresentá-la oralmente para a turma.

Estipule que todos os alunos da classe votarão em duas categorias: a melhor piada e o melhor contador.

Sugira que o contador não poderá votar nele mesmo.

Se possível, pense em alguma premiação para o vitorioso do concurso.

Ao final do concurso, pergunte aos "eleitores" o que os motivou a escolher o vencedor como o melhor.

Links para piadas:

http://piadasengracadas.net/categoria/infantil/ 

http://sitededicas.uol.com.br/humor.htm 

http://sitededicas.uol.com.br/piadas4.htm 

Demonstre para os alunos a importância de se bem contar uma piada. O risível não está somente no texto, mas também na interpretação do mesmo.

Cada aluno deverá se apresentar para a turma. Procure incentivar os alunos mais tímidos a impressionarem os demais. Verifique, anteriormente, o conteúdo temático das piadas, para que não sejam enunciadas nenhuma de caráter preconceituoso.

ATIVIDADE 04

Construindo cartazes com as piadas

http://cerejinhaahemuitomais.blogspot.com/2010_09_01_archive.html   Acessado em: 14 nov. 2010. 

Organizados a partir dos mesmos grupos da atividade 02, os alunos deverão produzir cartazes que mescle suas piadas apresentadas e a temática de "não preconceito" nas mesmas.

Incentive os alunos a criticarem a postura proconceituosa de piadas, com frases como "diga não ao preconceito" ou "piada preconceituosa não tem graça".

Posteriormente, cole os cartazes nos murais ou corredores da escola.

Recursos Complementares

Artigo "Entretendo e ensinando com preconceito", de Adriana Matavelli Alves Caldeira:

http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/541.pdf    Acessado em: 15 nov. 2010. 

Artigo "Educação e preconceito racial no Brasil: discriminação no ambiente social", de Antonia Eunice de Jesus do Nascimento:

http://dmd2.webfactional.com/media/anais/EDUCACAO-E-PRECONCEITO-RACIAL-NO-BRASIL-DISCRIMINACAO-NO-AMBIENTE-ESCOLAR.pdf    Acessado em: 15 nov. 2010. 

Artigo "Riso: uma solução intermediária para os racistas no Brasil", de Sandra Leal de Melo Dahia:

http://www.revispsi.uerj.br/v10n2/artigos/pdf/v10n2a06.pdf    Acessado em: 15 nov. 2010. 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão das origens e características do gênero piada;
  • assimilação do caráter ideológico-discursiva de caráter preconceituoso que constitui a maioria das piadas;
  • participação na contação de piadas;
  • produção de cartazes sobre piada e preconceito.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.