11/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Explicar o que é verminose e como esta prejudica a saúde dos seres humanos.
Caracterizar os diferentes tipos de vermes que existem.
Informar as formas de contágio, tratamento e as maneiras de preveni-las (higiene e saneamento básico).
Sistema digestório.
Hábitos higiênicos.
Saneamento básico.
Que tal começar a aula com as seguintes perguntas:
O QUE SÃO OS VERMES?
POR QUE TEMOS VERMES?
O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITÁ-LOS?
Peça às crianças para se responderem as questões em grupos.
Aproveite o momento do debate para explicar que existem diferentes tipos de verminoses e formas de contágio.
Deixe as crianças socializarem as suas conclusões sobre o assunto e a seguir, leia um texto para ampliar as informações que já foram discutidas anteriormente:
Pergunte às crianças que cuidados podemos ter para evitar as verminoses.
SÃO NECESSÁRIOS APENAS CUIDADOS DE HIGIENE PESSOAL?
EM QUE MEDIDA A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO (OU PRECÁRIO) PODERIAM AFETAR AS PESSOAS NO CONTÁGIO?
O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR A DOENÇA?
O seguinte cartaz poderá ajudar a pensar a questão dos cuidados necessários para evitá-las:
Posteriormente faça uma lista com os cuidados de higiene pessoal e de saneamento básico que devemos ter para evitar o contágio. Não deixe de ressaltar que, embora tal situação seja mais comum em lugares em que haja a precariedade de saneamento básico (a falta de rede de esgoto, por exemplo), também é possível vivenciá-la nos grandes centros urbanos. Por conta disso, é necessário cautela em relação ao assunto.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/vermes-literalmente-chatos-499834.shtml
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada criança na leitura e debate do texto.
2° Observar como cada grupo reage diante das demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar sugestões, se as respostas são elaboradas em colaboração ou se uma delas direciona as respostas, entre outros aspectos.
3° Perceber, por meio das respostas obtidas, como cada criança compreendeu o assunto.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/02/2014
Cinco estrelasotima e criativa