Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Verminose, o que é isso?

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explicar o que é verminose e como esta prejudica a saúde dos seres humanos.

Caracterizar os diferentes tipos de vermes que existem.

Informar as formas de contágio, tratamento e as maneiras de preveni-las (higiene e saneamento básico).

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema digestório.

Hábitos higiênicos.

Saneamento básico.

Estratégias e recursos da aula

Que tal começar a aula com as seguintes perguntas:

O QUE SÃO OS VERMES?

POR QUE TEMOS VERMES?

O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITÁ-LOS?

Peça às crianças para se responderem as questões em grupos.

Aproveite o momento do debate para explicar que existem diferentes tipos de verminoses e formas de contágio.

 

Deixe as crianças socializarem as suas conclusões sobre o assunto e a seguir, leia um texto para ampliar as informações que já foram discutidas anteriormente:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/165/por-que-temos-vermes/?searchterm=vermes 

Pergunte às crianças que cuidados podemos ter para evitar as verminoses.

SÃO NECESSÁRIOS APENAS CUIDADOS DE HIGIENE PESSOAL?

EM QUE MEDIDA A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO (OU PRECÁRIO) PODERIAM AFETAR AS PESSOAS NO CONTÁGIO?

O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR A DOENÇA?

O seguinte cartaz poderá ajudar a pensar a questão dos cuidados necessários para evitá-las:

Posteriormente faça uma lista com os cuidados de higiene pessoal e de saneamento básico que devemos ter para evitar o contágio. Não deixe de ressaltar que, embora tal situação seja mais comum em lugares em que haja a precariedade de saneamento básico (a falta de rede de esgoto, por exemplo), também é possível vivenciá-la nos grandes centros urbanos. Por conta disso, é necessário cautela em relação ao assunto.    

Recursos Complementares

No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/vermes-literalmente-chatos-499834.shtml 

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse de cada criança na leitura e debate do texto.

2° Observar como cada grupo reage diante das demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar sugestões, se as respostas são elaboradas em colaboração ou se uma delas direciona as respostas, entre outros aspectos.

3° Perceber, por meio das respostas obtidas, como cada criança compreendeu o assunto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.