25/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
(referência: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Stress.pdf )
1) Vocabulário relacionado a profissões
MOTIVAÇÃO
Para iniciar estas aulas, o professor promoverá, preferencialmente em Inglês, um bate-papo informal com a turma sobre o tema “stress-estresse” em aula aberta, a partir das seguintes questões norteadoras:
RECURSO - Questões
1. What is stress? (O que é estresse?)
2. What causes stress? (O que causa o estresse?)
3. Are there situations that you find stressful? (Quais são as situações que você considera estressantes?)
4. Do you have a stressful lifestyle? (Você tem um estilo de vida estressante?)
5. When you are stressful, how do you feel physically? (Quando você está estressado, como você se sente fisicamente?)
a. Do you feel tired during the day? (Você se sente cansado durante o dia?)
b. Can you sleep well at night? (Você consegue dormir bem à noite?)
c. Does your stomach hurt? (Seu estômago dói?)
6. How do you feel emotionally? (Como você se sente emocionalmente?)
a. Do you feel nervous or worried about the stressful situation? (Você se sente nervoso ou preocupado com a situação estressante?)
b. Do you get angry easily? (Você fica nervoso facilmente?)
7. What do you think is the greatest cause of stress for most people? (Qual você acredita ser a maior causa de estresse para a maioria das pessoas?)
8. Do you think stress is ever good, useful, or necessary? Why? (Você acredita que o estresse pode ser até mesmo bom, útil ou necessário? Por quê?)
9. What are some ways people deal with stress? (Quais são algumas maneiras como as pessoas lidam com o estresse?)
(Questões adaptadas de: http://iteslj.org/questions/stress.html Acesso em: 15 de novembro de 2010).
Após os alunos manifestarem suas opiniões, assistirão ao vídeo “13 Dicas para Vencer o Estresse”, com a duração de 8:08 minutos. Este vídeo contém explicações básicas sobre o conceito de estresse, seus sintomas, situações que podem causá-lo e dicas sobre como lidar com o mesmo.
RECURSO – Vídeo “13 Dicas Para Vencer o Estresse”
http://www.youtube.com/watch?v=Ffzb6dfgGyg
Figura 1 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo para ser exibido em formato DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!
Para concluir esta etapa, após a exibição do vídeo, o professor retomará as questões debatidas com os alunos e instigará para que estes avaliem se as respostas dadas anteriormente estavam adequadas ou não.
ATIVIDADE 1
Como continuidade das atividades de motivação, o professor apresentará uma lista de profissões e suas características/atribuições (Fig. 2) aos alunos divididos em grupos de três a quatro integrantes.
RECURSO – Folha de Atividade
http://www.slideshare.net/jugense/job-definition-match
Figura 2 – Imagem do Recurso
Cada grupo receberá uma folha de atividade impressa, para que liguem os nomes das profissões com suas definições (por exemplo: BUS DRIVER – a person who drives a bus).
O professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e monitorando a atividade.
Ao final desta etapa, o professor procederá a correção da atividade. Para isso, os alunos que se sentirem à vontade apresentarão oralmente suas respostas e o professor confirmará se estão adequadas ou não, sempre levando os alunos a refletir sobre o que cada profissional realiza.
ATIVIDADE 2
Como continuidade às atividades, , o professor recomendará que os alunos, em grupos, acessem os sites propostos no recurso abaixo (Fig. 3), buscando encontrar respostas para as seguintes questões:
Do the professions from the list present characteristics that can cause stress? What? Why? (As profissões da lista apresentam características que podem desencadear o estresse? Quais? Por quê?)
What are professions that can initiate the stress? Explain. (Quais profissões você considera que podem desencadear o estresse? Explique.)
RECURSO – Sites com Informações Sobre Stress
http://www.gamerswithjobs.com/node/27153
http://www.careercast.com/jobs/content/JobsRated_StressfulJobs
http://www.talktalk.co.uk/jobs/features/stressful-jobs.html (Fig. 3)
http://www.ehow.com/list_5481328_list-high-stress-jobs.html
http://stress.lovetoknow.com/Most_Stressful_Jobs_Survey
Figura 3 – Imagem do Recurso
O professor circulará entre os grupos, supervisionando as discussões, que poderão acontecer em Inglês ou em Português. Cada grupo deverá escrever em um caderno, preferencialmente em Inglês, suas respostas para as duas perguntas.
Terminado este momento, os grupos que se sentirem à vontade apresentarão suas conclusões sobre o tema para a turma, sob a orientação e supervisão do professor. Os alunos poderão, por exemplo, dizer, em Inglês ou em Português:
Being a doctor who acts in the Emergency Room is a stressful profession. (Ser médico que atue em Pronto-Socorro é uma profissão de estresse.)
It is very stressful to be a pilot. A pilot is responsible for the life of the passengers of the plane. (É muito estressante ser piloto. O piloto é responsável pela vida dos passageiros.)
ATIVIDADE 3
Dando sequência às atividades destas aulas, a partir dos comentários dos alunos na atividade anterior, o professor proporá que, em grupos, leiam o texto “Get Stressed, Get Old”. Para tanto, cada aluno receberá uma folha de atividade com o texto (Fig. 4).
Durante a leitura, os alunos deverão realizar a atividade proposta, que consiste em analisar se determinadas afirmações sobre o texto são verdadeiras ou falsas. Por exemplo, a afirmação “Stress can take ten years of your life. (O estrsse pode diminuir dez anos de sua vida.)” pode ser considerada verdadeira, pois em seu último parágrafo o texto traz a seguinte informação: “The women who had the more stressful task of caring for chronically ill children aged the equivalent of ten years compared with the other women. (As mulheres que tiveram a tarefa mais estressante de cuidar de crianças com doenças crônicas envelheceram o equivalente à dez anos em comparação com as outras mulheres.)”
RECURSO – Get Stressed, Get Old
http://www.slideshare.net/jugense/reading-stress
Figura 4 – Imagem do Recurso
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando a leitura.
Ao final deste momento, o professor requisitará que os grupos que se sentirem à vontade apresentem suas respostas, citando elementos do texto (palavras e expressões) que as expliquem e justifiquem.
ATIVIDADE 4
Nesta etapa será trabalhada a formação de adjetivos a partir de substantivos.
Assim, o professor deverá requisitar que os alunos circulem todas as vezes que a palavra “stress” ou dela derivada (ex: stressed, stressful) aparecem no texto:
1º parágrafo:
Stress can take ten years off your life.
That’s the conclusion from researchers at the University of California, who have been studying the affect of stress levels on the body.
They found that stress accelerates the aging of our cells, which makes us more prone to age-related diseases.
This is bad news for people with stressful jobs and hectic lifestyles as they are more likely to die earlier than less-stressed people.
2º parágrafo:
Stress makes them shorter, and so we die prematurely.
3º paragrafo:
The women who had the more stressful task of caring for chronically ill children aged the equivalent of ten years compared with the other women.
Their stress levels caused them to age faster.
It has always been common knowledge that stress kills.
Na sequência, deverá requisitar que os alunos classifiquem tais palavras como adjetivos ou como substantivos. Para tanto, poderão ter como referência as informações sobre o tema nos seguintes sites:
RECURSO – Substantivos e Adjetivos
http://www.zapenglish.com/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=153
http://www.uefap.com/vocab/build/building.htm
http://www.arts.uottawa.ca/writcent/hypergrammar/wordform.html
http://www.inglesvip.com/grammar/word-formation-prefix-and-suffix.html (Fig. 5)
Figura 5 – Imagem do Recurso
Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientando.
De forma geral, são substantivos as palavras determinadas por um artigo, pronome ou numeral, ou modificadas por um adjetivo. Adjetivos podem ser entendidos como palavras que distinguem um substantivo atribuindo-lhe qualidade/característica, estado ou modo de ser.
A partir da classificação feita, os grupos realizarão, sob a supervisão do professor, atividades relacionadas à transformação de substantivos em adjetivos.
RECURSO – Atividades sobre Substantivos e Adjetivos
1. O site apresenta um texto para que se escolha a palavra na forma adequada para completá-lo:
http://esl.about.com/library/quiz/blvocabquiz_wordform1.htm
2. O site apresenta frases para que se escolha a palavra na forma adequada para completá-las:
3. O site apresenta um texto para que se escreva a palavra entre parênteses na forma adequada para completá-lo.
http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-58149.php (Fig. 6)
Figura 6 – Imagem do Recurso
Ao final deste momento, os alunos deverão apresentar oralmente suas conclusões sobre as diferenças e semelhanças entre adjetivos e substantivos. O professor deverá ressaltar, por exemplo, que a palavra STRESS trata-se de um substantivo e que as palavras STRESSFUL e STRESSED tratam-se de adjetivos dela derivados pelo acréscimo de sufixos (-ful e –ed).
ATIVIDADE 5
Para finalizar as atividades destas aulas, os grupos criarão folhetos explicativos (Fig. 7) sobre o tema “stress”, com o máximo de informações possíveis, bem como sobre suas causas e conseqüências. Para tanto, poderão ser usados editores de texto e imagem, tais como o Microsoft Word e o Paintbrush.
Figura 7 – Folheto Explicativo Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ocz9EGaXJsE/SnigidPtRDI/AAAAAAAAAMQ/P0SXEbSIa8w/s400/AF-FolhetoProdutos_dentro.jpg Acesso em: 30 de agosto de 2009.
Caso o professor tenha dúvidas na elaboração de folhetos, poderá encontrar explicações e orientações sobre em (Fig. 8):
RECURSO - Como Fazer um Folheto
http://www.slideshare.net/jugense/como-fazer-um-folheto-2000211
Figura 8 – Imagem do Recurso
Para pesquisa sobre o tema, os seguintes sites poderão ser acessados:
RECURSO – Sites Sobre Stress
http://www.medicinenet.com/stress/article.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Stress_%28biology%29
http://www.saudevidaonline.com.br/stress.htm
http://www.medicalnewstoday.com/articles/145855.php
http://www.cmha.ca/bins/content_page.asp?cid=2-28
Sugerimos que os folhetos produzidos pelos alunos sejam distribuídos (conforme a possibilidade) na escola e comunidade e que os alunos e/ou professor busquem parcerias na comunidade ou com a prefeitura, de forma a viabilizar economicamente a impressão destes folhetos.
SUGESTÃO
Promover palestras com médicos e psicólogos sobre o tema estresse.
1. Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
2. Aula “O que é Estresse?”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22264
Os objetivos desta aula são: conceituar o estresse: o que é, as fases, os fatores desencadeantes e moderadores do estresse; debater o que fazer para evitar o Estresse e discutir as formas de enfrentamento e tratamento do estresse.
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, o nível de compreensão dos textos propostos e o uso adequado dos substantivos e adjetivos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/12/2011
Cinco estrelasExcelente