29/11/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Seria interessante que em momentos anteriores o professor trabalhasse as noções de: ambiente, meio ambiente e ação do homem sobre a natureza.
Atividade 1-Roda de conversa
1º momento - Articulando pensamento e linguagem oral.
Discuta com a turma o que é lixo, pode iniciar perguntando: quem sabe o que é lixo? A partir dessa pergunta, você interage com as crianças, ajudando-as a estabelecer um diálogo, a pensar na fala umas das outras, nesse aspecto, crie situações para desafiá-las. Durante a conversação procure ensiná-las a refletir sobre os problemas causados pelo lixo na escola, na comunidade e no planeta.
2 º momento – Mobilizando a memória.
Faça um exercício de memória. Solicite às crianças que se lembrem de alguns objetos que ficaram na mesa nos horários das refeições e se transformaram em lixo. Em seguida, elas desenham esses objetos conservando a forma, as cores e outros detalhes.
http://gilmaronline2.zip.net/images/dg-dir0601_01teondalixopq.jpg
Atividade 2- Clubinho da natureza
1º momento- Mobilizando as idéias
Propor aos alunos para criar um clube de proteção à natureza. Você e as crianças procuram em sites da internet outros clubinhos de proteção à natureza e faz uma listagem das atividades que o grupo vem desenvolvendo como defensor. Em seguida, faça uma assembléia e discuta as ações das crianças e solicite que pensem em algo novo e elabore com a turma um projeto para ser desenvolvido na escola. Para consolidar o projeto, convide um membro de um clube ou associação de amigos da natureza da sua cidade para falar das ações que realizam.
clubinho indicado - Reino da Fantasia.
http://reinodafantasia4.blogs.sapo.pt/
Na UFRN pode ser convidados alguns associados do projeto sementinha para falar sobre a presenvação da natureza.
http://projetosementinhaufrn.blogspot.com/2010_05_01_archive.html
Na escola tem varias causas que podem ser abraçadas pelas crianças:
2º momento-Entrevista com um amigo da natureza
Entrevistar um membro de uma assossiação ou ONG de apoio à causa do Meio Ambiente. Pode convidar um membro do projeto "limpeza na praia" para ser entrevistado e fazer explanação do objetivo da ONG em Natal - RN. Fazer previamente uma lista de perguntas com a turma. No dia previsto, apresentar ao convidado e realizar a entrevista. Ao final da visita, produzir um texto coletivo sobre o que o convidado relatou. Se possível, fotografar a visita e expor na sala de aula.
As perguntas podem se relacionar com as ações do grupo
http://www.institutoaqualung.com.br/dia_mund_limp_2006.html
http://2.bp.blogspot.com/_r4HrqKguZmY/SW63mMDVIqI/AAAAAAAAAOo/Xm7BxpbK0mQ/s400/padrinhos+magicos.jpg
3º momento - Aprofundamento e aplicação do conhecimento
Dependendo do tema escolhido pelas crianças, o professor organiza um projeto de ensino para formação de atitudes e orientação das ações que as crianças devem desenvolver, como: estudar o tema em sala e em casa para formar frentes de orientação de outras crianças na escola, fazendo cartazes, palestras, convidando turmas para assistir vídeos de defesa à natureza (vídeos selecionados pelas crianças e professores de acordo com os objetivos a alcançar) e discutir como as crianças podem se envolver com a natureza, iniciando pelo ambiente da escola, como: preservar o jardim, não arrancando folhas e nem flores; preservar a grama, não pisando em locais revestidos por gramas; lavar as mãos com cautela, conforme a orientação de preservação de água; retirar do filtro somente a quantidade de água que será consumida; jogar lixo nas lixeiras e observar a coleta seletiva. Entre outras orientações que podem ser assimiladas pela turma e transformadas em conhecimento de orientação a outras crianças.
Atividade 3 - Criação do Clubinho da natureza
Ao final do processo, viabilizar a criação do clubinho. Fazer uma comemoração e convidar toda a escola. Solicitar o apoio e participação do diretor, coordenação, professores e pais. Criar uma carteirinha de sócio do clube e apresentá-la no dia da criação. Pode apresentar um momento cultural com cantorias e poesias. Em seguida explicar a finalidade do clubinho, que será aberto a qualquer criança da escola, com o lema: assumir a responsabilidade com o ambiente escolar.
Acesse os sites a seguir para obter mais informações e enriquecer o seu planejamento:
Ao final do estudo, verificar se o aluno:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/04/2014
Cinco estrelasGostei muito do conteúdo e da forma como foi exposto.