Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iniciação ao Tchouckbol.

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar o acervo de jogos esportivos.

Desenvolver diversas formas de arremessar a bola.

Criar estratégias em grupo para a participação de todos no jogo.

Conhecer um esporte coletivo com uma lógica diferenciada de participação dos jogadores.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_ERUlnD_wjpk/SUGyqK8k3yI/AAAAAAAAABA/zYKlM0-YtNg/s320/foto3a.jpg&imgrefurl=http://wwwcorpoemovimentofisico.blogspot.com/&usg=__a_al0Uq-DQL4toeRECm4X-Log8k=&h=231&w=234&sz=17&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=rcjreKtzNuXaJM:&tbnh=145&tbnw=147&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Btchoukball%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=569&vpy=86&dur=7316&hovh=184&hovw=187&tx=147&ty=126&ei=caDhTKjjBIKB8gbHgpiLDw&oei=caDhTKjjBIKB8gbHgpiLDw&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:2,s:0

O Tchouckbol é uma modalidade esportiva que prioriza as ações coletivas em detrimento das ações individuais, prioriza também a não – violência através de regras que impedem o contato físico mais vigoroso, por isso deve ser usada como elemento de construção de valores como a solidariedade, cooperação e altruísmo.     

Atividades:  

 Primeira Atividade: “Estafeta na Cama Elástica”.   

O objetivo desta atividade é desenvolver o espírito de equipe nos alunos e fazer com que eles compreendam que todos no grupo são pessoas importantes, com isso estaremos fortalecendo os laços de cooperação e solidariedade entre eles.   

Nesta atividade a turma deverá ser dividida em dois grandes grupos mistos e com o mesmo número de jogadores. Posicione cada um dos grupos em uma metade da quadra, em cada metade da quadra posicione uma cama elástica em cima da linha de fundo, esta cama elástica deverá estar inclinada (aproximadamente 45 graus) e apoiada em duas cadeiras. Os grupos deverão formar uma fila à frente da cama elástica, os jogadores deste grupo deverão um de cada vez, arremessar a bola na cama elástica fazendo com que ela ricochetei e volte para o campo de jogo, o aluno que estiver imediatamente atrás do colega que arremessou deverá correr em direção à bola antes que ela toque no solo, assim que alcançar a bola ele deverá dirigir-se para frente da cama elástica e arremessar a bola novamente, a atividade deverá prosseguir até que todos os alunos tenham participado. Os jogadores de um grupo deverão voltar à formação inicial todas as vezes que a bola tocar ao solo, ou seja, só valerá o ponto se toda a movimentação feita pelo grupo for realizada sem deixar a bola cair no chão.  

Dica: Os alunos que apresentarem maiores dificuldades no momento de agarrarem a bola que foi lançada na cama elástica poderão ser auxiliados por um colega evitando que a bola toque ao solo.   

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/5educacao_fisica/5Tchoukball3.jpg&imgrefurl=http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php%3Fcid%3D7%26min%3D20%26orderby%3DratingD%26show%3D10&usg=__0rkf-4QOo8bFrd4srqwpKx0r5Tw=&h=480&w=720&sz=70&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=O223PXnR824H7M:&tbnh=142&tbnw=197&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Btchoukball%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1W1WZPC_pt-BR%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbs%3Disch:10%2C299&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=131&vpy=112&dur=1139&hovh=183&hovw=275&tx=166&ty=79&ei=MqPhTObcKsH98AaayZj_Dg&oei=MqPhTObcKsH98AaayZj_Dg&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:11,s:0&biw=1259&bih=599

Segunda Atividade: “Correndo pelas Bases”.   

Nesta atividade os alunos serão divididos em dois grandes grupos mistos com o mesmo número de alunos. Um grupo permanecerá dentro da quadra e o outro fora da quadra em cima da linha de fundo. Posicione dez cones ao redor da quadra que servirão de bases para organização do espaço de jogo. Os alunos do grupo posicionados fora da quadra deverão um de cada vez, lançar a bola para dentro da quadra e em seguida correr o mais rápido que puder com o objetivo de completar uma volta inteira na quadra.

 A equipe que está posicionada dentro da quadra deverá agarrar a bola lançada pelo grupo oposto e em seguida trocar passes entre eles, a quantidade de passes que esta equipe deverá trocar será decidida pelo professor. O atleta que lançou a bola com o objetivo de marcar um ponto para sua equipe terá que completar uma volta na quadra antes que o grupo que recebeu a bola troque o número de passes estipulados pelo professor, caso isso aconteça o ponto será da equipe que conseguiu trocar os passes. O jogador que não conseguir completar a volta antes que a equipe adversária troque o número de passes estipulados, deverá aguardar junto à base (cone) mais próximo de onde ele estava no momento do último passe realizado pela equipe adversária. No momento em que o próximo aluno do seu grupo arremessar a bola ele retomará a corrida.   

Dica: Professor, permita que os alunos mais lento na corrida iniciem esta atividade numa posição mais próxima da linha de chegada do que o local onde estão posicionados os demais alunos do seu grupo.   

Terceira Atividade: “Vamos jogar Tchouckbol!”.   

As regras básicas do Tchouckbol deverão ser ensinadas aos alunos para que o jogo possa ser realizado. Estas são as principais regras do jogo:  

 1) Nove jogadores para cada equipe.

2) Os alvos são as camas elásticas que deverão estar posicionadas em cima da linha de fundo, uma de cada lado da quadra.

3) As duas equipes podem arremessar em ambas as camas elásticas, não existe uma meta fixa para cada equipe.

4) Não é permitido interceptar passes e nem retirar a bola das mãos dos colegas.

5) O semicírculo posicionado a frente da cama elástica deve ter três metros de raio. Nesta área não é permitido a nenhum jogador entrar.

6) Somente três passes podem ser realizados por equipe antes de finalizarem em direção a cama elástica.

7) As faltas devem ser cobradas do local em que elas aconteceram.

8) Um ponto é marcado nas seguintes situações: a) Bola arremessada na cama elástica volta para o terreno de jogo e toca ao solo; b) Arremesso que não atinge o alvo (cama elástica), ponto para o time adversário.

9) A bola não poderá ser agarrada após bater na cama elástica e voltar para dentro da quadra por um jogador da mesma equipe daquele que realizou o arremesso, se isto acontecer um ponto deverá ser assinalado para a equipe adversária.  

 A turma deverá ser dividida em três equipes com o mesmo número de alunos, se o número de alunos por equipe for maior do que nove, promova um rodízio entre eles para que todos tenham oportunidades iguais durante a aula.   

Dica: Professor, permita que os alunos com maior dificuldade no momento do arremesso, entrem no semicírculo posicionado a frente das camas elásticas no momento do arremesso.  

Recursos Complementares
Avaliação

Promova um debate com os alunos abordando as seguintes questões:

1) Quais são os elementos presentes nesta modalidade que a diferencia das outras modalidades?

 2) Na opinião de vocês esta modalidade esportiva estimulou a solidariedade e a cooperação entre vocês?

3) Vocês gostariam de realizar mais aulas como esta? Por quê?

 4) O que vocês aprenderam neste jogo que poderia ser transportado para outras modalidades?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.