17/12/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais de 3ª ordem;
- Reconhecer as características do sistema de numeração decimal (base e valor posicional);
- Formular estratégias sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos algarismos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Ache a página
Distribua um dicionário e uma folha de papel para cada grupo de três alunos. O professor diz o número da página escolhida, cada grupo escreve o número na folha de papel e depois procura a página no dicionário. O grupo que achar primeiro, vai ao quadro explicar como fez para achar a página.
Ex: A página pedida foi 438.
O grupo escreveu 400 +30+8=438.
Lembrou que 4 é o número maior, tem valor de 400 e antes dele vem o 300. O 3 vale 30 foi logo para a página de número 430 e virou uma de cada vez até chegar ao 438.
Professor, utilize esse jogo com outros livros de 200 ou mais páginas, como por exemplo, enciclopédias, Contos de Perrault, Andersen. Além de ser um desafio, a turma gosta de manusear os livros, de descobrir novas palavras, seus significados ou ler um parágrafo do texto.
Após o jogo, construa uma tabela numérica de 100 até 1000. Sugiro que seja feita, um pouco a cada dia, para que os alunos percebam a regularidade do sistema numérico, como a repetição de terminações e que há sempre dez números começando com um mesmo algarismo repetido, confirmando que o sistema numérico utilizado é decimal.
Peça para que completem a tabela em diferentes direções: para baixo, para cima ou para os lados. Assim, eles observam as mudanças de linha para linha (aumenta de 1em 1) e de coluna para coluna (aumenta de 10 em 10), os números que se repetem e etc.
Deixe a tabela numérica exposta no mural da sala para ser consultada sempre que for necessário.
2ª atividade:
Como você explicaria?
Apresente o seguinte desafio aos alunos:
Numa turma do 1º ano, alguns alunos escreveram os números ditados pelo professor da forma indicada na tabela.
Troque ideias com seus colegas e tente entender como cada aluno pensou.
Que explicação você daria aos alunos X e Y para ajudá-los a escrever os números da forma que o aluno K fez?
Ouça as respostas dadas pelos alunos e peça para demonstrarem a forma como construíram suas hipóteses no quadro. Nesse caso, segue uma discussão na qual se comparam as ideias apresentadas e todos podem justificar suas respostas.
Se ao final da discussão alguém ainda não estiver convencido, é possível comprovar utilizando a tabela numérica, a numeração de um livro ou álbum de figurinhas.
3ª atividade:
Quanto vale?
Material: um baralho com os algarismos de 0 a 9.
Número de jogadores: de 2 a 4.
O baralho é dividido igualmente para todos os jogadores.
Cada jogador embaralha as suas cartas e coloca-as com as faces numeradas voltadas para baixo em um monte a sua frente.
Ao sinal “já”, cada jogador vira três cartas do seu monte e tenta formar o maior número possível.
Aquele que conseguir o maior número ganha todas as cartas da mesa, colocando-as num monte à parte. O jogo continua até acabarem todas as cartas.
Pode-se virar 4 cartas de cada vez, dependendo da quantidade de algarismos desejada para se formar os números. Ou ainda, formar o menor número possível.
Atividades com o Ábaco:
Avalie a participação do aluno em cada atividade proposta:
-Se utilizou a regularidade do sistema numérico para ler, nomear e escrever os números.
- Se fez uso do valor posicional para formar números de três algarismos.
- Se criou estratégias para escrever números com três ou quatro algarismos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2015
Quatro estrelasÓtimas atividades,bons jogos para ensinar o conteúdo, facilitando a aprendizagem.Adorei.