Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Classificar os diferentes sólidos geométricos;
  • Estabelecer relação com objetos do dia a dia e os sólidos geométricos;
  • Construir sólidos geométricos.
Duração das atividades
Três momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula os alunos precisam saber interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

Para iniciar esse tema o professor traz para a roda objetos reais ou imagens com formas diferentes e instiga-os a levantar as características de cada objeto, questionando-os por exemplo:

  • Quais destes objetos podem rolar?
  • Por que alguns não rolam?
  • Com que sólidos geométricos se parecem?
  • Por que são chamados de tridimensionais?

Sugestão de imagens:

EMBALAGEM DE CREME DENTAL

Link da imagem: http://www.yes-zim.com/product.php?xProd=116   

OVINHOS - INSTRUMENTO MUSICAL

Link da imagem: http://shopping.tray.com.br/oferta/ganza-ovinho-torelli-plastico/id:14509   

DADOS

Link da imagem: http://www.comtatto.com.br/site/wallpapers.asp 

ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO

Link da imagem: http://www.oindesmentivel.com/suplemento/recicle-os-seus-rolos-de-cartao-do-papel-higienico   

BOLA DE FUTEBOL

Link da imagem: http://www.tiello.com.br/index.php?area=produtos&categoria=4&sub=22  

Após a discussão o professor reunirá o grupo em trios (cada trio pesquisará um tipo de sólido) para que pesquisem no material selecionado (o material deverá ser organizado antecipadamente pelo professor, contendo informações acerca dos conceitos dos sólidos geométricos) os tipos de sólido e suas características. Estas informações deverão ser apresentadas para todo o grupo e sintetizadas em um TEXTO COLETIVO, que ficará exposto no painel da sala e será reproduzido para todos fixarem no caderno de Matemática.

2º MOMENTO

Para este  momento professor deverá reproduzir a obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la.

Organiza o grupo em roda, de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante da obra, levantando se alguém já conhece a obra ou a pintora. Seria interessante trazer sua biografia  e apresentá-la a turma. 

Calmaria - Tarsila do Amaral

Link da imagem: http://lh6.ggpht.com/_-sm-RB8f1a4/S8-sdN2q_pI/AAAAAAAAMJI/lFFbJPrfxjU/s128/CALMARIA%20II%20-%201929.jpg  

É importante que neste momento você chame atenção de todos para:

  • as cores: como a pintora as usa; que efeitos que ela consegue criar; que  impressão/efeito que elas nos dão/causam, entre outras.
  • as formas: quais sólidos geométricos aparecem na pintura; se são iguais; o que a pintora faz para dar o "efeito" de tridimensionalidade, de proximidade ou de afastamento, entre outros.

Prepare um painel com os tópicos importantes que surgirem durante a discussão. Esse painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.

3º MOMENTO

Inicialmente o professor, traz para sala caixas de embalagens de diferentes produtos e formatos, para que,em trios, sejam desmontados. Cada trio deverá organizar em uma cartela (tabela), a quantidade de faces, de vértices e  de figuras (retângulos, quadrados, círculos e/ou triângulos) encontradas.

Após esta atividade o  o professor distribui para os trios imagens planificadas de sólidos geométricos para que construam sólidos a partir delas. À medida que as imagens forem sendo feitas é importante que o professor circule entre as mesas retomando as características presentes em cada sólido bem como seus nomes.

Após esta exploração cada trio deverá confeccionar seu  Livro dos Sólidos, com as características de cada sólido construído, que servirá para consultas futuras na sala, poderá ser doado para a biblioteca da escola, para salas vizinhas etc.

Link da imagem: http://www.escolakids.com/planificacao-de-solidos-geometricos.htm  

Nesse link o professor poderá encontrar imagens da planificação de alguns sólidos geométricos.

Recursos Complementares

Sugerimos o link: http://www.tarsiladoamaral.com.br/    que apresenta material sobre Tarsila do Amaral.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram do momento da apreciação e levantamento das características dos objetos ;
  • Reconhecem os sólidos geométricos e suas características;
  • Participaram da apreciação da obra de Tarsila do Amaral, Calmaria;
  • Construiram sólidos geométricos;
  • Confecionaram o Livro dos Sólidos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.