20/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
1. Identificar a origem, significado e razões que levam à escolha de determinados nomes.
2. Pesquisar sobre a origem e história dos nomes dos alunos da turma.
3. Reconhecer a forma e uso de vocabulário construído a partir da palavra-base “nome”.
4. Reconhecer e utilizar frases e expressões relacionadas ao tema (ex: “What is your name?”).
(adaptado de “What is in a name?” em: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/esl-worksheets-tp.htm)
MOTIVAÇÃO
Par dar início às atividades destas aulas, o professor proporá que os alunos, divididos em duplas, completem a tabela - disponível abaixo, que será entregue na forma de folha de atividade. Nesta tabela, as duplas indicarão o que consideram ser nomes adequados para as diferentes pessoas, explicando o motivo de suas escolhas.
RECURSO – Atividade sobre nomes
What are good names for these people? Why? (Quais são bons nomes para estas pessoas? Por quê?)
Best name for… (Melhor nome para…) |
Name (Nome) |
What is the meaning of this name? (O que significa este nome?) |
an actor |
|
|
a sports star |
|
|
a writer |
|
|
a celebrity |
|
|
a teen pop star |
|
|
a teacher |
|
|
a dentist |
|
|
a soldier |
|
|
a singer |
|
|
a world leader |
|
|
a ballerina |
|
|
(atividade adaptada de: http://www.breakingnewsenglish.com/1002/100228-peoples_names.html Acesso em: 14 de novembro de 2010.)
Para escolherem os nomes, os alunos poderão pesquisar em sites que trazem vários nomes, suas origens e significados.
RECURSO – Sites Para Pesquisa
http://www.behindthename.com/ (Fig. 1)
http://www.thinkbabynames.com/
http://www.namespedia.com/index.php/Main_Page
http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/nomesdebebes.htm
http://www.significado.origem.nom.br/
http://www.studentsoftheworld.info/penpals/stats.php3?Pays=BRA
Figura 1 – Imagem do Recurso
Por exemplo, os alunos poderão completar a tabela da seguinte forma:
Best name for… (Melhor nome para…) |
Name (Nome) |
What is the meaning of this name? (O que significa este nome?) |
an actor |
Matthew |
Gift of Lord |
Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades.
Em seguida, duas duplas se reunirão formando grupos de quatro integrantes e compararão os nomes que escolheram e as razões de suas escolhas.
Finalizando este momento, o professor instigará os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer a origem, significado e razões que levam à escolha dos nomes das pessoas.
ATIVIDADE 1
Como continuidade da atividade de Motivação, os alunos debaterão algumas questões, que serão impressas na forma de folha de atividade e entregues uma para cada aluno.
RECURSO – Questões para Debate
1. What is your name? (Qual é seu nome?)
2. Are you named after anyone in your family? (Você recebeu o nome de alguém de sua família?)
3. What does your name mean? (O que seu nome significa?)
4. Who chose your name? Why? (Quem escolheu seu nome? Por quê?
5. Would you change your name? What would it be? Why this name? (Você mudaria seu nome? Qual seria ele? Por que esse nome?)
6. How does your mother - father, sister, etc.- call you? (Com sua mãe - pai, irmã, etc.- chama você?)
7. What name do your friends call you? (Seus amigos te chamam por qual nome?)
8. Do you like your name? (Você gosta do seu nome?)
Caso considerem necessário, os alunos poderão acessar os sites que contêm informações sobre nomes sugeridos nas atividades de motivação.
Durante a realização das discussões, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Ao final deste momento, os grupos farão uma apresentação oral, em aula aberta, sobre seus nomes. O professor deverá orientar os alunos para que busquem falar o máximo possível em Inglês.
Por exemplo, um dos alunos poderá dizer algo como:
My name is Maria. I like my name. It is a short name. My mother chose my name because she thinks it is beautiful. Maria means “star of the sea”. (Meu nome é Maria. Eu gosto do meu nome. É um nome curto. Minha mãe escolheu meu nome porque ela acha bonito. O significado de Maria é “estrela do mar”.).
ATIVIDADE 2
Na sequência das atividades destas aulas, os alunos ouvirão um texto que tem como tema “Names” (Fig. 2). O áudio proposto trata do tema escolha dos nomes para as pessoas em diferentes culturas.
RECURSO – Listening sobre Names
http://www.listenaminute.com/n/names.html
Figura 2 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: o texto em sua forma oral poderá ser ouvido ao se clicar na palavra “LISTEN” no canto superior esquerdo da tela. Automaticamente, surgirá a opção de salvar o arquivo de áudio, o que poderá ser feito clicando a opção “Download this file” com o botão direito do mouse e logo após selecionando a opção “Salvar Arquivo Como”.
Cada aluno receberá uma folha de atividade. Esta atividade (Fig. 3) consiste em colocar as palavras que estão grifadas em ordem conforme o texto ouvido.
RECURSO – Atividade de Listening
http://www.slideshare.net/jugense/names-listening
Figura 3 – Imagem do Recurso
O texto proposto será ouvido pelo menos três vezes. Ao final desta etapa, os alunos poderão comparar as respostas dadas entre si. Para correção, sugerimos que o professor exiba o texto na sua sequência correta (disponível na segunda página da folha de atividade) com o uso de retroprojetor ou projetor multimídia e proponha que os alunos o ouçam novamente, comparando o texto original com as respostas dadas. O professor deverá pausar o áudio e repeti-lo, conforme a necessidade da turma.
ATIVIDADE 3
Neste momento da aula, os alunos deverão refletir, sobre os diferentes fatores que podem influenciar na escolha e nas características do nome de uma pessoa.
O professor dirá algumas frases e os alunos, que se sentirem à vontade, poderão completá-las, conforme o texto que ouviram:
A girl’s name includes her father and grandfathers’ names ____________ . (Answer: in Muslim world).
There is no middle name _____________ . (Answer: in Japan and China).
There are people who name a baby after __________. (Answer: a famous actor or sports star)
Em seguida, os alunos em aula aberta poderão dizer se sabem algo mais sobre os nomes ao redor do mundo e se concordam com as sentenças que completaram (conforme o texto).
ATIVIDADE 4
A partir das discussões realizadas nas atividades anteriores, os alunos, em grupos, escreverão textos em Inglês sobre o tema: “Names in Brazil and around the world – Nomes no Brasil e ao redor do mundo ”.
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 4), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
Figura 4 – Imagem do Recurso Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:
In Brazil some people like to name their children after famous football players and artists. The most common name for boys is Lucas. For girls the most common name is Jessica. (No Brasil algumas pessoas gostam de dar nomes de jogadores de futebol e artistas para seus filhos. O nome mais comum para meninos é Lucas. Para meninas, o nome mais comum é Jéssica.)
ATIVIDADE 5
Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão impressos e lidos por todos os alunos da turma, que terão a oportunidade de comentá-los. Em seguida, serão afixados nos murais da escola, visando à conscientização sobre o tema.
SUGESTÕES
1. Os alunos poderão pesquisar com seus familiares sobre a escolha de seu nome e trazer o resultado para ser comentado em sala de aula.
2. Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, escrever sua própria biografia.
3. Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, debater sobre como os nossos nomes podem influenciar nossa vida e de outras pessoas a partir da discussão do poema “Seu Nome” de Fabrício Corsaletti.
RECURSO – Poema Seu Nome
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/fabricio-corsaletti/
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão e produção adequada dos textos orais e escritos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!