Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trampolim

 

29/11/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de iniciação ao trampolim pretendemos: conhecer a origem e as possibilidades dessa modalidade; trabalhar os movimentos básicos do trampolim (salto comum, grupado, carpado, com giros de 180º e 360º, etc.); estabelecer relações entre os conteúdos ginásticos aprendidos e a prática do trampolim.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Amplo como um ginásio ou quadra.   

Materiais. Colchões, bancos suecos ou plintos, mini-trampolim.           

Atividade 1. Conhecendo o espaço e o material da aula (10’)

Com base nos aparelhos disponíveis, explique para as crianças quais os cuidados devem ter nessa aula. Por exemplo, em relação a outras práticas, talvez essa aula exija que fiquem maiores tempos em fila. Dessa maneira, é importante não empurrarem os colegas. Os saltos começam com uma corrida bem sucedida e os empurrões atrapalham. Também é importante determinar uma organização para o retorno à fila para que os alunos não passem uns na frente dos outros e evitando acidentes desagradáveis. Os colchões devem ser bem posicionados e o professor deve SEMPRE ficar ao lado do trampolim para dar proteção às crianças. Certifique-se de que as molas estejam cobertas.

fig.1 - Cadernos Pedagógicos I - Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

fig 2 -  mini- trampolim  http://3.bp.blogspot.com/_T_JJPUjaSbo/S-l2DGt_bwI/AAAAAAAAAMU/7x9LOlQfMdA/s400/tramp4.jpg (último acesso em 13/11/2010) 

fig 3 - as molas devem sempre estar cobertas para proteção. http://images01.olx.com.br/ui/5/65/26/1271979376_81235926_1-Fotos-de--Mini-Trampolim-Jump-Mini-Cama-elastica-1271979376.jpg (último acesso em 13/11/2010) 

Atividade 2. Aprendendo a pular (20’).

Num primeiro momento é importante que as crianças sejam familiarizadas com os aparelhos. Uma forma mais fácil de aprenderem a controlar o medo e ajustarem os movimentos à resistência do trampolim é começarmos a pular, mas da posição parada. 1. Comece em cima do trampolim. De mãos dadas com a criança, peça para dar alguns pulos e ajude-a a descer. O movimento de subida e descida do trampolim deve ser caminhando. Aproximadamente 2 – 4 vezes para cada criança. 2. Agora para sair do trampolim cada criança deve saltar para o colchão e cair em pé. Aproximadamente 2 – 4 vezes para cada criança. 3. Posicione um plinto ou banco que tiver disponível, em frente ao trampolim. As crianças devem subir nesse aparelho e pular no trampolim. Em seguida, pular para o colchão. Nesse exercício as crianças menores tendem a parar quando estão no trampolim. Estimule-as a não parar em nenhum momento. O professor pode acompanhar todo o movimento da criança dando a ela apoio e ajudando-a a executar o movimento. Faça muitas vezes com cada criança até que todas consigam realizar esse salto direto (ver fig.1).

Atividade 3. Pulando com corrida (20’).

Para essa atividade, retire o apoio inicial para o salto.  Estabeleça uma distância de mais ou menos 5 metros para iniciar o salto. Na primeira tentativa, acompanhe as crianças desde o início da corrida até a aterrissagem no colchão. O que cada um deve fazer é correr, pular com os dois pés (ao mesmo tempo) no trampolim e cair no colchão. O ideal é pularem para cima após baterem no trampolim. Crie algumas ideias como dizer que devem voar como super heróis, devem tentar encostar no teto, etc. Faça quantas vezes forem necessárias para todas as crianças aprenderem.

fig.4 – salto “comum”no trampolim. ( o colchão deve ficar mais próximo do trampolim do que o indicado pela figura)

Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQY7orLAZJAnoWl40qHu6V5KRT54sYsYyT8_V1fm6P_2aK9RFbM (último acesso em 13/11/2010) 

Atividade 4. Saltos diferentes (50’).

Agora que cada criança já aprendeu a saltar no trampolim, o próximo passo é realizar diferentes saltos. Algumas sugestões são: salto grupado (fig.5), salto carpado com pernas unidas ou afastadas (fig.6), meio giro vertical, giro completo vertical (fig.7), etc. 

fig.5 – salto grupado

fonte: http://3.bp.blogspot.com/_T_JJPUjaSbo/S_Kv8kgI41I/AAAAAAAAAMk/aAPAN6PYgqk/s320/salto_engrupado.jpg (último acesso em 13/11/2010) 

fig. 6 – salto carpado com pernas afastadas.

fonte: http://4.bp.blogspot.com/_T_JJPUjaSbo/S_K1GJeL7WI/AAAAAAAAAM8/hgR6_NR-8tE/s320/LKi29lIN6bddAkHVHRb1.jpg (último acesso em 13/11/2010) 

fig.7 - salto com giro vertical

fonte: http://3.bp.blogspot.com/_T_JJPUjaSbo/S_Kzpj5En1I/AAAAAAAAAM0/9NittEUdpmo/s320/pirueta_vertical.jpg (último acesso em 13/11/2010) 

Recursos Complementares

Fases detalhadas do salto no mini-trampolim:

http://lucia-desporto.blogspot.com/2010/05/ginastica-saltos-mini-trampolim.html (último acesso em 13/11/2010)

Informações sobre histórico, variações da modalidade, etc.:

http://cbginastica.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=40&Itemid=55 (último acesso em 13/11/2010)   

Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos nas atividades, o envolvimento e a interação com os colegas durante os momentos de ajuda, de cooperação. Conversas com os alunos são indispensáveis para nos mostrar o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar possibilidades de ampliação para outras aulas. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula? Também é importante perguntá-los sobre o contato anterior com a ginástica; sobre as atividades que mais gostaram; também procure saber o que já conheciam sobre o assunto para avançar em outros conhecimentos de acordo com cada turma; estimule a partilha de saberes com todas as crianças; questione-os se gostariam de ter mais aulas com esse conteúdo; o que aprenderam que não sabiam; quais movimentos tiveram dificuldades e quais tiveram facilidade para executar; etc. Todas essas informações são essenciais para a avaliação da aula, do conteúdo, da organização do professor, do envolvimento dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wando, projeto ARTE E VIDA , Paraná - disse:
    wando.p.chagas@gmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    ola td bem?meu nome e wanderley sou instrutor de circo em sao jorge d oeste no parana. nosso projeto acabou de ganhar um mini tramp,entao estamos pesquisando alguma coisa na net e achamos vcs,agradecemos as explicaçoe e concerteza vamos aproveitar muito obrigado,e se vcs tiver mais algumas aulas avançadas para passarem para nos sera bem vinda ok.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.