Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O LIXO E A ARTE DE TRANSFORMAR

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a idéia da seleção do lixo e o reaproveitamento de embalagens;
  • Construir um brinquedo segundo recursos da sucata escolar e doméstica;
  • Fazer uma discussão das estratégias utilizadas para a transformação de sucata em brinquedos.

Duração das atividades
2 a 3 aulas- 30 a 40 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré-requesitos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Dialogando

Primeiro momento

Esta atividade tem como base o diálogo e a valorização das experiências sociais e naturais dos alunos. Motivar o grupo para que o máximo de alunos se expresse. Questionar:

  • o que fazemos com o lixo na escola?
  • o que fazemos com o lixo na nossa casa?
  • tem algum material que podemos reaproveitar?
  • quem sabe o que é sucata?

Segundo momento

Após a roda de conversa, anotar no quadro ou em cartaz as respostas das crianças. Quando necessário o professor poderá fazer uma intervenção, pedindo que o aluno se explique melhor, ajudando-o a elaborar de forma mais organizada suas idéias.

Atividade 2- Vamos procurar sucata?

Primeiro momento- Selecionando sucata

Após a conversa em sala, o professor envia um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos etc  e eviem para a escola. Espere uma semana,  até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os materiais para a escola. É importante que o professor também traga sua sucata. Quando a turma trouxer o material solicitado, coloque toda a sucata em um espaço visível e discuta com os alunos como foi o processo de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos alunos também.

Segundo momento- Classificando a sucata

Colocar toda a sucata no centro da roda da conversa, com as crianças sentadas em circulo, solicite que observem o que eles trouxeram, perguntando, o que vemos? o que trouxemos? Deixar que eles se expressem livremente. Em seguida pode dizer: Vamos arrumar os materiais? ordene as duplas para  se dirigirem ao centro da roda e organizarem  os objetos que consideram semelhantes: caixa com caixa, garrafa com garrafa, entre outras combinações, valorize a participação dos mesmos. Ao final, observe, com o grande grupo, como ficou a organização da sucata. Previamente o professor poderá separar 3 a 4 caixas grandes para guardar a sucata até o momento de produção dos brinquedos. As caixas poderão ser decoradas (pintadas) com as crianças.

http://www.inglesnosupermercado.com.br/wp-content/uploads/2010/01/caixa-de-creme-dental-even.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_gcUzCK6peHo/THcAAQ2TlBI/AAAAAAAAAYA/DeN-I-YQNVw/s1600/ProSaude.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_eaWZdYlBPyw/S7K6oxEETRI/AAAAAAAACu0/l4n5ZceM9_4/s1600/DSC07890.JPG 

http://4.bp.blogspot.com/_c8Lnobr8Hc0/TJPFvqposbI/AAAAAAAAAH4/AwukGfxMQFs/s1600/garrafa_pet%5B1%5D%5B1%5D.jpg   

Atividade 3- Construindo brinquedos

Primeiro momento- Com uma caixa faço um carrinho

Separe previamente os materiais que poderão ser utilizados  e proponha que construam brinquedos. Nossa sugestão é a produção de um carrinho com caixa de creme dental. Procedimentos: 1. Pintar a caixa de creme dental com tinta guache misturada com cola, em seguida deixe secar. 2. Cole 4 tampinhas representando as rodas do carro (usar cola para isopor). 3. Depois de secar e está pronto o carrinho. Material: caixas de creme dental, cola comum, tinta guache, cola para  isopor, 4 tampinhas para cada aluno.

Segundo momento- Produzindo história a partir do brinquedo

Em outro momento criar uma história coletiva sobre o carrinho. Fixar um papel madeira na parede ou quadro e iniciar a construção do texto: Era uma vez um carrinho que foi viajar... Pedir que cada um sugira uma cena ou acontecimento da história. Ao final, cada criança fará um desenho do seu carrinho. Expor o texto coletivo e os desenhos na sala de aula.

Terceiro momento - Criando Brinquedos

Professor, com o restante das sucatas, as crianças podem criar vários brinquedos. Organize a  turma em duplas e solicite que cada dupla escolha e planeje um brinquedo para construir. Cada dupla conversa, decide o que vai fazer e projeta com desenho como será o brinquedo, em seguida, escolhem os materiais e fazem sua criação. Ao final,  fazem a exposição e dizem como ocorreu o processo, desde a escolha do brinquedo, ao projeto e a construção.   

Deixe na sala vários materiais a disposição das crianças: tesouras, papéis variados, Colas, tecidos, barbantes e os materiais de sucatas.   

 

Recursos Complementares

Nos sites abaixo há propostas de atividades pedagógicas para transformar sucata em brinquedo, além de textos informativos para enriquecer suas aulas,vamos conferir

www.fabricadebrinquedos.com.br

www.arteblog.com.br/search_all/brinquedo%20sucata/ 

 

Avaliação

Ao final do processo, observar se o aluno:

  1. participou das atividades e expôs suas idéias diante do grupo;
  2. conseguiu diferenciar o que é sucata de outros materiais do cotidiano;
  3. percebeu que alguns materiais podem ser reaproveitados de forma lúdica;
  4. criou um brinquedo a partir de sucata.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lucineia santos, educandário nosso amigo , Pernambuco - disse:
    neiassantos7@gmail.com

    11/06/2013

    Quatro estrelas

    para mim foi ótimo pois mim ajudou muito no que estava procurando


  • tanian mara f almeida, antonio de barros serra , São Paulo - disse:
    tania853mara@hotmail.com

    03/04/2011

    Cinco estrelas

    ameiii pois faço parte do projeto de brinquedo de sucata e fui motivada pela profa renata da aula novas tecnologias,vou endicar para os educadures que eu conheço ,achei muito facil e pratico .parabens ganhan cinco estrelinhass hkkhkabraços tania


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.