30/11/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Não há pré-requesitos.
Atividade 1- Dialogando
Primeiro momento
Esta atividade tem como base o diálogo e a valorização das experiências sociais e naturais dos alunos. Motivar o grupo para que o máximo de alunos se expresse. Questionar:
Segundo momento
Após a roda de conversa, anotar no quadro ou em cartaz as respostas das crianças. Quando necessário o professor poderá fazer uma intervenção, pedindo que o aluno se explique melhor, ajudando-o a elaborar de forma mais organizada suas idéias.
Atividade 2- Vamos procurar sucata?
Primeiro momento- Selecionando sucata
Após a conversa em sala, o professor envia um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos etc e eviem para a escola. Espere uma semana, até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os materiais para a escola. É importante que o professor também traga sua sucata. Quando a turma trouxer o material solicitado, coloque toda a sucata em um espaço visível e discuta com os alunos como foi o processo de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos alunos também.
Segundo momento- Classificando a sucata
Colocar toda a sucata no centro da roda da conversa, com as crianças sentadas em circulo, solicite que observem o que eles trouxeram, perguntando, o que vemos? o que trouxemos? Deixar que eles se expressem livremente. Em seguida pode dizer: Vamos arrumar os materiais? ordene as duplas para se dirigirem ao centro da roda e organizarem os objetos que consideram semelhantes: caixa com caixa, garrafa com garrafa, entre outras combinações, valorize a participação dos mesmos. Ao final, observe, com o grande grupo, como ficou a organização da sucata. Previamente o professor poderá separar 3 a 4 caixas grandes para guardar a sucata até o momento de produção dos brinquedos. As caixas poderão ser decoradas (pintadas) com as crianças.
http://www.inglesnosupermercado.com.br/wp-content/uploads/2010/01/caixa-de-creme-dental-even.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_gcUzCK6peHo/THcAAQ2TlBI/AAAAAAAAAYA/DeN-I-YQNVw/s1600/ProSaude.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_eaWZdYlBPyw/S7K6oxEETRI/AAAAAAAACu0/l4n5ZceM9_4/s1600/DSC07890.JPG
Atividade 3- Construindo brinquedos
Primeiro momento- Com uma caixa faço um carrinho
Separe previamente os materiais que poderão ser utilizados e proponha que construam brinquedos. Nossa sugestão é a produção de um carrinho com caixa de creme dental. Procedimentos: 1. Pintar a caixa de creme dental com tinta guache misturada com cola, em seguida deixe secar. 2. Cole 4 tampinhas representando as rodas do carro (usar cola para isopor). 3. Depois de secar e está pronto o carrinho. Material: caixas de creme dental, cola comum, tinta guache, cola para isopor, 4 tampinhas para cada aluno.
Segundo momento- Produzindo história a partir do brinquedo
Em outro momento criar uma história coletiva sobre o carrinho. Fixar um papel madeira na parede ou quadro e iniciar a construção do texto: Era uma vez um carrinho que foi viajar... Pedir que cada um sugira uma cena ou acontecimento da história. Ao final, cada criança fará um desenho do seu carrinho. Expor o texto coletivo e os desenhos na sala de aula.
Terceiro momento - Criando Brinquedos
Professor, com o restante das sucatas, as crianças podem criar vários brinquedos. Organize a turma em duplas e solicite que cada dupla escolha e planeje um brinquedo para construir. Cada dupla conversa, decide o que vai fazer e projeta com desenho como será o brinquedo, em seguida, escolhem os materiais e fazem sua criação. Ao final, fazem a exposição e dizem como ocorreu o processo, desde a escolha do brinquedo, ao projeto e a construção.
Deixe na sala vários materiais a disposição das crianças: tesouras, papéis variados, Colas, tecidos, barbantes e os materiais de sucatas.
Nos sites abaixo há propostas de atividades pedagógicas para transformar sucata em brinquedo, além de textos informativos para enriquecer suas aulas,vamos conferir
www.fabricadebrinquedos.com.br
www.arteblog.com.br/search_all/brinquedo%20sucata/
Ao final do processo, observar se o aluno:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/06/2013
Quatro estrelaspara mim foi ótimo pois mim ajudou muito no que estava procurando
03/04/2011
Cinco estrelasameiii pois faço parte do projeto de brinquedo de sucata e fui motivada pela profa renata da aula novas tecnologias,vou endicar para os educadures que eu conheço ,achei muito facil e pratico .parabens ganhan cinco estrelinhass hkkhkabraços tania