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CAPOEIRA ANGOLA

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de Capoeira Angola os alunos poderão aprender a organização do ritual de prática da capoeira Angola; aprender os movimentos de capoeira Angola; organizar um grupo que pense em possibilidades de divulgação dessa prática cultural na comunidade escolar.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1. Conhecendo a capoeira Angola. (20’)

Nessa atividade o professor deve selecionar informações importantes para que os alunos conheçam o que é a capoeira Angola, seu histórico, etc. Algumas informações interessantes estão listadas abaixo e podem servir de orientação para os professores.

1.1) Um pouco de História... Raízes africanas da capoeira - A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.  E no Brasil? - Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. Onde aconteciam esses “jogos-danças-lutas”? A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta. E por quê proibiam? Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.  (texto adaptado de: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm). (último acesso em 12/11/2010). 

1.2) Estilos de capoeira A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira Angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade. (texto adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_Angola#Angola) (último acesso em 12/11/2010). 

1.3) A capoeira Angola A forma de jogar a capoeira que chamamos de Angola é um estilo que mais se aproxima de como os negros escravos jogavam a capoeira. Mestre Pastinha foi o “criador” da capoeira Angola. (história do Mestre Pastinha: http://cuica.tripod.com/ e/ou http://abadafronteira.blogspot.com/2009/07/mestre-pastinha-vicente-joaquim.html)(último acesso em 12/11/2010).   

Fig.1 – fonte: http://julio.arteblog.com.br/260195/Mestre-Pastinha-e-sua-historia/  (último acesso em 12/11/2010). 

Fig.2 – fonte: http://abadafronteira.blogspot.com/2009/07/mestre-pastinha-vicente-joaquim.html (último acesso em 12/11/2010). 

Dizia o Mestre Pastinha: "capoeira Angola é, antes de tudo, luta e luta violenta." Mas atualmente a Capoeira é normalmente  praticada como uma atividade para partilhar com os amigos, para se exercitar ou, simplesmente, como forma de preservação do folclore e das tradições. Dessa maneira, entre os praticantes mais regulares, de “graduações” mais altas (como os mestres) em seus treinos, os golpes são apenas simulados e a Capoeira torna-se um exercício físico e mental. A violência dos seus golpes, no entanto, não deixa espaço para meio termo; ou joga-se Capoeira 'para valer', com as suas sérias conseqüências ou apenas simula-se um jogo. Na perspectiva escolar, fica óbvio que a capoeira Angola deve ser praticada, ensinada e estimulada como uma prática de jogo e não com o caráter de luta violenta. A possibilidade de enquadrá-la em regras esportivas é inexistente; quem assim o faz, de acordo com os praticantes mais fervorosos, está sendo leviano ou não conhece de fato a capoeira Angola. O jogo de Angola se assemelha ao xadrez pela complexidade dos elementos envolvidos. Por ter uma sistemática estruturada em rituais de aprendizado completamente diferentes da Regional, seu domínio é muito mais complicado, envolvendo não só a parte mecânica do jogo, mas também características como sutileza, o subterfúgio, a dissimulação, a teatralização, a mandinga e/ou mesmo a brincadeira para superar o oponente. Um jogo de Angola pode ser tão ou mais perigoso do que um jogo de Regional.   Os golpes: A capoeira Angola tem um número pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de inúmeras variações. Assim como a música tem apenas sete notas, a capoeira Angola tem seus sete principais golpes que são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão. Outro movimento interessante para fazer com os alunos é o Aú. Mas, antes de tudo, precisamos praticar a ginga.

(texto adaptado de: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/capoeira.htm e http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_%28artes_marciais%29#Angola ). (último acesso em 12/11/2010).   

Atividade 2. Aprendendo os golpes (40’).

Nesse momento o que pretendemos é ensinar aos alunos alguns dos golpes da capoeira. Em geral, é interessante começarmos pelos mais simples.

1.Ginga: é o balanço do corpo, com apoio de pernas, em forma de triângulo no chão, com movimentos alternados de braço. É como se fosse o “passo básico” da capoeira.

2.Rabo de arraia (também conhecido como meia-lua de compasso): sendo a meia-lua de compasso uma variação do golpe rabo-de-arraia que vem da capoeira angola. De lado, agacha-se sobre a perna da frente, estendendo a perna de trás. Faz-se um movimento de rotação varrendo a horizontal com a perna de trás esticada, apoiando-se na perna da frente, terminando em posição de ginga. O corpo do jogador fica rente à perna da frente sobre a qual ele está agachado. O jogador pode colocar as duas mãos ao chão para aumentar a sua segurança, ou apenas uma ou nenhuma mão.

3.Chapa: executado com a "sola" do pé. Pode ser de frente (chapa de frente) ou de costas (chapa de costas).

a. Chapa de Frente: Movimento semelhante a bênção só que executado com lado do atacante. O atacante pode simular um martelo e esticar a perna abruptamente acertar com a chapa do pé o adversário. É como um chute para frente, partindo da posição com a perna flexionada em frente ao corpo.

b.Chapa de Costas: É o mesmo da Chapa de Frente só que com um giro.

4.Rasteira: passa a perna rente ao chão em um movimento circular ou semicircular puxando a perna do adversário desequilibrando-o. Pode ser aplicada estando em pé ou abaixado.

5.Meia lua: com as pernas lado a lado, lança-se uma delas esticada como que varrendo a horizontal, em um movimento de rotação, realizando o desenho de uma meia-lua.

6.Aú: como na estrela da ginástica artística, porém com movimento mais lento e podendo realizá-la com as pernas flexionadas.

Para ver mais:

http://www.youtube.com/watch?v=mzspUj8Ethg - golpes  

http://www.youtube.com/watch?v=ObD2jEaIHS4&feature=related Mestre Pastinha jogando Capoeira Angola  

http://www.youtube.com/watch?v=OMUHKFwx05I&feature=related (vídeo de 1963)  

http://www.youtube.com/watch?v=FCtq7C2_7fU&feature=related (vídeo de 1950)    

Atividade 3. A roda (20’).

Nessa atividade a intenção é trabalharmos com a organização do jogo da capoeira. Dessa maneira, precisamos trabalhar com as noções da roda, lugar onde entra e sai da roda, como convidar um parceiro para jogar, etc. É interessante sempre ensinar alguma canção para os alunos e, nesse caso, o professor poderá utilizar o recurso do som mecânico para facilitar a prática. Tenha o cuidado para fazer com que todos os alunos tenham oportunidade de participar da roda. Alguns elementos que diferentes mestres defendem, apresento abaixo:

O jogo: "Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas" - Mestre Moraes. O jogo da Capoeira na forma amistosa, ou seja, na roda é verdadeiramente um diálogo de corpos. Dois capoeiristas se benzem ao pé do Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro 'compre o jogo' e assim desenvolve-se sucessivamente até que todos entrem na roda. A malícia: Elemento básico da capoeira Angola, a malícia ou mandinga a torna ainda mais divertida. Essa malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente, simula uma brincadeira ao mesmo tempo em que essa ginga de corpo engana o adversário. Esse, provavelmente, é o maior diferencial da Capoeira em relação às outras artes marciais. (texto adaptado de: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/capoeira.htm ). (último acesso em 12/11/2010). 

fonte: http://caracteristicasdacapoeiraangola.blogspot.com/ (último acesso em 12/11/2010). 

Links interessantes da RODA de Capoeira Angola para mostrar aos seus alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=-zMPjHuLo7Q (último acesso em 12/11/2010).  

http://www.dailymotion.com/video/x5r3xz_capoeira-angola-do-grupo-sao-bento_music(último acesso em 12/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=p7dWLn_cBas(último acesso em 12/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=dDYqK9tAy_o&feature=related (último acesso em 12/11/2010). 

Atividade 4. Convidando os amigos pra roda (20’).

Nesse momento, estimule as crianças a convidar outros alunos da escola para a roda de capoeira. Combine, coletivamente, um momento para organizarem uma roda e jogarem a capoeira. Por exemplo, cada aluno pode convidar um amigo e ensiná-lo os movimentos que aprendeu. Uma alternativa interessante é deixar previamente combinado com outra turma para participarem ao final da aula.

Recursos Complementares

Sites muito bons para pesquisa:

1. http://caracteristicasdacapoeiraangola.blogspot.com/ (último acesso em 12/11/2010).

2. http://www.cdof.com.br/capoei2.htm(último acesso em 12/11/2010).

3. http://arodacapoeira.no.sapo.pt/mov_basicos.html (último acesso em 12/11/2010).

4. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3712/2553 - sobre a origem dos estilos da capoeira e sobre os instrumentos (último acesso em 12/11/2010).

5. livro sobre capoeira (mestre Bimba e Pastinha) – http://books.google.es/books?id=ErbacXYBB0cC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false (último acesso em 12/11/2010).

6. Vídeo sobre violência na Capoeira Angola http://www.youtube.com/watch?v=dWxfDMyNr08&feature=related  (último acesso em 12/11/2010).

Avaliação

O importante a avaliar é o envolvimento dos alunos no processo de experimentação das músicas, dos movimentos e na partilha de experiências com os colegas. O professor deve enfatizar que esse é o espírito da prática da capoeira e não um espírito de competição a qualquer custo que muitas vezes vemos em outros espaços. Os alunos devem ter espaço, nesse momento, para se manifestarem em relação as suas impressões sobre a aula e ao aprendizado.

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