29/11/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
É interessante que o professor tenha discutido sobre meio ambiente e ecologia em momentos anteriores.
Atividade 1 - Discutir sobre o percurso do lixo na escola
1º Momento - Levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre como deve ser feita a coleta seletiva na escola.
2º Momento - Em uma grande roda, conversar sobre o que é o lixo escolar, como ele é coletado e quais os lugares onde são guardados.
http://4.bp.blogspot.com/_zPuYqPAT3LQ/Sbz6CuJvbSI/AAAAAAAAAK0/Fr___bBwh1Y/s320/roda+de+conversa.jpg
3º Momento - Realizar uma aula passeio pela escola e observar locais dos coletores de lixo, se a escola encontra-se limpa, qual a atitude das pessoas com o lixo etc. Na volta à sala, produzir desenhos representando o percurso realizado no passeio.Por último discutir com o grupo partindo das percepções do mesmo sobre os cuidados com a higiene na escola.
Atividade 2 - Entrevista com profissionais
1º Momento - Propor a entrevista com um auxiliar de limpeza da escola. Escrever um convite para o convidado e entregar em mãos. Em outra oportunidade, convidar outro profissional que trabalhe na coleta de lixo da cidade ou em um órgão relacionado à proteção do meio ambiente.
2º Momento - Convidar um profissional da limpeza (auxiliar de serviços gerais) para conversar com os alunos sobre como é tratado o lixo na escola. As perguntas da entrevista devem ser construídas coletivamente pelos alunos e professor. Durante a conversa, também, deve ser levantada a indicação de um expositor (pessoa de uma instituição coletora de lixo ou de uma instituição voltada para os cuidados com o Meio Ambiente) para falar como deve ser organizada a coleta de lixo em uma escola. Este expositor pode ser também convidado para ajudar na organização de propostas para a coleta seletiva da mesma. Se possível, fotografar a visita e expor em seguida para os alunos apreciarem as fotos.
3º Momento - Organizar a roda de conversa sobre a coleta seletiva, refletindo sobre a idéia de preservação ambiental tendo o ser humano como um dos agentes modificadores do meio ambiente.
Atividade 3 - Coleta seletiva no ambiente escolar
1º Momento - Organizar uma aula passeio pela escola, fazendo uma coleta seletiva dos materiais. Separar o lixo segundo a origem dos materiais: papel, metal, orgânico etc, caso não tenha depósito para colocar o material recolhido, reaproveitar caixas de papelão pintadas com as cores universais da coleta seletiva.
2º Momento - Registrar através de desenhos a experiência descrita acima. Por último, realizar uma exposição com as produções gráficas, textos e fotografias relacionadas ao estudo.
Nos sites a seguir, encontrará mais informações e imagens para enriquecer seu planejamento:
Ao final do processo, perceber se os alunos:
Três estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/11/2012
Cinco estrelasParabéns, adorei as sujestões.
14/06/2012
Uma estrelaachei muito boa e convincente meus parabens.........
16/05/2011
Quatro estrelasOLÁ PROFª ANDRÉA, GOSTEI DO TEMA E DO MODO COMO O DESENVOLVEU. É ATUAL E NECESSÁRIO PARA OS DIAS DE HOJE. REALIZAMOS A COLETA SELETIVA EM NOSSO NÚCLEO TAMBÉM. ABRAÇOS, PROFª OLINDA
22/01/2011
Cinco estrelasA Natal Reciclagem incentiva esta ideia e contribui também como agente do meio ambiente recebendo materiais recicláveis através do Programa DESCARTE VOLUNTÁRIO. Para maiores informações acesse o site http://www.natalreciclagem.com.br . FALE CONOSCO: Rua: Adolfo Gordo, 2279 Bairro: Cidade da Esperança CEP:59070-100 Natal – Rio Grande do Norte Tel.:+55 (84) 9966-4010 Email: atendimento@natalreciclagem.com.br Site: http://www.natalreciclagem.com.br