Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O bem e o mal em “O médico e o monstro”, de Robert Louis Stevenson

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler uma obra da literatura universal;
  • compreender os elementos que compõem a narrativa "O médico e o monstro", de Robert Louis Stevenson;
  • interpretar questões filosóficas relacionadas ao enredo da obra em questão.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer o conceito de tempo não linear da narrativa.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Lendo "O médico e o monstro"

A presente obra é um romance do autor escocês Robert Louis Stevenson, publicado originalmente em 1886. Narra a história de um advogado londrino chamado John Utterson, que investiga acontecimentos estranhos entre o seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e um tal de Edward Hyde, homem desprezível. Essa obra é mundialmente conhecida por representar o fenômeno das múltiplas personalidades, mostrando que uma mesma pessoa por ser boa e má.

É indispensável que a leitura da obra seja feita por todos da turma.

Caso os alunos não adquiram o livro e a biblioteca não o possua em quantidade suficiente, segue o link para download (o presente livro já é de domínio público):

http://www.lisandrosellis.kit.net/obras/medico.e.o.monstro.r.l.stevenson.pdf     Acessado em: 16 nov. 2010. 

Sugerimos, inicialmente, uma leitura não dirigida. Peça aos alunos que anotem, em seus cadernos, as principais passagens do enredo, bem como as dúvidas em relação à história.

O início do romance é considerado, usualmente pelos alunos, como complicado devido ao tempo da história não ser linear. Por isso, estabeleça um período de aproximadamente 15 dias para a leitura individual.

Caso opte por trabalhar a presente obra com alunos do ensino fundamental, há adaptações da mesma para essa idade. São de boa qualidade!

Capa de uma adaptação da obra para alunos de 9 anos: http://www.submarino.com.br/produto/1/223244/medico+e+o+monstro,+o  Acessado em: 15 nov. 2010. 

Professor, durante o período da leitura, instigue os alunos a falar ou sanar dúvidas sobre o enredo, pois eles podem ter dificuldade de perceberem que os personagens Dr. Jekyll e Mr. Hyde são a mesma pessoa. Por isso, empreenda uma boa leitura da obra para que você possa auxiliá-los, sem adiantar os acontecimentos da narrativa.

ATIVIDADE 02

Debatendo a narrativa se Stevenson

http://ikaum.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_pagedir=Next&_c11_BlogPart_handle=cns!5F0B90551B6B2FDA!1219&_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart  Acessado em: 15 nov. 2010. 

Após uma leitura inicial por parte de todos, empreenda um pequeno debate acerca da narrativa, objetivando a oralização acerca das impressões iniciais que tiveram da obra.

Disponha a turma em círculo e permita que todos os alunos tenham espaço para se colocarem. Aqui não será necessário nenhuma produção escrita. O importante é a verificação de leitura, bem como a opinião particular de todos sobre a narrativa.

ATIVIDADE 03

Estudo dirigido

Logo em seguida à atividade anterior, empreenda um estudo dirigido sobre a obra. Organizados em grupos de 4 ou 5 componentes, os alunos deverão discutir as seguintes questões e, em seguida, anotar no caderno as conclusões do grupo:

  1. O que Dr. Henry Jekyll pretendia quando resolveu fazer experiências consigo mesmo?
  2. Por que o Sr. Edward Hyde era menor, mais jovem e tinha aparência diversa da do Dr. Jekyll?
  3. Quais são os sentimentos do Dr. Jekyll em relação ao Sr. Hyde?
  4. Por que Hyde começou a manifestar-se independentemente da vontade do Dr. Jekyll?
  5. Por qual motivo o Dr. Lanyon foi o primeiro a saber das transformações ocorridas com o Dr. Jekyll?
  6. Que atitude tomou Dr. Utterson ao estranhar o conteúdo do testamento do Dr. Jekyll?
  7. Por que o Dr. Jekyll alugou uma casa no Soho?
  8. Quais indícios fizeram com que os empregados da casa acreditassem que o Dr. Jekyll havia sido assassinado?
  9. Como o Dr. Utterson ficou sabendo do segredo do Dr. Jekyll?
  10. Por que Dr. Jekyll decidiu suicidar-se?

Para as questões que constroem uma comparação entre o Do. Jekyll e Mr. Hyde, sugerimos, ainda, que os grupos que façam um quadro comparativo, demonstrando as características físicas e da personalidade de ambos.

(Algumas dessas questões foram baseadas no suplemento da referida obra, STEVENSON, R.L. "O médico e o monstro - São Paulo, Scipione.1997.)

Tais questões não precisam ser, necessariamente, respondidas em formato de questionário. Você poderá indicar que os grupos dissertem em formato de um único texto.

Peça, ainda, que eles insiram fragmentos do texto que comprovem suas respostas ou afirmativas.

http://vozplena.blogspot.com/2009/10/musicas-para-audicao-de-teatro-musical.html    Acessado em: 16 nov. 2010. 

Após a atividade, organize os grupos na sala, de modo que cada um deles fique responsável por algumas das questões propostas. Eles utilizarão o texto como material para uma pequena apresentação. Inicialmente, o grupo falará somente das questões que lhe foram destinadas. Após a fala de todos, permita que alunos de outros grupos façam apontamentos acerca das demais questões.

Posteriormente, recolha os textos/questionários produzidos para que possa empreender suas avaliações.

ATIVIDADE 04

Debatendo a filosofia da obra

Como já afirmamos, a obra de Stevenson enuncia não só questões relativas à dupla personalidade humana, como também alegoriza a ideia do bem o do mal na constuição do mesmo.

A partir desses princípios, organize a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

Os grupos prepararão uma apresentação baseada na leitura da obra, bem como nos seguintes pontos:

  • o ser humano, segundo a opinião expressa na obra, possui sentimentos positivos e nagativos nitidamente separados;
  • como devemos lidar com nossos sentimentos negativos;
  • a atitude do Dr. Jekyll em alterar-se fisicamente para expressar seu lado negativo (possíveis motivos para isso);
  • formas que o Dr. Jekyll poderia ter usado para liberar seu outro lado (sem praticar tanta maldade).

Os alunos poderão preparar cartazes. É importante que eles enriqueçam suas apresentações com exemplos do cotidiano contemporâneo.

A atividade objetiva que todos percebam que há formas de extravasar a tensão sem gerar o mal e a violência, bem como o fato de todos nós possuirmos características boas e ruins que nos constituem.

Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho em cerca de 15 minutos.

Posteriormente, exiba o seguinte desenho animado (adaptação da obra para o desenho Pernalonga):

http://www.youtube.com/watch?v=isP3PElnw5k    Acessado em: 15 nov. 2010 

Para concluir a presente aula, você poderá empreender uma atividade interdisciplinar com um professor de Filosofia. Seriam utilizados trechos do livro que tratam do bem X mal e da moral, tendo em vista a época em que a obra foi escrita.

Indicações de leituras que podem ser utilizadas nessa atividade:

http://www.sel.eesc.usp.br/informatica/graduacao/material/etica/private/o_bem_e_o_mal_na_filosofia.pdf    Acessado em: 17 nov. 2010. 

http://giulianofilosofo.blogspot.com/2007/08/bem-e-mal-o-objeto-da-tica.html    Acessado em: 17 nov. 2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bem_(filosofia)#Conceitua.C3.A7.C3.A3o_de_bem_e_mal     Acessado em: 17 nov. 2010. 

Recursos Complementares

Artigo "O episódio de Freud com a cocaína: o médico e o monstro", de Decio Gurfinkel:

http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v11n3/06.pdf     Acessado em: 15 nov. 2010. 

Artigo "Direito e intolerânci em 'O médico e o monstro', de Robert Louis Stevenson, de Monteiro de Oliveira Júnior:

http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/bh/juarez_monteiro_de_oliveira_junior.pdf     Acessado em: 15 nov. 2010. 

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos:

  • leitura e interpretação da obra "O médico e o monstro";
  • percepção das questões filosóficas relacionadas ao enredo da obra de Stevenson.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • simone Rocha da silva , IMF , Rio de Janeiro - disse:
    simonearocha@hotmail.com

    06/10/2013

    Cinco estrelas

    Foi de grande valia para mim que dou aula de literatura integrada na gramática...Obrigada


  • Elaine Monteiro, E.E.Marinalva G.Colossal da Cunha , São Paulo - disse:
    elaine_232@yahoo.com.br

    12/08/2012

    Cinco estrelas

    Achei a aula completa e bem elaborada. Muito legal passar também o vídeo do pernalongo. E fazer uma discussão com filosofia é bem eficiente. Adorei a criação de cartazes com a apresentação dos diferentes lados. Perfeita!


  • angela, Telemaco , São Paulo - disse:
    angela.soaresdasilva@gmail.com

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades, e as indicções de leituras


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.