17/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
O aluno deverá conhecer o conceito de tempo não linear da narrativa.
ATIVIDADE 01
Lendo "O médico e o monstro"
A presente obra é um romance do autor escocês Robert Louis Stevenson, publicado originalmente em 1886. Narra a história de um advogado londrino chamado John Utterson, que investiga acontecimentos estranhos entre o seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e um tal de Edward Hyde, homem desprezível. Essa obra é mundialmente conhecida por representar o fenômeno das múltiplas personalidades, mostrando que uma mesma pessoa por ser boa e má.
É indispensável que a leitura da obra seja feita por todos da turma.
Caso os alunos não adquiram o livro e a biblioteca não o possua em quantidade suficiente, segue o link para download (o presente livro já é de domínio público):
http://www.lisandrosellis.kit.net/obras/medico.e.o.monstro.r.l.stevenson.pdf Acessado em: 16 nov. 2010.
Sugerimos, inicialmente, uma leitura não dirigida. Peça aos alunos que anotem, em seus cadernos, as principais passagens do enredo, bem como as dúvidas em relação à história.
O início do romance é considerado, usualmente pelos alunos, como complicado devido ao tempo da história não ser linear. Por isso, estabeleça um período de aproximadamente 15 dias para a leitura individual.
Caso opte por trabalhar a presente obra com alunos do ensino fundamental, há adaptações da mesma para essa idade. São de boa qualidade!
Capa de uma adaptação da obra para alunos de 9 anos: http://www.submarino.com.br/produto/1/223244/medico+e+o+monstro,+o Acessado em: 15 nov. 2010.
Professor, durante o período da leitura, instigue os alunos a falar ou sanar dúvidas sobre o enredo, pois eles podem ter dificuldade de perceberem que os personagens Dr. Jekyll e Mr. Hyde são a mesma pessoa. Por isso, empreenda uma boa leitura da obra para que você possa auxiliá-los, sem adiantar os acontecimentos da narrativa.
ATIVIDADE 02
Debatendo a narrativa se Stevenson
http://ikaum.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_pagedir=Next&_c11_BlogPart_handle=cns!5F0B90551B6B2FDA!1219&_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart Acessado em: 15 nov. 2010.
Após uma leitura inicial por parte de todos, empreenda um pequeno debate acerca da narrativa, objetivando a oralização acerca das impressões iniciais que tiveram da obra.
Disponha a turma em círculo e permita que todos os alunos tenham espaço para se colocarem. Aqui não será necessário nenhuma produção escrita. O importante é a verificação de leitura, bem como a opinião particular de todos sobre a narrativa.
ATIVIDADE 03
Estudo dirigido
Logo em seguida à atividade anterior, empreenda um estudo dirigido sobre a obra. Organizados em grupos de 4 ou 5 componentes, os alunos deverão discutir as seguintes questões e, em seguida, anotar no caderno as conclusões do grupo:
Para as questões que constroem uma comparação entre o Do. Jekyll e Mr. Hyde, sugerimos, ainda, que os grupos que façam um quadro comparativo, demonstrando as características físicas e da personalidade de ambos.
(Algumas dessas questões foram baseadas no suplemento da referida obra, STEVENSON, R.L. "O médico e o monstro - São Paulo, Scipione.1997.)
Tais questões não precisam ser, necessariamente, respondidas em formato de questionário. Você poderá indicar que os grupos dissertem em formato de um único texto.
Peça, ainda, que eles insiram fragmentos do texto que comprovem suas respostas ou afirmativas.
http://vozplena.blogspot.com/2009/10/musicas-para-audicao-de-teatro-musical.html Acessado em: 16 nov. 2010.
Após a atividade, organize os grupos na sala, de modo que cada um deles fique responsável por algumas das questões propostas. Eles utilizarão o texto como material para uma pequena apresentação. Inicialmente, o grupo falará somente das questões que lhe foram destinadas. Após a fala de todos, permita que alunos de outros grupos façam apontamentos acerca das demais questões.
Posteriormente, recolha os textos/questionários produzidos para que possa empreender suas avaliações.
ATIVIDADE 04
Debatendo a filosofia da obra
Como já afirmamos, a obra de Stevenson enuncia não só questões relativas à dupla personalidade humana, como também alegoriza a ideia do bem o do mal na constuição do mesmo.
A partir desses princípios, organize a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
Os grupos prepararão uma apresentação baseada na leitura da obra, bem como nos seguintes pontos:
Os alunos poderão preparar cartazes. É importante que eles enriqueçam suas apresentações com exemplos do cotidiano contemporâneo.
A atividade objetiva que todos percebam que há formas de extravasar a tensão sem gerar o mal e a violência, bem como o fato de todos nós possuirmos características boas e ruins que nos constituem.
Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho em cerca de 15 minutos.
Posteriormente, exiba o seguinte desenho animado (adaptação da obra para o desenho Pernalonga):
http://www.youtube.com/watch?v=isP3PElnw5k Acessado em: 15 nov. 2010
Para concluir a presente aula, você poderá empreender uma atividade interdisciplinar com um professor de Filosofia. Seriam utilizados trechos do livro que tratam do bem X mal e da moral, tendo em vista a época em que a obra foi escrita.
Indicações de leituras que podem ser utilizadas nessa atividade:
http://www.sel.eesc.usp.br/informatica/graduacao/material/etica/private/o_bem_e_o_mal_na_filosofia.pdf Acessado em: 17 nov. 2010.
http://giulianofilosofo.blogspot.com/2007/08/bem-e-mal-o-objeto-da-tica.html Acessado em: 17 nov. 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bem_(filosofia)#Conceitua.C3.A7.C3.A3o_de_bem_e_mal Acessado em: 17 nov. 2010.
Artigo "O episódio de Freud com a cocaína: o médico e o monstro", de Decio Gurfinkel:
http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v11n3/06.pdf Acessado em: 15 nov. 2010.
Artigo "Direito e intolerânci em 'O médico e o monstro', de Robert Louis Stevenson, de Monteiro de Oliveira Júnior:
http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/bh/juarez_monteiro_de_oliveira_junior.pdf Acessado em: 15 nov. 2010.
Ao final das atividades, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/10/2013
Cinco estrelasFoi de grande valia para mim que dou aula de literatura integrada na gramática...Obrigada
12/08/2012
Cinco estrelasAchei a aula completa e bem elaborada. Muito legal passar também o vídeo do pernalongo. E fazer uma discussão com filosofia é bem eficiente. Adorei a criação de cartazes com a apresentação dos diferentes lados. Perfeita!
26/10/2011
Cinco estrelasAdorei as atividades, e as indicções de leituras