Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CAMINHO DO LIXO

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a idéia de preservação do meio ambiente;
  • Conhecer o processo da coleta e o destino do lixo escolar;
  • Identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar.
Duração das atividades
2 a 3 aulas- 30 a 40 min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o professor discuta com o grupo sobre meio ambiente, ação do homem na natureza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Roda de conversa

Primeiro momento

Professor inicie uma discussão com a turma sobre os problemas ambientais da atualidade, usando como recurso imagens (figuras) selecionadas antecipadamente. Procure figuras que representem: aquecimento global, enchentes, rios poluídos, trânsito, lixo na comunidade e lixo na escola e cole em uma cartolina. Mostre as imagens e questione às crianças: o que está acontecendo? Que local é este? Por que será que estes fenômenos estão acontecendo no ambiente? Como as pessoas interferem no ambiente? Valorize as respostas dos alunos e os ajudem a ampliar suas percepções sobre o ambiente, além da própria ampliação da linguagem oral.

http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2010/03/aquecimento_global_2007_geleira.jpg   

http://2.bp.blogspot.com/_Wuxk3pDesj4/S9nPnvq4x6I/AAAAAAAAAJc/4C0y1kAf5ps/s1600/rio_poluido.jpg %20  

http://www.ambiencia.org/site/wp-content/uploads/2009/11/cicarelli_enchente_mat.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_Zv0sFnH5r44/SZXjfSmmKaI/AAAAAAAADkk/p7YWyj1IbsA/s400/Lixo+em+frente+a+escola.jpg  

Segundo momento  

Selecione uma figura que representa o lixo escolar e coloque as crianças para observar e falar em voz alta do que se trata. Em seguida faça as seguintes perguntas, onde o lixo da sua escola fica localizado? Quem produz este lixo? Quem  são as pessoas responsáveis pela coleta do lixo na escola?  Na etapa seguinte,  você mostra as quatro imagens abaixo e solicita que as crianças eliminem aquela que demonstra uma atitude errada na coleta do lixo. Assim, faça uma discussão sobre as atitudes que as pessoas devem ter com a coleta e em seguida coordene a produção de um texto coletivo, refletindo a ideia do grupo sobre a coleta do lixo escolar.

http://4.bp.blogspot.com/_EVh57O2ywsc/SLlhRlguwTI/AAAAAAAAADQ/ozIOfhX1yFI/s320/lixo+de+cor.jpg  

http://magnificos06.files.wordpress.com/2007/06/lixo1.jpg 

http://www.acessa.com/direitoshumanos/arquivo/colabore/2005/09/05-casamundo/doe_seu_lixo.gif 

http://www.voluntariosemacao.org.br/files/lixo.jpg  

Atividade 2- O destino do lixo escolar

Primeiro momento

Inicie com uma roda de conversa, retomando a temática do lixo escolar. Faça as seguintes questões para direcionar a conversa: onde localizam-se os coletores de lixo na nossa escola? Como os auxiliares de limpeza coletam o lixo da escola, onde é depositado o lixo? Como o lixo é transportado pelo serviço público da prefeitura? Quanto "pesa", aproximadamente, o lixo coletado em um dia na escola? Quanto será o peso do lixo em uma semana? Para onde é levado o lixo: aterro sanitário ou lixão? Registre as respostas dos alunos em um cartaz.

Segundo  momento

Após as discussões e relatos dos alunos, proponha que desenhem momentos da produção e da coleta do lixo na escola. Ao final, cada aluno mostra sua produção e comenta o que desenhou, demonstrando as suas constatações e inferências.

Terceiro  momento

Professor proponha a pesagem do lixo diário e semanal da sala de aula. Peça ajuda a outro profissional e tenha alguns cuidados de higiene ao manusear o lixo, como por exemplo, as crianças e os adultos devem usar luvas, sacos plásticos, lavar as mãos após a atividade. Em uma balança convencional, o profissional da escola verifica as medidas, os alunos e professor observam e fazem comentários. Para essa atividade,  o lixo da lixeira da sala de aula é colocado em saco plástico bem resitente, após a pesagem, o professor e os alunos elaboram  uma tabela,  representando o que foi verificado (ver exemplo a seguir). Esta atividade deverá ser rápida, pois o lixo, inevitavelmente, emite odor, de preferência fazer fora da sala de aula. Ao final de duas semanas, analisar os dados da tabela e refletir sobre a produção do lixo da sala de aula. 

LIXO ESCOLAR

PESAGEM DIÁRIA- LIXEIRA DA SALA

PESAGEM SEMANAL- LIXO DA ESCOLA

PRIMEIRO DIA

                   1KG

------------------------------------------

SEGUNDO DIA

                   1,5 KG

------------------------------------------

PRIMEIRA SEMANA

---------------------------------

        10 KG

SEGUNDA SEMANA

---------------------------------

        12 KG

  • Analisar a tabela: A turma verifica em cada dia o peso do lixo da sala; confronta o peso e verifica qual o dia que o lixo ficou mais pesado; tenta lembrar qual a atividade desenvolvida que resultou em uma diferença no peso.
Recursos Complementares

Nos sites a seguir você poderá encontrar outras informações, imagens e textos para fundamentar seus projetos, confira:

http://www.recicloteca.org.br/  

http://www.lixo.com.br/ 

Avaliação

Ao final do estudo, verificar:

  1. a participação dos alunos na roda de conversa;
  2. a compreensão do processo de coleta do lixo escolar;
  3. os questionamentos que foram realizados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.