02/12/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
É interessante que o professor discuta com o grupo sobre meio ambiente, ação do homem na natureza.
Atividade 1- Roda de conversa
Primeiro momento
Professor inicie uma discussão com a turma sobre os problemas ambientais da atualidade, usando como recurso imagens (figuras) selecionadas antecipadamente. Procure figuras que representem: aquecimento global, enchentes, rios poluídos, trânsito, lixo na comunidade e lixo na escola e cole em uma cartolina. Mostre as imagens e questione às crianças: o que está acontecendo? Que local é este? Por que será que estes fenômenos estão acontecendo no ambiente? Como as pessoas interferem no ambiente? Valorize as respostas dos alunos e os ajudem a ampliar suas percepções sobre o ambiente, além da própria ampliação da linguagem oral.
http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2010/03/aquecimento_global_2007_geleira.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_Wuxk3pDesj4/S9nPnvq4x6I/AAAAAAAAAJc/4C0y1kAf5ps/s1600/rio_poluido.jpg %20
http://www.ambiencia.org/site/wp-content/uploads/2009/11/cicarelli_enchente_mat.jpg
Segundo momento
Selecione uma figura que representa o lixo escolar e coloque as crianças para observar e falar em voz alta do que se trata. Em seguida faça as seguintes perguntas, onde o lixo da sua escola fica localizado? Quem produz este lixo? Quem são as pessoas responsáveis pela coleta do lixo na escola? Na etapa seguinte, você mostra as quatro imagens abaixo e solicita que as crianças eliminem aquela que demonstra uma atitude errada na coleta do lixo. Assim, faça uma discussão sobre as atitudes que as pessoas devem ter com a coleta e em seguida coordene a produção de um texto coletivo, refletindo a ideia do grupo sobre a coleta do lixo escolar.
http://4.bp.blogspot.com/_EVh57O2ywsc/SLlhRlguwTI/AAAAAAAAADQ/ozIOfhX1yFI/s320/lixo+de+cor.jpg
http://magnificos06.files.wordpress.com/2007/06/lixo1.jpg
http://www.acessa.com/direitoshumanos/arquivo/colabore/2005/09/05-casamundo/doe_seu_lixo.gif
http://www.voluntariosemacao.org.br/files/lixo.jpg
Atividade 2- O destino do lixo escolar
Primeiro momento
Inicie com uma roda de conversa, retomando a temática do lixo escolar. Faça as seguintes questões para direcionar a conversa: onde localizam-se os coletores de lixo na nossa escola? Como os auxiliares de limpeza coletam o lixo da escola, onde é depositado o lixo? Como o lixo é transportado pelo serviço público da prefeitura? Quanto "pesa", aproximadamente, o lixo coletado em um dia na escola? Quanto será o peso do lixo em uma semana? Para onde é levado o lixo: aterro sanitário ou lixão? Registre as respostas dos alunos em um cartaz.
Segundo momento
Após as discussões e relatos dos alunos, proponha que desenhem momentos da produção e da coleta do lixo na escola. Ao final, cada aluno mostra sua produção e comenta o que desenhou, demonstrando as suas constatações e inferências.
Terceiro momento
Professor proponha a pesagem do lixo diário e semanal da sala de aula. Peça ajuda a outro profissional e tenha alguns cuidados de higiene ao manusear o lixo, como por exemplo, as crianças e os adultos devem usar luvas, sacos plásticos, lavar as mãos após a atividade. Em uma balança convencional, o profissional da escola verifica as medidas, os alunos e professor observam e fazem comentários. Para essa atividade, o lixo da lixeira da sala de aula é colocado em saco plástico bem resitente, após a pesagem, o professor e os alunos elaboram uma tabela, representando o que foi verificado (ver exemplo a seguir). Esta atividade deverá ser rápida, pois o lixo, inevitavelmente, emite odor, de preferência fazer fora da sala de aula. Ao final de duas semanas, analisar os dados da tabela e refletir sobre a produção do lixo da sala de aula.
LIXO ESCOLAR |
PESAGEM DIÁRIA- LIXEIRA DA SALA |
PESAGEM SEMANAL- LIXO DA ESCOLA |
PRIMEIRO DIA |
1KG |
------------------------------------------ |
SEGUNDO DIA |
1,5 KG |
------------------------------------------ |
PRIMEIRA SEMANA |
--------------------------------- |
10 KG |
SEGUNDA SEMANA |
--------------------------------- |
12 KG |
Nos sites a seguir você poderá encontrar outras informações, imagens e textos para fundamentar seus projetos, confira:
Ao final do estudo, verificar:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2015
Quatro estrelasMUITO BOM. VALE A PENA CONFERIR !!!!