Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COLETA SELETIVA EM CASA

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a ideia de preservação do meio ambiente;
  • Identificar o processo de coleta seletiva do lixo em casa;
  • Separar os materiais segundo sua origem ( papel, metal, plástico, orgânico etc).
Duração das atividades
2 a 3 aulas, 30 a 40 min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante discutir previamente alguns conceitos como: preservação do ambiente, reaproveitamento e reciclagem de materiais.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Representação do lixo na casa da criança

1º Momento - Professor, durante a roda de conversa, solicite às crianças que observem em suas casas como é tratado o lixo. Em seguida, peça que desenhem como é tratado o lixo doméstico, se possível, expor os desenhos na sala de aula. A exposição será necessária para que, ao término do trabalho, o professor reflita com as crianças os seus novos conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e coleta do lixo doméstico.

2º Momento - Professor ensine às crianças o processo da coleta  de lixo e delegue a elas o papel de ensinar aos seus pais como fazer a coleta seletiva em suas casas,  como o lixo pode ser separado em 5 grupos:  papel, vidro, metal, plástico e orgânico.

Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo (cores convencionais):

1 - Lixeira azul: destinada para papel e papelão;

2 - Lixeira verde: destinada para vidros e cristais;

3 - Lixeira vermelha:  para as embalagens de plástico;

4 - Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço;

5 - Lixeira marron: para os restos de comidas, ou seja, para a matéria orgânica, como também para outros tipos de restos como: planta, tampa, cortiça, tela, terra, cinza, ponta de cigarro etc.

6 - Lixeiras complementares: para coletar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

http://www.equiperepresentacoes.com.br/MyImages/Lixeira%20Coleta%20Celetiva.JPG 

4º Momento - Organize uma aula de desenho para que as crianças possam comparar o que elas pensavam antes sobre a coleta seletiva e depois do estudo. Fazer uma exposição de desenhos (o primeiro e o último desenho de cada aluno) para que os mesmos possam refletir sobre o aprendizado acerca do assunto.

ATIVIDADE 2 - Envolvendo os pais na coleta seletiva

1º Momento - O professor e as crianças escrevem um convite para os pais, para que os mesmos possam visitar a exposição de desenhos organizada pelos filhos. O professor  deve valorizar a visita dos pais na escola, isso faz parte da participação da familia no contexto escolar.

2º Momento - No dia da exposição, as crianças explicam para os seus familiares como deve ser organizada a coleta seletiva em sua casa, para que possamos preservar o meio ambiente começando pela nossa própria residência.

Recursos Complementares

Para outras informações e textos sobre coleta seletiva, acesse os seguintes sites:

www.lixo.com.br 

www.recicloteca.org.br/ 

Avaliação

Ao final do processo, observar se o aluno conseguiu:

  1. perceber os procedimentos para a coleta seletiva em casa;
  2. diferenciar os materiais entre si (metal, plástico, papel etc);
  3. preocupar-se de forma responsável pela produção e destino do lixo doméstico;
  4. expressar suas ideias através do desenho.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • filipe, AAbreu , Rio de Janeiro - disse:
    anjim.2012@gmail.com

    13/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito gratificante e importante a conscientização a respeito de reciclagem.


  • Elenilce Silva E Oliveira, emef professor Dantés , São Paulo - disse:
    elenilce.oliveira@hotmail.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Mto boa a aula ,importante o envolvimento dos pais na coleta seletiva valorizando a visita dos pais na escola ,inserindo sempre a familia no contexto escolar


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.