30/11/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
É interessante discutir previamente alguns conceitos como: preservação do ambiente, reaproveitamento e reciclagem de materiais.
ATIVIDADE 1 - Representação do lixo na casa da criança
1º Momento - Professor, durante a roda de conversa, solicite às crianças que observem em suas casas como é tratado o lixo. Em seguida, peça que desenhem como é tratado o lixo doméstico, se possível, expor os desenhos na sala de aula. A exposição será necessária para que, ao término do trabalho, o professor reflita com as crianças os seus novos conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e coleta do lixo doméstico.
2º Momento - Professor ensine às crianças o processo da coleta de lixo e delegue a elas o papel de ensinar aos seus pais como fazer a coleta seletiva em suas casas, como o lixo pode ser separado em 5 grupos: papel, vidro, metal, plástico e orgânico.
Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo (cores convencionais):
1 - Lixeira azul: destinada para papel e papelão;
2 - Lixeira verde: destinada para vidros e cristais;
3 - Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico;
4 - Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço;
5 - Lixeira marron: para os restos de comidas, ou seja, para a matéria orgânica, como também para outros tipos de restos como: planta, tampa, cortiça, tela, terra, cinza, ponta de cigarro etc.
6 - Lixeiras complementares: para coletar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.
http://www.equiperepresentacoes.com.br/MyImages/Lixeira%20Coleta%20Celetiva.JPG
4º Momento - Organize uma aula de desenho para que as crianças possam comparar o que elas pensavam antes sobre a coleta seletiva e depois do estudo. Fazer uma exposição de desenhos (o primeiro e o último desenho de cada aluno) para que os mesmos possam refletir sobre o aprendizado acerca do assunto.
ATIVIDADE 2 - Envolvendo os pais na coleta seletiva
1º Momento - O professor e as crianças escrevem um convite para os pais, para que os mesmos possam visitar a exposição de desenhos organizada pelos filhos. O professor deve valorizar a visita dos pais na escola, isso faz parte da participação da familia no contexto escolar.
2º Momento - No dia da exposição, as crianças explicam para os seus familiares como deve ser organizada a coleta seletiva em sua casa, para que possamos preservar o meio ambiente começando pela nossa própria residência.
Para outras informações e textos sobre coleta seletiva, acesse os seguintes sites:
Ao final do processo, observar se o aluno conseguiu:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/06/2012
Quatro estrelasMuito gratificante e importante a conscientização a respeito de reciclagem.
21/03/2011
Cinco estrelasMto boa a aula ,importante o envolvimento dos pais na coleta seletiva valorizando a visita dos pais na escola ,inserindo sempre a familia no contexto escolar