Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O maior órgão de nosso corpo: a pele

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância da pele para os seres humanos; Explicar as principais funções da pele. Identificar os principais tipos de célula da pele. Comparar a pele humana com a de outros seres vivos. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de identificar células, bem como compreender o que é um órgão.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Sistema Tegumentar - Pele             

A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial, a epiderme, e uma porção conjuntiva, a derme. Abaixo, em continuidade com a derme, está a hipoderme que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve-lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes.   

Funções:

  • Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra o atrito;
  • Serve como grande receptor para as sensações gerais (dor, pressão, tato, temperatura);
  • Colabora na termorregulação  do corpo;
  • Participa na excreção de várias substâncias;
  • Proteção contra os raios ultravioleta;
  • Formação da vitamina D3;
  • Importante papel nas respostas imunitárias do organismo.
  • Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.   

Epiderme:      

A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa. Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada.   

Derme:   

É o tecido conjuntivo sobre o qual se apóia a epiderme. O tecido conjuntivo propriamente dito apresenta-se de muitas formas, as quais são caracterizadas pelos tipos de células que as compõe e pelas fibras. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa. Sua superfície externa é irregular, observando saliências chamadas de papilas dérmicas. As papilas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele. A camada reticular é mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso. Ambas as camadas contêm muitas fibras elásticas, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Além dos vasos sanguíneos e linfáticos, e dos nervos, também são encontradas na derme as seguintes estruturas: pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas.   

Hipoderme:   

Também chamado de tecido subcutâneo, é formado por tecido conjuntivo frouxo. É a camada responsável pelo deslizamento da pele sobre estruturas na qual se apóia. Dependendo do grau e nutrição do organismo, a hipoderme poderá ter uma camada variável de tecido adiposo que, quando desenvolvida, constitui o panículo adiposo. O panículo adiposo proporciona proteção contra o frio. A hipoderme é rica em células que armazenam gordura (adipócito). A hipoderme tem como função a reserva energética, proteção contra choque mecânico e isolante térmico.

Retirado de: http://www.afh.bio.br/sentidos/img/sentidos%20pele.jpg (consultado em 15/11/10, às 18h21min).    

Adaptado de: http://histologia.fateback.com/pele.html (consultado em 08/11/10, às 22h27min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos: 

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividades práticas de observação de tipos de pele, diferenciação de peles de animais diversos, além de leitura e interpretação de texto e vídeos sobre o assunto e discussões acerca dos mesmos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo através de incentivo às discussões entre os alunos, apresentação de atividades práticas sobre a pele para a turma, comparando tipos de pele, além de leitura e interpretação de texto e apresentação de vídeos sobre o assunto.   

Atividade prática 1: Observando os diferentes tipos de pele             

Professor, num primeiro momento da aula, pergunte à turma se eles sabem qual é o maior órgão do corpo humano. É possível que os alunos digam que é o pulmão, fígado ou coração. Deixe que eles se manifestem, despertando sua curiosidade. Depois de um tempo, explique que a pele é esse órgão e é responsável por uma série de funções, como proteção e produção de vitaminas. Pergunte se eles sabem para que serve a pele e deixe que eles dêem suas opiniões.             

Depois deste momento de sondagem inicial, divida a turma em duplas e entregue uma lupa para cada dupla, juntamente com duas tiras de papel toalha. Peça que os alunos façam anotações de acordo com as seguintes observações:

- Diferenças entre a pele da mão, palma da mão, braço, perna e pé.

- Textura da pele (para isso puxe com delicadeza a pele da mão).

- Tonalidade da pele.

- Diferença de tonalidade de braços, pernas e palma da mão e pé.

- Diferenças encontradas no colega.

- Se a pele tem muitos pêlos, ou outras diferenças.   

Com o papel toalha, peça que os alunos friccionem o rosto e observem o grau de oleosidade.

Após essas observações, discuta os resultados com a turma. Pergunte as características que observaram, e quais as conclusões que tiraram a respeito da pele. Peça que as duplas façam no caderno um esquema das observações que fizeram. Promova uma discussão entre as duplas, de forma que os alunos possam expor uns para os outros, o que conseguiram aprender com a atividade.   

Atividade prática 2: As peles de outros seres vivos             

Professor, após as discussões sobre a primeira atividade prática, proponha para a turma mais uma atividade, em que poderão comparar a pele de diversos animais diferentes. Para esta atividade, você precisará providenciar os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Imagens de invertebrados (abelhas, besouros), anfíbios, répteis (serpentes, lagartos, crocodilos), aves e mamíferos.   

Invertebrado: Besouro

Retirado de: http://2.bp.blogspot.com/_5dFiZGl0Drc/SvrslR1oMwI/AAAAAAAAACE/vcZlf51cg6U/s400/besouro (consultado em 08/11/10, às 22h50min).    

Anfíbio: perereca

Retirado de: http://www.digitalphoto.pl/foto_galeria/2206_2006-0221.JPG (consultado em 08/11/10, às 22h51min).    

Réptil: Jacaré

Retirado de: http://www.ninha.bio.br/biologia/repteis_anfibios/reptil%20jacare%20do%20papo%20amarelo.jpg (consultado em 08/11/10, às 22h52min).    

Ave

Retirado de: http://static.commentcamarche.net/pt.kioskea.net/actualites/images/CNG.e61716af933da42db6979ae6005046eb.381-photo0.jpg (consultado em 08/11/10, às 22h53min).    

Mamífero: Rinoceronte

Retirado de: http://colunas.epoca.globo.com/viajologia/files/2009/04/dsc_0450-web60.jpg (consultado em 08/11/10, às 22h54min).    

Entregue as imagens para as duplas e peça que eles as observem e anotem suas características. Em seguida, peça que comparem a pele desses animais com a pele humana.

Depois de as duplas discutirem entre si, converse com a turma sobre as observações que fizeram. Explique que os invertebrados não possuem pele, sua estrutura externa é chamada exoesqueleto, ou seja, esqueleto externo. A pele dos anfíbios é muito delicada e fina, o que lhes permitem trocas gasosas. A pele dos répteis pode ser um tipo de couro (lagartos e serpentes), ou composta de placas dérmicas (crocodilos), o que lhes confere essa aparência. E, ao contrário do que muitos pensam, a pele de lagartos e serpentes não é úmida, ela tem brilho como nossas unhas e cabelo, e esse brilho é devido a uma substância chamada queratina. A pele das aves não fica visível, ela está recoberta por penas que são semelhantes aos nossos pêlos. Já a pele dos mamíferos apresenta características únicas: pêlos e glândulas mamárias. Essas características os diferenciam dos outros vertebrados.   

Atividade prática 3: Observando as glândulas sebáceas             

Professor, após as discussões sobre as diferenças entre peles de animais, proponha mais uma atividade prática de observação de glândulas sebáceas. Para tanto, você precisará providenciar:   

Materiais necessários:

- Álcool etílico

- Algodão

- Solução fraca de detergente e água (uma gota num copo de água)

- Conta-gotas   

Modo de preparar:   

Peça às duplas que um colega ponha as mãos na mesa com a palma virada para cima. O outro deverá esfregar um algodão embebido em álcool em uma das mãos do primeiro. Com isso, o sebo e o suor serão removidos da palma da mão. Em cada uma das mãos, coloque duas ou três gotas de uma solução fraca de detergente, que proporcionará um resultado melhor do que a água. Veja o que aconteceu às gotas de cada mão. Elas permanecem como bolhas arredondadas, repelidas pela pele impermeável (como acontece com gotas de óleo em água)? Ou se espalham e encharcam a pele, que perdeu suas propriedades impermeáveis?   

Na verdade, a pele humana é “à prova de chuveiro”, e não totalmente à prova de água. Após um mergulho prolongado numa banheira, o sebo é lavado. A água pode, então, penetrar na pele, encharcando-a e enrugando-a. As glândulas sebáceas produzem uma substância oleosa chamada sebo, que se mistura ao suor e se espalha pela pele, tornando-a flexível e impermeável.

Desta forma, será que é saudável para a pele tomar banhos muito demorados? Deixe a turma discutir sobre isso. Explique que o sabão retira a camada de sebo sobre a pele, deixando-a desprotegida e permitindo que a água penetre. Lembre a turma que como a pele é um dos maiores órgãos do corpo, também pode ter vários organismos vivendo sobre ela, como bactérias. Quando ocorre algum desequilíbrio nas defesas do organismo, algumas bactérias e fungos podem se instalar e colonizar a pele humana.   

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões sobre as atividades práticas, faça com a turma uma leitura oral do texto abaixo, retirando as dúvidas que restaram sobre a pele. Promova uma pequena discussão na sala, de forma que os alunos possam se manifestar e expor suas opiniões. Depois eles deverão escrever no caderno um pequeno resumo sobre o texto.

Por que temos que tomar banho?

Saiba que a responsável por essa exigência é a sua pele.

Chegou a hora de saber por que você, que faz de tudo para se manter limpinho, é obrigado a tomar todos os dias aquela boa chuveirada. A responsável por essa exigência, anote, não é a sua mãe, é a sua pele, a barreira natural à entrada de micro-organismos no corpo.

Há na pele as células que formam a epiderme (a camada mais externa da pele, essa que tocamos), que é como um tecido mesmo, como o de nossas roupas. Sobre as células da epiderme há uma camada de queratina, uma proteína que não deixa passar água para o lado de dentro. Além disto, ainda temos os poros – os pequeninos orifícios por onde sai o suor – e as glândulas sebáceas, que acompanham os pêlos que recobrem toda a superfície do corpo, exceto a palma da mão e a sola dos pés. Todos os dias nossa pele é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.

Uma coisa que nem todo mundo sabe é que sobre a nossa pele e mucosas – mucosa é a pele fininha e úmida, como a da boca e a do interior do nariz – existem bactérias chamadas comensais, isto é, bactérias que convivem conosco sem necessariamente causarem doença. Elas têm uma função importante: não permitir que outros micro-organismos mais perigosos à saúde se estabeleçam na pele e mucosas. Se as comensais não estiverem presentes em número adequado, o equilíbrio entre a proteção e agressão é rompido e podemos adoecer.

Mãos à água!   

Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar microorganismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das mãos é diferente do restante do corpo, e pode ser lavada mais vezes.

Se deixarmos que os resíduos naturais da pele se acumulem (suor, sebo, células mortas), as bactérias comensais podem se multiplicar de forma descontrolada e danificar a pele, além de abrir espaço para outras bactérias mais nocivas. Desta forma, abrem-se feridas na nossa pele, permitindo a entrada de microorganismos indesejados em nosso corpo.

Logo, tomar banho não é só para ficar cheiroso. Mas se você estiver cheirando mal significa que muitas bactérias e restos de pele se acumularam. A saída é procurar o chuveiro mais próximo.

Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais acumulados e o equilíbrio entre as comensais e a pele é mantido. Mas, cuidado! O banho em excesso pode matar as bactérias comensais, e isso não é nada bom. Lembre-se que as comensais são importantes na defesa contra outros microorganismos, mas elas mesmas podem causar doenças quando em número excessivo. Basta um pouco de sabonete comum e água para limparmos a pele e mantermos as bactérias que nos protegem no número certo. E aí, está precisando de uma chuveirada?!

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/176/por-que-temos-que-tomar-banho/?searchterm=pele (consultado em 08/11/10, às 23h39min).              

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Após a leitura e discussão do texto, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto da aula, pedindo que assistam com muita atenção, anotando no caderno os aspectos mais importantes.             

Depois, cada aluno deverá escrever um texto contando o que aprendeu nos vídeos que viu.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

O corpo humano - 11 - Pele - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=8MF6ooM4lIQ (consultado em 08/11/10, às 23h40min).    

O corpo humano - 11 - Pele - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=5p-5HtKuu0U&feature=related (consultado em 08/11/10, às 23h41min).    

O corpo humano - 11 - Pele - Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=7zsEzq6mGDc&feature=related (consultado em 08/11/10, às 23h42min).    

Corpo Humano - 26 A Pele (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=Ytsu3KvO-_o&feature=related (consultado em 08/11/10, às 23h43min).    

Corpo Humano - 26 A Pele (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=Un4ZyG67ARk&feature=related (consultado em 08/11/10, às 23h44min).    

Corpo Humano - 26 A Pele (3 de 3)- http://www.youtube.com/watch?v=p5KzsixoO1w&feature=related (consultado em 08/11/10, às 23h45min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que poderão ser usados na aula caso seja necessário:  

http://www.afh.bio.br/tegumentar/tegumentar.asp (consultado em 08/11/10, às 23h46min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/208/ai-ui-estou-ardendo (consultado em 08/11/10, às 23h47min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/198/como-funciona-o-protetor-solar/?searchterm=pele (consultado em 08/11/10, às 23h48min).    

http://historia.abril.com.br/cotidiano/livros-eram-encapados-pele-humana-434664.shtml (consultado em 08/11/10, às 23h49min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/corpo-humano-e-saude/o-condominio-chamado-corpo-humano/o-condominio-chamado-corpo-humano-0/?searchterm=pele (consultado em 08/11/10, às 23h50min).    

http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111179.shtml (consultado em 08/11/10, às 23h51min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo monte uma cartilha informativa, contendo cuidados que devemos ter com nossa pele, motivos de devermos tomar banho todos os dias, além de informações sobre os componentes da pele. Para tanto, os alunos poderão consultar livros e revistas na biblioteca da escola ou trazer material de casa. As cartilhas deverão estar bem ilustradas.

Depois de prontas, exponha-as para outras turmas da escola, para divulgar os conhecimentos dos alunos e avaliar como foi o processo de ensino-aprendizagem da turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.