Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dia 25 de novembro – dia nacional do doador de sangue

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estudar sobre a doação de sangue; como é feito o processo;
  • Conhecer os benefícios da doação de sangue às pessoas que recebem a doação;
  • Discutir sobre a importância da doação de sangue;
  • Conhecimento das contrapartidas para os doadores de sangue;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir panfletos que abordem o tema das aulas e que incentive os adultos a serem doadores de sangue.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.  

Motivação

Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos o vídeo “Doação de Sangue“ (Fig.1), conforme postado abaixo.   

O referido vídeo, com duração de nove minutos, fala sobre a importância da doação de sangue e esclarece alguns mitos que muitas pessoas acreditam ser verdadeiros.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EKhyzlFp7fk 

Figura 1 – Imagem do vídeo “Doação de Sangue“    

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EKhyzlFp7fk  

Acesso em: 26. Out. 2010.     

Observação: O vídeo apresenta alguns textos. Assim, se o professor considerar necessário poderá ler as frases aos alunos, ou mostrar o vídeo duas vezes, para não correr o risco de que eles não façam a leitura de todas as frases.

Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo abordado no vídeo e à temática central da aula.

Para isso, sugerimos algumas perguntas norteadoras:     

- Vocês conhecem alguém que é doador de sangue? Quem?

- Conhecem alguém que já precisou de doação de sangue? Quem?

- Por que a doação de sangue é importante?

- De acordo com o vídeo, qualquer pessoa pode doar sangue? Por quê?

- Quais são os benefícios para quem recebe uma doação de sangue? E para quem doa?

- Vocês têm alguma dúvida sobre o que foi mostrado no vídeo?

- Há algo que queiram compartilhar?    

 Feito isso, o professor deverá dizer que, por meio das próximas atividades, os alunos conhecerão um pouco mais sobre esse assunto.   

Sugerimos que os alunos sejam organizados em grupos de quatro integrantes para a realização das próximas atividades.    

Sugestão:O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Atividade 1

Nesse momento, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos, para que cada um dos grupos possa fazer a leitura de um texto que aborde a temática da aula – Doação de Sangue. Os textos versam sobre a importância da doação de sangue, os requisitos que uma pessoa deve ter para ser um doador, relatos de pessoas que precisaram de doação de sangue e a informação de que no dia 25 de novembro comemora-se “Dia nacional do doador de sangue”.  

Importante:  Sugerimos que o professor entregue aos grupos um texto distinto (dos que estão sugeridos abaixo). Observamos que, os textos poderão ser trabalhados por mais de um grupo!

Texto: “Doação de Sangue” (Fig.2)  

http://www.mundoeducacao.com.br/saude-bem-estar/doacao-sangue.htm 

Figura 2 – Imagem do texto “Doação de Sangue”

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/saude-bem-estar/doacao-sangue.htm  

Acesso em: 26. Out. 2010.

Texto: Benefícios para Candidatos a Doação de Sangue

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=34951&janela=1 

Texto: Seja um doador 

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=27519&janela=1 

Texto: Compartilhe a experiência de doar sangue

http://leonardof.org/2009/06/27/compartilhe-a-experiencia-de-doar-sangue/ 

Texto: “Dia Nacional do Doador de Sangue” (Fig.3)  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/novembro/dia-nacional-do-doador-de-sangue.php 

Figura 3 – Imagem do texto “Dia Nacional do Doador de Sangue”

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/novembro/dia-nacional-do-doador-de-sangue.php  

Acesso em: 26. Out. 2010.

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo. 

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?

- Qual é o propósito do texto?

Os alunos poderão responder cada uma dessas perguntas em seus cadernos, e no momento da discussão que será conduzida pelo professor, eles poderão respondê-las e compartilhá-las oralmente. Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.  

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- Por que doar sangue é importante?

- Quem precisa receber doação de sangue?

- Vocês já conheciam os pré-requisitos para poder doar sangue? 

 - Qualquer pessoa pode ser um doador de sangue? Por quê?

- Há uma idade inicial para seu doador de sangue?

- Existem riscos para o doador de sangue? Por quê?

- Em todos os lugares do Brasil há espaços para doação de sangue?

- Por que foi criado o dia nacional do doador de sangue?

- O que acharam dos relatos das pessoas que já doaram sangue?

- Há algo que queiram compartilhar?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade. Feito isso, os alunos serão convidados a desenvolver a próxima atividade.

Atividade 2 

Dando prosseguimento à aula, sugerimos que o professor peça para que os alunos construam, de maneira coletiva, um panfleto informativo sobre Doação de Sangue. 

No panfleto deverá conter informações sobre a importância da doação de sangue, e dos requisitos necessários para realizar a doação, conforme roteiro postado abaixo.

Roteiro da Produção dos Panfletos:

- Porque é importante doar sangue?

- Quem necessita de doação de sangue?

- Quem pode ser doador (requisitos – idade mínima, características de saúde - uso de medicamentos entre outras informações )?

-Qual dia é comemorado o dia nacional do doador de sangue?   

A estrutura do panfleto poderá ser como mostra a figura 4:

Figura 4 – Modelo de estrutura do panfleto

Fonte: Do autor     

Importante: A referência (endereço eletrônico) de onde as informações foram extraídas deverá constar nos panfletos! Os panfletos poderão ser confeccionados no computador e depois impressos, se possível.  

Atividade 3

Entrega dos panfletos Como o público destinado dos panfletos são pessoas com idade superior a 18 anos, entre outros requisitos, sugerimos que os alunos façam a distribuição destes na rua da escola sob a supervisão do professor e alguns funcionários da escola, e também aos professores e funcionários da escola, bem como a seus familiares e vizinhos. Dessa maneira, os alunos estarão divulgando o material que elaboraram, além de participar ativamente como cidadãos críticos e participativos, em prol de uma causa muito importante – doação de sangue.   

Dica: A distribuição dos panfletos poderá ocorrer no dia 25 de novembro – dia nacional do doador de sangue! No dia da entrega, o professor poderá entrar em contato com o Hemocentro da cidade, para ver a possibilidade de ir à escola alguns enfermeiros para tirar dúvidas da população e até mesmo preparados para colher sangue.

Recursos Complementares
  • Estão sugeridos abaixo outros links de vídeo que versam sobre a temática da doação de sangue:   

Link do vídeo “Curta metragem sobre Doação de Sangue”:

http://www.youtube.com/watch?v=SXeOMIVC08k&feature=related      

Link do vídeo “Doação de Sangue – Agência ELO”:

http://www.youtube.com/watch?v=gFzyvarSbWE&feature=related 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância que existe na doação de sangue.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Como é feito o processo da doação de sangue;
  • Conhecimento dos benefícios da doação de sangue às pessoas que recebem a doação;
  • Discussão sobre a importância da doação de sangue;
  • Conhecimento das contrapartidas para os doadores de sangue;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de panfletos que abordem o tema das aulas e que incentive os adultos a serem doadores de sangue.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.