17/12/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo.
Motivação
Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos o vídeo “Doação de Sangue“ (Fig.1), conforme postado abaixo.
O referido vídeo, com duração de nove minutos, fala sobre a importância da doação de sangue e esclarece alguns mitos que muitas pessoas acreditam ser verdadeiros.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EKhyzlFp7fk
Figura 1 – Imagem do vídeo “Doação de Sangue“
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EKhyzlFp7fk
Acesso em: 26. Out. 2010.
Observação: O vídeo apresenta alguns textos. Assim, se o professor considerar necessário poderá ler as frases aos alunos, ou mostrar o vídeo duas vezes, para não correr o risco de que eles não façam a leitura de todas as frases.
Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo abordado no vídeo e à temática central da aula.
Para isso, sugerimos algumas perguntas norteadoras:
- Vocês conhecem alguém que é doador de sangue? Quem?
- Conhecem alguém que já precisou de doação de sangue? Quem?
- Por que a doação de sangue é importante?
- De acordo com o vídeo, qualquer pessoa pode doar sangue? Por quê?
- Quais são os benefícios para quem recebe uma doação de sangue? E para quem doa?
- Vocês têm alguma dúvida sobre o que foi mostrado no vídeo?
- Há algo que queiram compartilhar?
Feito isso, o professor deverá dizer que, por meio das próximas atividades, os alunos conhecerão um pouco mais sobre esse assunto.
Sugerimos que os alunos sejam organizados em grupos de quatro integrantes para a realização das próximas atividades.
Sugestão:O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Atividade 1
Nesse momento, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos, para que cada um dos grupos possa fazer a leitura de um texto que aborde a temática da aula – Doação de Sangue. Os textos versam sobre a importância da doação de sangue, os requisitos que uma pessoa deve ter para ser um doador, relatos de pessoas que precisaram de doação de sangue e a informação de que no dia 25 de novembro comemora-se “Dia nacional do doador de sangue”.
Importante: Sugerimos que o professor entregue aos grupos um texto distinto (dos que estão sugeridos abaixo). Observamos que, os textos poderão ser trabalhados por mais de um grupo!
Texto: “Doação de Sangue” (Fig.2)
http://www.mundoeducacao.com.br/saude-bem-estar/doacao-sangue.htm
Figura 2 – Imagem do texto “Doação de Sangue”
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/saude-bem-estar/doacao-sangue.htm
Acesso em: 26. Out. 2010.
Texto: Benefícios para Candidatos a Doação de Sangue
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=34951&janela=1
Texto: Seja um doador
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=27519&janela=1
Texto: Compartilhe a experiência de doar sangue
http://leonardof.org/2009/06/27/compartilhe-a-experiencia-de-doar-sangue/
Texto: “Dia Nacional do Doador de Sangue” (Fig.3)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/novembro/dia-nacional-do-doador-de-sangue.php
Figura 3 – Imagem do texto “Dia Nacional do Doador de Sangue”
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/novembro/dia-nacional-do-doador-de-sangue.php
Acesso em: 26. Out. 2010.
Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.
- Qual é o título do texto?
- Qual é o tema central apresentado no texto?
- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?
- Qual é o propósito do texto?
Os alunos poderão responder cada uma dessas perguntas em seus cadernos, e no momento da discussão que será conduzida pelo professor, eles poderão respondê-las e compartilhá-las oralmente. Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.
Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:
- Por que doar sangue é importante?
- Quem precisa receber doação de sangue?
- Vocês já conheciam os pré-requisitos para poder doar sangue?
- Qualquer pessoa pode ser um doador de sangue? Por quê?
- Há uma idade inicial para seu doador de sangue?
- Existem riscos para o doador de sangue? Por quê?
- Em todos os lugares do Brasil há espaços para doação de sangue?
- Por que foi criado o dia nacional do doador de sangue?
- O que acharam dos relatos das pessoas que já doaram sangue?
- Há algo que queiram compartilhar?
Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade. Feito isso, os alunos serão convidados a desenvolver a próxima atividade.
Atividade 2
Dando prosseguimento à aula, sugerimos que o professor peça para que os alunos construam, de maneira coletiva, um panfleto informativo sobre Doação de Sangue.
No panfleto deverá conter informações sobre a importância da doação de sangue, e dos requisitos necessários para realizar a doação, conforme roteiro postado abaixo.
Roteiro da Produção dos Panfletos:
- Porque é importante doar sangue?
- Quem necessita de doação de sangue?
- Quem pode ser doador (requisitos – idade mínima, características de saúde - uso de medicamentos entre outras informações )?
-Qual dia é comemorado o dia nacional do doador de sangue?
A estrutura do panfleto poderá ser como mostra a figura 4:
Figura 4 – Modelo de estrutura do panfleto
Fonte: Do autor
Importante: A referência (endereço eletrônico) de onde as informações foram extraídas deverá constar nos panfletos! Os panfletos poderão ser confeccionados no computador e depois impressos, se possível.
Atividade 3
Entrega dos panfletos Como o público destinado dos panfletos são pessoas com idade superior a 18 anos, entre outros requisitos, sugerimos que os alunos façam a distribuição destes na rua da escola sob a supervisão do professor e alguns funcionários da escola, e também aos professores e funcionários da escola, bem como a seus familiares e vizinhos. Dessa maneira, os alunos estarão divulgando o material que elaboraram, além de participar ativamente como cidadãos críticos e participativos, em prol de uma causa muito importante – doação de sangue.
Dica: A distribuição dos panfletos poderá ocorrer no dia 25 de novembro – dia nacional do doador de sangue! No dia da entrega, o professor poderá entrar em contato com o Hemocentro da cidade, para ver a possibilidade de ir à escola alguns enfermeiros para tirar dúvidas da população e até mesmo preparados para colher sangue.
Link do vídeo “Curta metragem sobre Doação de Sangue”:
http://www.youtube.com/watch?v=SXeOMIVC08k&feature=related
Link do vídeo “Doação de Sangue – Agência ELO”:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância que existe na doação de sangue.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!