Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre cachorro com a sétima arte

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:

  • Desenvolver o gosto pela linguagem cinematográfica.
  • Demonstrar compreensão global da narrativa  assistida, recontando-a por meio de sequência de imagens.
  • Discutir a mensagem e outros elementos do filme.
  • Representar por meio da escrita o conteúdo do filme.
  • Identificar algumas características do cachorro vira lata.
Duração das atividades
Três aulas com cerca de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre os cachorros. Neste portal é possível o professor encontrar sugestões de aulas sobre esta temática (O que faz um cachorro ser cachorro? e Do cão de guarda ao cão de companhia: conhecendo as raças de cachorro nas narrativas literárias )

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 –

1° momento – O professor inicia a aula informando às crianças que trouxe um filme sobre cachorros para assistirem juntos.  Prossegue a conversa perguntando se elas já assistiram filme sobre cachorros. Ouvir as crianças e se alguma já tiver visto, perguntar que filme viu. Depois o professor fala o título do filme e convida as crianças para assistir solicitando que procurem observar em que local se passa o filme, os personagens, as raças dos cachorros.  

http:/www.youtube.com 

Fonte: www.google.com.br 

Sinopse: A história de uma cachorrinha de classe chamada Lady que se sente abandonada pelos donos quando eles têm um bebê e acaba se envolvendo com um cachorro de rua conhecido como Vagabundo. Os dois terão que lidar com uma injusta tia que, com seus gatos de estimação, chegam na casa e acabam com o sossego de Lady.

Fonte: http://www.cineplayers.com 

2º Momento- Depois de assistirem ao filme o professor deve desencadear uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa o filme etc. Em seguida o professor solicita às crianças que representem com desenho, o filme que acabaram de assistir. Na socialização das produções as crianças devem ser motivadas a expressarem seus entendimentos a respeito do filme.     

ATIVIDADE 2 –

1° momento – O professor organiza as crianças em uma roda e apresenta imagens de algumas cenas do filme e solicita que organizem seguindo a  sequência dos acontecimentos:

Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessc/damavaga.htm  

Durante essa atividade o professor deve trabalhar com as crianças na perspectiva de que elas compreendam que o cinema possui uma linguagem própria que associa imagem e texto, ficção e realidade e muitas outras possibilidades para prender a atenção do sujeito. O professora deve, em seguida, pedir que as crianças nomeiem as cenas que consideram impossível de acontecer na realidade e discutir os motivos de suas escolhas.

2° momento – Concluída a sequenciação o professor organiza as imagens em um painel e propõe ao grupo usarem a escrita para narrar o que acontece em cada cena. Esta é uma oportunidade para trabalhar a escrita. O professor assume o papel de escriba e coloca desafios para que as crianças avancem em suas hipóteses sobre a escrita.   

CENAS DO FILME A DAMA E O VAGABUNDO

Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessc/damavaga.htm  

ATIVIDADE 3 – 

1° momento – O professor prossegue o trabalho com o filme apresentando imagens do cachorro Vagabundo e solicitando às crianças que nomeiem a sua raça.

Fonte: www.google.com.br 

 Caso elas identifiquem Vagabundo como um vira lata o professor pergunta por que e vai acrescentando novas informações ao que as crianças já sabem. Caso elas não mencionem o termo vira lata  o professor informa e explica o que é um cachorro vira lata.

2° momento – O professor conclui a aula produzindo com as crianças um texto coletivo sobre o cachorro vira lata e solicitando-as que produzam desenhos para ilustrá-lo.

Recursos Complementares

http:/www.youtube.com - Para acessar o filme sugerido nesta aula o professor digita o seu título na caixa de pesquisa e depois clicar em pesquisar.

www.google.com.br Neste site o professor encontrará as imagens das atividades 1 e 2.

 http://www.cineplayers.com - Para ter acesso a sinopse do filme, ao acessar o site o professor digita na caixa de pesquisa o título do filme e clica na forma ao lado da caixa. Em seguida, na parte conteúdo encontrado, clica no título do filme.

http://www.webcine.com.br/filmessc/damavaga.htm   - Neste site o professor pode ter acesso as imagens da atividade 2.

Sugestão de leitura para o professor  obter informações sobre o cachorro vira lata:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vira-lata 

http://www.webanimal.com.br/  Neste site o professor encontará informações sobre a origem do cachorro vira lata. É só digitar vira lata na caixa de pesquisa e depois clicar em pesquisar.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • envolvimento das crianças ao assistirem o filme;
  • Registros escritos e desenhos das crianças acerca das cenas do filme.
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de discussão sobre o filme.
  • Participação das crianças durante a escrita do painel narrando as cenas do filme.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Noemia Batista, ESCOLA MUNICIPAL PADRE CÂNDIDO , Bahia - disse:
    notistasantos@hotmail.com

    03/10/2014

    Cinco estrelas

    ÒTIMAS IDEIAS DE ATIVIDADES COM O FILME A DAMA E O VAGABUNDO ERA TUDO O QUE EU PROCURAVA PARA TRABALHAR O MESMO EM MINHA SALA. OBRIGADA


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.