08/12/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:
Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre os cachorros. Neste portal é possível o professor encontrar sugestões de aulas sobre esta temática (O que faz um cachorro ser cachorro? e Do cão de guarda ao cão de companhia: conhecendo as raças de cachorro nas narrativas literárias )
ATIVIDADE 1 –
1° momento – O professor inicia a aula informando às crianças que trouxe um filme sobre cachorros para assistirem juntos. Prossegue a conversa perguntando se elas já assistiram filme sobre cachorros. Ouvir as crianças e se alguma já tiver visto, perguntar que filme viu. Depois o professor fala o título do filme e convida as crianças para assistir solicitando que procurem observar em que local se passa o filme, os personagens, as raças dos cachorros.
Fonte: www.google.com.br
Sinopse: A história de uma cachorrinha de classe chamada Lady que se sente abandonada pelos donos quando eles têm um bebê e acaba se envolvendo com um cachorro de rua conhecido como Vagabundo. Os dois terão que lidar com uma injusta tia que, com seus gatos de estimação, chegam na casa e acabam com o sossego de Lady. |
Fonte: http://www.cineplayers.com
2º Momento- Depois de assistirem ao filme o professor deve desencadear uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa o filme etc. Em seguida o professor solicita às crianças que representem com desenho, o filme que acabaram de assistir. Na socialização das produções as crianças devem ser motivadas a expressarem seus entendimentos a respeito do filme.
ATIVIDADE 2 –
1° momento – O professor organiza as crianças em uma roda e apresenta imagens de algumas cenas do filme e solicita que organizem seguindo a sequência dos acontecimentos:
Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessc/damavaga.htm
Durante essa atividade o professor deve trabalhar com as crianças na perspectiva de que elas compreendam que o cinema possui uma linguagem própria que associa imagem e texto, ficção e realidade e muitas outras possibilidades para prender a atenção do sujeito. O professora deve, em seguida, pedir que as crianças nomeiem as cenas que consideram impossível de acontecer na realidade e discutir os motivos de suas escolhas.
2° momento – Concluída a sequenciação o professor organiza as imagens em um painel e propõe ao grupo usarem a escrita para narrar o que acontece em cada cena. Esta é uma oportunidade para trabalhar a escrita. O professor assume o papel de escriba e coloca desafios para que as crianças avancem em suas hipóteses sobre a escrita.
CENAS DO FILME A DAMA E O VAGABUNDO
Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessc/damavaga.htm
ATIVIDADE 3 –
1° momento – O professor prossegue o trabalho com o filme apresentando imagens do cachorro Vagabundo e solicitando às crianças que nomeiem a sua raça.
Fonte: www.google.com.br
Caso elas identifiquem Vagabundo como um vira lata o professor pergunta por que e vai acrescentando novas informações ao que as crianças já sabem. Caso elas não mencionem o termo vira lata o professor informa e explica o que é um cachorro vira lata.
2° momento – O professor conclui a aula produzindo com as crianças um texto coletivo sobre o cachorro vira lata e solicitando-as que produzam desenhos para ilustrá-lo.
http:/www.youtube.com - Para acessar o filme sugerido nesta aula o professor digita o seu título na caixa de pesquisa e depois clicar em pesquisar.
www.google.com.br Neste site o professor encontrará as imagens das atividades 1 e 2.
http://www.cineplayers.com - Para ter acesso a sinopse do filme, ao acessar o site o professor digita na caixa de pesquisa o título do filme e clica na forma ao lado da caixa. Em seguida, na parte conteúdo encontrado, clica no título do filme.
http://www.webcine.com.br/filmessc/damavaga.htm - Neste site o professor pode ter acesso as imagens da atividade 2.
Sugestão de leitura para o professor obter informações sobre o cachorro vira lata:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vira-lata
http://www.webanimal.com.br/ Neste site o professor encontará informações sobre a origem do cachorro vira lata. É só digitar vira lata na caixa de pesquisa e depois clicar em pesquisar.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2014
Cinco estrelasÒTIMAS IDEIAS DE ATIVIDADES COM O FILME A DAMA E O VAGABUNDO ERA TUDO O QUE EU PROCURAVA PARA TRABALHAR O MESMO EM MINHA SALA. OBRIGADA