Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A LINHA DO TEMPO DE CADA UM

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Compreender o que é uma linha do tempo;
  • Levantar as características essenciais de uma linha do tempo
  • Resgatar junto à família acontecimentos marcantes da sua vida;
  • Construir sua linha do tempo contextualizada.
Duração das atividades
Três momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO - A organização de uma linha do tempo

O professor deverá iniciar discussão dessa temática lançando para a turma a questão: 'O QUE É UMA LINHA DO TEMPO?'. À medida que os alunos vão apresentando suas ideias o professor registra em uma cartolina. Depois desse momento, o professor apresenta imagens de linhas do tempo variadas,  promovendo uma discussão com  seus alunos a fim de que percebem as semelhanças na leitura das imagens apresentadas, ou seja, o  que há em comum entre as nas linhas do tempo, quais sejam: a organização por datas dos acontecimentos marcantes,  em um determinado momento histórico, com espaço entre si proporcionalmente à distância de tempo entre eles.

LINHA DO TEMPO - LEGO

Link da imagem: http://www.viuisso.com.br/2008/01/30/a-linha-do-tempo-da-lego/   

LINHA DO TEMPO DA SONY

Link da imagem: http://www.si14.com.br/blog/2009/05/10/historia-da-sony/ 

LINHA DO TEMPO DO BRASIL IMPÉRIO

Link da imagem: http://historiapublica.blogspot.com/2009_05_01_archive.html  

2º MOMENTO - A linha do tempo de cada um

Em um outro momento o professor sugere que as crianças pesquisem, junto aos seus familiares, os acontecimentos mais marcantes de suas vidas, ressaltando as datas em que ocorreram,  no período entre o seu nascimento até os dias de hoje. Depois de ter esse material em mãos, o professor sugere que cada criança construa a sua linha do tempo. É importante que  durante a construção das linhas os aspectos levantados no 1º momento da aula sejam relembrados e considerados, ou seja:  o espaçamento entre um ano e outro (os espaços precisam ser do mesmo tamanho), a escolha dos fatos mais marcantes, por exemplo.

CRIANÇAS CONSTRUINDO LINHA DO TEMPO

3º MOMENTO

Depois de construídas, as linhas poderão ser analisadas, pelas crianças. É importante que as mesmas sejam dispostas uma a uma, lado a lado, e que seja proporcionado discussões sobre qual a criança mais velha, qual a mais nova, qual fato foi comum entre as crianças e etc.

Depois dessa apresentação o professor poderá sugerir uma pesquisa de fatos importantes que aconteceram no Brasil ou no Mundo nos períodos apresentados nas linhas do tempo das crianças, podendo assim, trazer para os mesmos a visualização de que ao mesmo tempo que acontecia algo importante na vida dessas crianças, acontecia também no mundo algum fato importante.

Recursos Complementares

Sugerimos o Parâmetro  Curricular Nacional de História.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram da construção do conceito de linha do tempo;
  • Conseguiram reconhecer as características essenciais de uma linha do tempo;
  • Participaram da construção da sua linha do tempo contextualizada.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CÍNTIA, Instituto Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet , Rio Grande do Sul - disse:
    cirocha@hotmail.com

    17/10/2014

    Quatro estrelas

    Achei uma boa ideia, para ser adaptada a realidade de cada turma, de acordo com suas peculiaridades.


  • sonia reis, Demercindo da costa brandão , São Paulo - disse:
    somareis@yahoo.com.br

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da estratégia utilizada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.