13/01/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
O professor deverá iniciar discussão dessa temática lançando para a turma a questão: 'O QUE É UMA LINHA DO TEMPO?'. À medida que os alunos vão apresentando suas ideias o professor registra em uma cartolina. Depois desse momento, o professor apresenta imagens de linhas do tempo variadas, promovendo uma discussão com seus alunos a fim de que percebem as semelhanças na leitura das imagens apresentadas, ou seja, o que há em comum entre as nas linhas do tempo, quais sejam: a organização por datas dos acontecimentos marcantes, em um determinado momento histórico, com espaço entre si proporcionalmente à distância de tempo entre eles.
LINHA DO TEMPO - LEGO
Link da imagem: http://www.viuisso.com.br/2008/01/30/a-linha-do-tempo-da-lego/
LINHA DO TEMPO DA SONY
Link da imagem: http://www.si14.com.br/blog/2009/05/10/historia-da-sony/
LINHA DO TEMPO DO BRASIL IMPÉRIO
Link da imagem: http://historiapublica.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
Em um outro momento o professor sugere que as crianças pesquisem, junto aos seus familiares, os acontecimentos mais marcantes de suas vidas, ressaltando as datas em que ocorreram, no período entre o seu nascimento até os dias de hoje. Depois de ter esse material em mãos, o professor sugere que cada criança construa a sua linha do tempo. É importante que durante a construção das linhas os aspectos levantados no 1º momento da aula sejam relembrados e considerados, ou seja: o espaçamento entre um ano e outro (os espaços precisam ser do mesmo tamanho), a escolha dos fatos mais marcantes, por exemplo.
CRIANÇAS CONSTRUINDO LINHA DO TEMPO
Depois de construídas, as linhas poderão ser analisadas, pelas crianças. É importante que as mesmas sejam dispostas uma a uma, lado a lado, e que seja proporcionado discussões sobre qual a criança mais velha, qual a mais nova, qual fato foi comum entre as crianças e etc.
Depois dessa apresentação o professor poderá sugerir uma pesquisa de fatos importantes que aconteceram no Brasil ou no Mundo nos períodos apresentados nas linhas do tempo das crianças, podendo assim, trazer para os mesmos a visualização de que ao mesmo tempo que acontecia algo importante na vida dessas crianças, acontecia também no mundo algum fato importante.
Sugerimos o Parâmetro Curricular Nacional de História.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/10/2014
Quatro estrelasAchei uma boa ideia, para ser adaptada a realidade de cada turma, de acordo com suas peculiaridades.
27/02/2012
Quatro estrelasGostei muito da estratégia utilizada.