Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Usando o conhecimento matemático na organização da nossa rotina escolar

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ÂNGELA MARIA CAVALCANTI

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  •  Participar da resolução de problemas envolvendo situações do cotidiano.
  • Criar e socializar estratégias para solucionar os problemas apresentados.
  • Compreende as noções de muito/pouco; mais/menos; um/nenhum; a mais/a menos.
Duração das atividades
Uma aula com cerca de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1  

1° momento – O professor propõe à turma montar o quadro de ajudantes do dia apresentando a seguinte situação problema “se na nossa sala tem 22 crianças e temos 5 dias de aula, quantas crianças serão ajudantes em cada dia de aula da semana?” O professor ouve as sugestões das crianças  e, a seguir, informa que em pequenos grupos elas tentaram solucionar o problema.     

2° momento – O professor organiza os grupos e distribui entre eles os seguintes materiais para ajudar as crianças na solução do problema:

  - uma folha de papel ofício dividida em cinco partes. Cada parte representa um dia da semana.

 

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- vinte e dois botões representando as crianças da sala.

Fonte: http://www.google.com.br

O professor orienta as crianças que ao distribuírem os botões no papel não pode ficar nenhum dia sem botão, nem dias com muitos e outros com poucos. As quantidades devem sem próximas ou iguais e, também, não podem sobrar botões, todos os botões devem ser usados. Durante a realização do trabalho o professor circula entre os grupos observando e problematizando as estratégias utilizadas pelas crianças, como exemplifica a situação abaixo:

Criança 1 - Vamos colocar 3 em cada dia

 

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

O O O

O O O

O O O

O O O

O O O

O O O O O O O

 Professor - Mas pode sobrar botões?                

Criança 2 - Então vamos colocar quatro.

 

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

O O O O

O O O O

O O O O

O O O O

O O O O

O O

Professora - Mas ainda tá sobrando botões?              

Criança 3 - Então vamos colocar cinco.

 

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

O O O O O

O O O O O

O O O O O

O O O O O

O O

Criança 1- Tá dando certo vamos pegar mais botões!                

Criança 2 - É. É 5 em cada dia.

Professora - Mas pode pegar mais botões?

Criança 1- É pra ficar cinco em cada.

Professora - Mas esses botões não estão representando as crianças da sala?

Criança 4 – É.

Professora - Quantas crianças têm na nossa sala?

Criança 3 – Vinte e duas.

Professora - E se colocar mais botões ainda vai ficar vinte e duas crianças?

Criança 2- Não.

Criança 1- Então deixa assim mesmo, esse dia só com dois.

3° momento – Quando todas às crianças concluírem a atividade, o professor proporciona um momento de socialização para cada grupo informar como fez a distribuição dos botões. O professor vai registrando no quadro, como no seguinte exemplo:  

SOLUÇÃO DO GRUPO 1

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

O

O

O

O

O

 

 

 

 

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

Fonte: Relato da prática, NEI/2001

SOLUÇÃO DO GRUPO 2

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

O

 

 

 

 

O

O

O

O

O

O

O

O

O

Fonte: Relato da prática, NEI/2001

Após o registro da solução de cada grupo o professor analisa com a turma se as estratégias atenderam as orientações iniciais: nenhum dia pode ficar sem botão, nem dias com muitos e outros com poucos. As quantidades devem sem próximas ou iguais e, também, não podem sobrar botões, todos os botões devem ser usados.

Sugestão de livro sobre a temática desta aula:

 

MATEMÁTICA DE 0 A 6 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 KATIA STOCCO SMOLE, MARIZ IGNEZ DINIZ E PATRÍCIA CÂNDIDO

 

A perspectiva metodológica utilizada é a resolução de problemas, e o grande diferencial é a proposta de estimular o desenvolvimento não só das habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas, mas também as competências especiais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.

Fonte: http://www.livrariadafisica.com.br

Recursos Complementares

  

http://www.novaescola.abril.com.br - Ao acessar o site o professor clica no link tudo sobre matemática, depois clica no link número e operações, em seguida clica no link diversos jeitos de ensinar os números.

http://www.livrariadafisica.com.br  - Ao entrar no site o professor digita na caixa de pesquisa o título do livro e terá acesso a ilustração. Clicando no link veja mais detalhes acessará a sinopse

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:

  • Participação das crianças ao longo da aula.
  • Envolvimento das crianças durante a resolução do problema no pequeno grupo.
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de apresentação das suas estratégias no pequeno e grande grupo.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sara Magalhães, Escola Classe 48 , Distrito Federal - disse:
    sara.madu40@gmail.com

    10/09/2011

    Cinco estrelas

    Aula muito interessante, utilizando do contexto da sala de aula muitos conceitos podem ser trabalhados. Parabéns!


  • Kívia, sme/ natal , Rio Grande do Norte - disse:
    kivia.medeiros@hotmail.com

    16/02/2011

    Cinco estrelas

    Analice, sua aula está muito boa. Fazendo as crianças pensarem sobre agrupamentos!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.