31/01/2011
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ÂNGELA MARIA CAVALCANTI
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1
1° momento – O professor propõe à turma montar o quadro de ajudantes do dia apresentando a seguinte situação problema “se na nossa sala tem 22 crianças e temos 5 dias de aula, quantas crianças serão ajudantes em cada dia de aula da semana?” O professor ouve as sugestões das crianças e, a seguir, informa que em pequenos grupos elas tentaram solucionar o problema.
2° momento – O professor organiza os grupos e distribui entre eles os seguintes materiais para ajudar as crianças na solução do problema:
- uma folha de papel ofício dividida em cinco partes. Cada parte representa um dia da semana.
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
|
|
|
|
|
- vinte e dois botões representando as crianças da sala.
Fonte: http://www.google.com.br
O professor orienta as crianças que ao distribuírem os botões no papel não pode ficar nenhum dia sem botão, nem dias com muitos e outros com poucos. As quantidades devem sem próximas ou iguais e, também, não podem sobrar botões, todos os botões devem ser usados. Durante a realização do trabalho o professor circula entre os grupos observando e problematizando as estratégias utilizadas pelas crianças, como exemplifica a situação abaixo:
Criança 1 - Vamos colocar 3 em cada dia
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
O O O |
O O O |
O O O |
O O O |
O O O |
O O O O O O O
Professor - Mas pode sobrar botões?
Criança 2 - Então vamos colocar quatro.
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
O O O O |
O O O O |
O O O O |
O O O O |
O O O O |
O O
Professora - Mas ainda tá sobrando botões?
Criança 3 - Então vamos colocar cinco.
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
O O O O O |
O O O O O |
O O O O O |
O O O O O |
O O |
Criança 1- Tá dando certo vamos pegar mais botões!
Criança 2 - É. É 5 em cada dia.
Professora - Mas pode pegar mais botões?
Criança 1- É pra ficar cinco em cada.
Professora - Mas esses botões não estão representando as crianças da sala?
Criança 4 – É.
Professora - Quantas crianças têm na nossa sala?
Criança 3 – Vinte e duas.
Professora - E se colocar mais botões ainda vai ficar vinte e duas crianças?
Criança 2- Não.
Criança 1- Então deixa assim mesmo, esse dia só com dois.
3° momento – Quando todas às crianças concluírem a atividade, o professor proporciona um momento de socialização para cada grupo informar como fez a distribuição dos botões. O professor vai registrando no quadro, como no seguinte exemplo:
SOLUÇÃO DO GRUPO 1
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
O O O O O
|
O O O O O |
O O O O O |
O O O O O |
O O |
Fonte: Relato da prática, NEI/2001
SOLUÇÃO DO GRUPO 2
segunda-feira |
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
O O O O |
O O O O |
O O O O O
|
O O O O |
O O O O O |
Fonte: Relato da prática, NEI/2001
Após o registro da solução de cada grupo o professor analisa com a turma se as estratégias atenderam as orientações iniciais: nenhum dia pode ficar sem botão, nem dias com muitos e outros com poucos. As quantidades devem sem próximas ou iguais e, também, não podem sobrar botões, todos os botões devem ser usados.
Sugestão de livro sobre a temática desta aula:
MATEMÁTICA DE 0 A 6 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 KATIA STOCCO SMOLE, MARIZ IGNEZ DINIZ E PATRÍCIA CÂNDIDO
A perspectiva metodológica utilizada é a resolução de problemas, e o grande diferencial é a proposta de estimular o desenvolvimento não só das habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas, mas também as competências especiais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais. |
http://www.novaescola.abril.com.br - Ao acessar o site o professor clica no link tudo sobre matemática, depois clica no link número e operações, em seguida clica no link diversos jeitos de ensinar os números.
http://www.livrariadafisica.com.br - Ao entrar no site o professor digita na caixa de pesquisa o título do livro e terá acesso a ilustração. Clicando no link veja mais detalhes acessará a sinopse
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2011
Cinco estrelasAula muito interessante, utilizando do contexto da sala de aula muitos conceitos podem ser trabalhados. Parabéns!
16/02/2011
Cinco estrelasAnalice, sua aula está muito boa. Fazendo as crianças pensarem sobre agrupamentos!