Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil;
  • Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história;  
  • Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias;
  • Ampliar sua capacidade de produção plástica;
  • Desenvolver e ampliar a expressão oral e escrita.
Duração das atividades
10 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a tenha sempre o hábito diário de contar histórias para os seus alunos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade Número 1: 1 aula de 50 minutos

Professor/a há várias maneiras de se contar histórias para as crianças. Você pode utilizar fantoches, dramatizações, ler o livro, sequência de cenas, a caixa de histórias, dentre outras. No caso dessa aula, como há a sugestão de confeccionar as caixas de histórias pelas crianças, utilizamos a “Caixa de História da Menina Bonita do Laço de Fita”. Você também pode confeccionar sua caixa com a história de sua preferência. Conte a história para as crianças e depois proponha um debate e registro da história. Esse registro pode ser no formato de colagem, dobradura, desenho etc.

"Caixa de Histórias" Acervo da Autora. 2010.

Atividade número 2: 2 aulas de 50 minutos cada

Proponha às crianças que pesquisem na biblioteca da sala ou da escola suas histórias preferidas. Quando cada uma já tiver escolhido sua história convide-as para confeccionarem sua própria caixa de história. Para a confecção da caixa, inicialmente, vocês vão precisar de uma caixa de sapato com tampa fixa, jornal, cola, e tinta branca. Solicite às famílias que ajudem no envio da caixa de sapato para a escola. Proponha que as crianças colem nas caixas pedaços de jornal picados até cobrir toda a caixa. Para essa colagem, vocês podem utilizar cola branca ou grude feito de polvilho. A caixa deve ficar toda coberta, por dentro e por fora. Este trabalho pode ser feito em duas etapas – primeiro por dentro, quando secar cubra por fora.   Durante a confecção das caixas, envie os livros escolhidos por cada criança para casa para que elas possam ler e familiarizar-se cada vez mais com as histórias escolhidas.

Atividade número 3: 4 aulas de 50 minutos

Professor/a para essa atividade você professor vai precisar de um tempo maior. Após a secagem completa da caixa, peça às crianças que pintem-na com tinta branca por dentro e por fora. Deixe secar bem.   Construa com as crianças as histórias escolhidas que comporão suas caixas. Você pode utilizar a escrita do texto da história em partes na folha sulfite e pedir que as crianças façam a ilustração, ou pode xerocar a história escolhida, montar no papel cartão e pedir que as crianças façam o colorido dos desenhos. Depois da história pronta encaderne e reserve até que a caixa esteja pronta.

Atividade número 4: 1 aula de 50 minutos

Convide as crianças a pensarem sobre quais materiais podem colocar dentro da caixa para representar suas histórias. Ajude-as a pensar sobre os elementos principais, personagens, objetos, marcas etc de suas histórias. Envie uma atividade para casa em que as famílias irão ajudar as crianças na decoração de suas caixas. No retorno da atividade anexe as histórias de cada um à sua caixa. Está pronto o material de cada um.   

Atividade número 5: 2 horas aulas de 50 minutos

Organize um rodízio em que as crianças irão contar suas histórias para os colegas utilizando o material produzido. Você pode incentivar as apresentações inclusive estendendo as contações de histórias para outras turmas. Com certeza vocês terão momentos ricos de aprendizado e desenvolvimento entre as crianças.   

Proponha uma exposição das “Caixas de Histórias” produzidas pelas crianças contando um pouco sobre a evolução desse trabalho.

Todas as etapas do trabalho poderão ser desdobradas em atividades de registro que contemplem a linguagem escrita. Por exemplo: tentativas de escrita livre e dirigida de uma lista de materiais necessários para a confecção da caixa, do nome da história escolhida pela criança, texto coletivo sobre o processo de confecção das caixas etc.

Recursos Complementares

Leia nos sítios abaixo algumas reportagens que comentam sobre a importância dos trabalhos manuais e da exploração plástica na educação infantil para o desenvolvimento das crianças:   http://www.portaleducacao.com.br/estetica/noticias/22314/trabalhos-manuais-para-desenvolver-o-cerebro-infantil 

http://www.ecolorir.com/educao-artstica-e-trabalhos-manuais.html     

Avaliação

Professor/a observe as escolhas feitas por suas crianças? Quais as histórias apareceram? Como foi a participação da família? A criança conseguiu expressar-se no grupo de referência? E em outros grupos? Como foram suas produções? Professor/a componha um registro individual de todo o processo desde a escolha, à confecção do material e à expressão oral nas contações de histórias pelas crianças. Como foi a participação e envolvimento de cada criança?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Vilani Barbosa de Moraes, NAMME , Ceará - disse:
    vilanifb@hotmail.com

    22/10/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhosa! Adorei, pois trabalho com crianças com deficiências e o bom dessa aula é que pode ser utilizada em sala comum fazendo poucas adequações nas estrategias sugeridas. Amei! Vilani, Eusébio - Ce


  • Rosemary, Escola Municipal Dom Othom Motta , Minas Gerais - disse:
    rosemarycpa@hotmail.com

    08/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, farei com meus alunos. Tenho certeza que as crianças irão gostar muito .


  • Paulo Itelvani, PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO , Paraná - disse:
    paulo.itelvani@hotmail.com

    23/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom.


  • Ana Regina, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - disse:
    prof.ana.regina.a@live.com

    09/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Os alunos vão gostar muito de confeccionarem suas caixas de histórias e cada vez mais irão se interessar pela leitura junto com seus familiares.


  • Fabyola Gomes, PBH , Minas Gerais - disse:
    fabyolagomes@hotmail.com

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia! Vou adaptá-la à minha prática.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.