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A Ecodiplomacia e o Despertar da Consciência Ecológica

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Leandro Faber Lopes
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de reconhecer a legitimidade do debate ambiental contemporâneo. Espera-se também que ela commpreenda a dimensão mundial dos principais problemas ambientais e a necessidade de enfrentá-los conjuntamente; e que, além disso, apreenda a importância dos principais protocolos, convenções e compromissos assumidos pelos chefes de governo a partir das grandes conferências ambientais. O desenvolvimento da leitura crítica de textos jornalísticos é outro quesito que se espera seja alcançado pelo aluno.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Principais problemas ambientais de escala global (aquecimento global, chuva ácida, desmatamento e queimadas florestais, rarefação da camada de ozônio, biopirataria, produção de lixo radioativo, entre outros).

2. Ecossitemas, biomas, biodiversidade, esferas terrestre (biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera).

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula com o texto a seguir. Como estratégia de leitura, reproduza-o para a turma e indique alguns alunos para lerem trechos em voz alta.

Texto 1. Um novo olhar sobre a Terra

"A nave espacial Terra não transporta passageiros. Somos todos tripulantes." (Marshall McLuhan, sociólogo canadense)  

(Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/1990/conteudo_112035.shtml, acessado em 16-11-2010) 

Terra vista da Lua (NASA)

Fonte: http://www.guiageo-mapas.com/globos.htm, acessado em 16-11-2010. 

     

"(...) esses que foram ao espaço voltaram com uma perspectiva diferente e reverenciam o planeta Terra. Foram-se os limites políticos. Foram-se os limites entre nações. Nós somos todos um único povo, e cada um é responsável por manter o equilíbrio delicado e frágil da Terra. Nós somos os zeladores dela, e temos que cuidá-la para as gerações futuras. Nossa perspectiva na Terra pode ser muito estreita. Nós podemos não ver os efeitos de uma árvore que é cortada. Só ampliando nossa perspectiva é que podemos ver florestas tropicais inteiras que foram devastadas. Os humanos podem destruir em questão de dias o que a natureza levou milhares de anos para criar. Nós deveríamos perguntar que danos uma fábrica pode fazer ao ambiente se não respeitar os apropriados controles de poluição."

Citação de um astronauta, ao avistar a Terra do espaço:

"A Terra era pequena, azul-clara, e tão tocantemente só... nosso lar que deve ser defendido como uma relíquia santa. A Terra era absolutamente redonda. Eu acredito que nunca soube o que o palavra redonda significava até que ver a Terra de espaço." (Aleksei Leonov, URSS)

Texto completo com citações de astronautas em: http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/earthsp.htm, acessado em 16-11-2010. 

 

Atividade 1

Professor, promova com a turma uma conversa em torno das questões abaixo. Peça que registrem as respostas nos cadernos. É importante que as respostas e opiniões dos alunos sejam socializadas, o que pode ser feito através de um pequeno debate com a turma. Para isso, peça a eles que respondam às questões em grupos. Após os grupos concluírem a parte escrita, determine que cada equipe faça a leitura das respostas, de maneira a promover a troca de ideias entre os alunos. Caso julgue mais interessante, em vez disso peça aos grupos que resumam suas ideias e opiniões, expressando-as depois para a classe.

1. A imagem da Terra, vista do espaço, e as frases dos astronautas, como você as interpreta?

2. Qual o sentido da frase do sociólogo canadense, Marshall McLuhan?

3. Comum nos dias de hoje, a visão sobre a fragilidade do planeta Terra, aliada à finitude de seus recursos é bastante recente. O que você pensa a respeito?

4. Você sabe o que significa o termo ECODIPLOMACIA, e qual a sua importância?

*****************************************************************************************

 

Professor, para dar prosseguimento à aula, introduza o conceito de ecodiplomacia. Faça com os alunos a leitura de pequenos textos sobre o assunto. Sugere-se que esta leitura seja feita em grupos, entregando-se para cada equipe o material a ser trabalhado. Abaixo seguem dois textos sugeridos para este momento:

Texto 2

O Protocolo de Kyoto e a terceira etapa da “ecodiplomacia”

"178 a 1. Esse foi o placar da conferência sobre mudanças climáticas realizada em Bonn (Alemanha), no final de julho. O único Estado que se recusou a firmar a versão revisada do Protocolo de Kyoto foi os Estados Unidos.

Do ponto de vista diplomático, o placar arrasador expressa a vitória alcançada pelos Estados europeus, que souberam atrair o Japão, e o isolamento, estranho e preocupante, dos Estados Unidos. A adesão européia e japonesa é suficiente para conferir força legal ao Protocolo de Kyoto. A “ecodiplomacia” ingressa, definitivamente, na sua terceira etapa, marcada pelo estabelecimento de regras compulsórias e pelo esgotamento da política de consenso retórico vigente desde a Conferência de Estocolmo, em 1972.

A primeira etapa da “ecodiplomacia” transcorreu sob o signo das idéias do Clube de Roma, que continuam a fundamentar as concepções da maior parte das organizações ambientalistas. O Clube de Roma nasceu em 1968, congregando cientistas, economistas e altos funcionários governamentais, com a finalidade de interpretar o que foi denominado, sob uma perspectiva ecológica, “sistema global”."

Fonte: http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=56&ed=1, acessado em 11/01/2011. 

 

Texto 3

Desenvolvimento sustentável (3)

Conferências da ONU

Ângelo Tiago de Miranda*
Especial para a página 3 Pedagogia & Comunicação
 
 
  Rio poluído
A degradação ambiental provocada pela
produção industrial é uma preocupação
relativamente recente
 
"Logo após a Segunda Guerra Mundial ocorreu um grande crescimento econômico em quase todo o mundo. Um dos agentes desse crescimento foi a expansão da atividade industrial, impulsionada por inúmeros fatores, dentre os quais se destacam: o crescimento populacional, a ampliação do número de consumidores de produtos industrializados e a incessante busca de maiores lucros pelos empresários.

Os custos econômicos e ambientais desse crescimento industrial irrefreável surgiram quando o meio ambiente não conseguiu mais absorver a poluição gerada e os gastos para corrigir os danos provocados tornaram-se inevitáveis, pois a saúde humana, as propriedades ou os ecossistemas estavam ameaçados."

Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.jhtm, acessado em 06/01/2011. 

 

Atividade 2

Após a leitura dos textos 2 e 3 pelos grupos, prossiga o trabalho com a imagem a seguir. Você pode reproduzi-la e entregá-la aos grupos para que façam sua leitura e análise. Feito isso, os alunos deverão responder às questões que seguem.

 

Imagem

Fonte (acesso em 06/01/11): http://ebooksgratis.com.br/revistas-mensais-e-mensais/veja/revista-veja-30-de-julho-de-2008-cade-os-bebes/, , acessado em 06/01/ 

 

Após a leitura dos textos e da imagem acima, responda: 

1. A partir da leitura dos textos 2 e 3, explique as relações entre as ideias neomalthusianas e o arcabouço teórico do Clube de Roma.

2. Se você fosse defensor do pensamento neomalthusiano, que leitura faria da capa da revista acima ilustrada?

3. Escreva um pequeno texto crítico sobre as ideias difundidas pelos neomalthusianos a partir da década de 1960.

4. Diante das questões ambientais de impacto global, explique a importância da Ecodiplomacia.

5. Explique por que o Protocolo de Kyoto marcou a terceira etapa da ecodiplomacia.

 

Em seguida, peça aos estudantes que troquem ideias entre si, de maneira a possibilitar a socialização das respostas através do diálogo. Uma maneira de se permitir que isto aconteça é pedindo a cada grupo que escolha um ou mais alunos que leiam as respostas, ou que teçam comentários sobre aquilo que pensam a respeito do assunto trabalhado.

 

 

Atividade 3

Professor, mantenha a turma dividida em grupos e distribua para eles os temas abaixo sugeridos:

Aquecimento Global / Chuva Ácida / Desertificação / Desmatamento / Biopirataria / Extinção de espécies da flora e da fauna / Escassez de água potável / Poluição de mares e oceanos

Peça aos grupos que relacionem essas questões ambientais de impacto global com a ecodiplomacia. Eles devem escrever pequenos textos sobre o assunto, que serão a base para um debate sobre a importância da luta internacional pelo meio ambiente.

Após o término da produção dos textos, organize a turma para o debate, com base nas orientações abaixo:

- estabeleça os princípios que norteiam um debate, destacando a importância do saber falar e do saber ouvir;

- é essencial que os alunos saibam valorizar a participação de todos, e respeitar as opiniões alheias, mesmo quando divergentes; por isso, garanta a todos o direito de se expressarem;

- promova essa atividade com o cuidado de tornar os alunos os principais agentes do processo, ou seja, não tome a fala para si tornando a aula uma exposição das ideias do professor.

- antes de iniciar o debate, motive os alunos com figuras (fotos ou charges) com a temática ambiental. O objetivo é envolvê-los na discussão. Peça que façam pequenos comentários sobre as figuras.

Seguem sugestões de imagens sobre o tema:

 

Figura 1

(Fonte: http://karlacunha.com.br/charge-calvin-e-haroldo-01/, em 24-11-2010)

 

Figura 2

(Fonte: http://karlacunha.com.br/charge-aquecimento-02/, em 24-11-2010)

 

Figura 3

(Fonte: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/mikhailzlatkovsky.gif, em 24-11-2010)

 

Figura 4

(Fonte: http://amanatureza.com/projeto/wp-content/uploads/2007/07/chuva_acida-monumento-corroido.gif, em 24-11-2010)

 

Dê início ao debate e registre as opiniões mais relevantes ou polêmicas a fim de problematizá-las ao longo da aula. Verifique as colocações dos alunos diante das divergências e faça as interveções necessárias.

Recursos Complementares

Sites indicados para consulta eletrônica sobre os temas ecodiplomacia e meio ambiente:

 

Revista Pangea Mundo: http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=56&ed=1, acessado em 16-11-2010.  

Uol Educação: http://educacao.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.jhtm, acessado em 16-11-2010. 

O Eco: http://www.oeco.com.br/, acessado em 16-11-2010. 

PNUMA (ONU Brasil): http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php, acessado em 16-11-2010. 

Ministério do Meio Ambiente (MMA): http://www.mma.gov.br/sitio/, acessado em 16-11-2010. 

WWF: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas/, acessado em 16-11-2010. 

Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/, acessado em 16-11-2010.

S.O.S. Mata Atlântica: http://www.sosmatatlantica.org.br/, acessado em16-11-2010. 

Sua Pesquisa.com: http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm, acessado em 16-11-2010. 

Avaliação

Professor, avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas sobre o tema em questão.

Na primeira aula, mais precisamente, o envolvimento nas reflexões propostas a partir dos textos motivadores.

Durante o debate, na segunda aula, observe as reações verbais e não verbais dos jovens. Nesse tipo de aula, que requer uma dinâmica própria, como ajeitar as carteiras para formação de círculo, por exemplo, é comum que ocorra muitos ruídos. Perceba a movimentação dos alunos e depois teça alguns comentários a respeito de sua postura. Mais importante, porém, é avaliar, ao longo do debate, a participação de todos e o respeito pelos colegas, como saber calar na hora que o outro fala. A tolerância é algo que precisa ser trabalhado com a turma.

Observe, sobretudo, a forma como os conhecimentos foram apreendidos pelos educandos, avaliando suas contribuições durante as aulas sugeridas.

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