13/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
O aluno deverá ser capaz de reconhecer a legitimidade do debate ambiental contemporâneo. Espera-se também que ela commpreenda a dimensão mundial dos principais problemas ambientais e a necessidade de enfrentá-los conjuntamente; e que, além disso, apreenda a importância dos principais protocolos, convenções e compromissos assumidos pelos chefes de governo a partir das grandes conferências ambientais. O desenvolvimento da leitura crítica de textos jornalísticos é outro quesito que se espera seja alcançado pelo aluno.
1. Principais problemas ambientais de escala global (aquecimento global, chuva ácida, desmatamento e queimadas florestais, rarefação da camada de ozônio, biopirataria, produção de lixo radioativo, entre outros).
2. Ecossitemas, biomas, biodiversidade, esferas terrestre (biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera).
Texto 1. Um novo olhar sobre a Terra
"A nave espacial Terra não transporta passageiros. Somos todos tripulantes." (Marshall McLuhan, sociólogo canadense)
(Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/1990/conteudo_112035.shtml, acessado em 16-11-2010)
Terra vista da Lua (NASA)
Fonte: http://www.guiageo-mapas.com/globos.htm, acessado em 16-11-2010.
"(...) esses que foram ao espaço voltaram com uma perspectiva diferente e reverenciam o planeta Terra. Foram-se os limites políticos. Foram-se os limites entre nações. Nós somos todos um único povo, e cada um é responsável por manter o equilíbrio delicado e frágil da Terra. Nós somos os zeladores dela, e temos que cuidá-la para as gerações futuras. Nossa perspectiva na Terra pode ser muito estreita. Nós podemos não ver os efeitos de uma árvore que é cortada. Só ampliando nossa perspectiva é que podemos ver florestas tropicais inteiras que foram devastadas. Os humanos podem destruir em questão de dias o que a natureza levou milhares de anos para criar. Nós deveríamos perguntar que danos uma fábrica pode fazer ao ambiente se não respeitar os apropriados controles de poluição."
Citação de um astronauta, ao avistar a Terra do espaço:
"A Terra era pequena, azul-clara, e tão tocantemente só... nosso lar que deve ser defendido como uma relíquia santa. A Terra era absolutamente redonda. Eu acredito que nunca soube o que o palavra redonda significava até que ver a Terra de espaço." (Aleksei Leonov, URSS)
Texto completo com citações de astronautas em: http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/earthsp.htm, acessado em 16-11-2010.
Professor, promova com a turma uma conversa em torno das questões abaixo. Peça que registrem as respostas nos cadernos. É importante que as respostas e opiniões dos alunos sejam socializadas, o que pode ser feito através de um pequeno debate com a turma. Para isso, peça a eles que respondam às questões em grupos. Após os grupos concluírem a parte escrita, determine que cada equipe faça a leitura das respostas, de maneira a promover a troca de ideias entre os alunos. Caso julgue mais interessante, em vez disso peça aos grupos que resumam suas ideias e opiniões, expressando-as depois para a classe.
1. A imagem da Terra, vista do espaço, e as frases dos astronautas, como você as interpreta?
2. Qual o sentido da frase do sociólogo canadense, Marshall McLuhan?
3. Comum nos dias de hoje, a visão sobre a fragilidade do planeta Terra, aliada à finitude de seus recursos é bastante recente. O que você pensa a respeito?
4. Você sabe o que significa o termo ECODIPLOMACIA, e qual a sua importância?
*****************************************************************************************
Professor, para dar prosseguimento à aula, introduza o conceito de ecodiplomacia. Faça com os alunos a leitura de pequenos textos sobre o assunto. Sugere-se que esta leitura seja feita em grupos, entregando-se para cada equipe o material a ser trabalhado. Abaixo seguem dois textos sugeridos para este momento:
Texto 2
Fonte: http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=56&ed=1, acessado em 11/01/2011.
Texto 3
Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.jhtm, acessado em 06/01/2011.
Após a leitura dos textos 2 e 3 pelos grupos, prossiga o trabalho com a imagem a seguir. Você pode reproduzi-la e entregá-la aos grupos para que façam sua leitura e análise. Feito isso, os alunos deverão responder às questões que seguem.
Fonte (acesso em 06/01/11): http://ebooksgratis.com.br/revistas-mensais-e-mensais/veja/revista-veja-30-de-julho-de-2008-cade-os-bebes/
Após a leitura dos textos e da imagem acima, responda:
1. A partir da leitura dos textos 2 e 3, explique as relações entre as ideias neomalthusianas e o arcabouço teórico do Clube de Roma.
2. Se você fosse defensor do pensamento neomalthusiano, que leitura faria da capa da revista acima ilustrada?
3. Escreva um pequeno texto crítico sobre as ideias difundidas pelos neomalthusianos a partir da década de 1960.
4. Diante das questões ambientais de impacto global, explique a importância da Ecodiplomacia.
5. Explique por que o Protocolo de Kyoto marcou a terceira etapa da ecodiplomacia.
Em seguida, peça aos estudantes que troquem ideias entre si, de maneira a possibilitar a socialização das respostas através do diálogo. Uma maneira de se permitir que isto aconteça é pedindo a cada grupo que escolha um ou mais alunos que leiam as respostas, ou que teçam comentários sobre aquilo que pensam a respeito do assunto trabalhado.
Professor, mantenha a turma dividida em grupos e distribua para eles os temas abaixo sugeridos:
Aquecimento Global / Chuva Ácida / Desertificação / Desmatamento / Biopirataria / Extinção de espécies da flora e da fauna / Escassez de água potável / Poluição de mares e oceanos
Peça aos grupos que relacionem essas questões ambientais de impacto global com a ecodiplomacia. Eles devem escrever pequenos textos sobre o assunto, que serão a base para um debate sobre a importância da luta internacional pelo meio ambiente.
Após o término da produção dos textos, organize a turma para o debate, com base nas orientações abaixo:
- estabeleça os princípios que norteiam um debate, destacando a importância do saber falar e do saber ouvir;
- é essencial que os alunos saibam valorizar a participação de todos, e respeitar as opiniões alheias, mesmo quando divergentes; por isso, garanta a todos o direito de se expressarem;
- promova essa atividade com o cuidado de tornar os alunos os principais agentes do processo, ou seja, não tome a fala para si tornando a aula uma exposição das ideias do professor.
- antes de iniciar o debate, motive os alunos com figuras (fotos ou charges) com a temática ambiental. O objetivo é envolvê-los na discussão. Peça que façam pequenos comentários sobre as figuras.
Seguem sugestões de imagens sobre o tema:
Figura 1
(Fonte: http://karlacunha.com.br/charge-calvin-e-haroldo-01/, em 24-11-2010)
Figura 2
(Fonte: http://karlacunha.com.br/charge-aquecimento-02/, em 24-11-2010)
Figura 3
(Fonte: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/mikhailzlatkovsky.gif, em 24-11-2010)
Figura 4
(Fonte: http://amanatureza.com/projeto/wp-content/uploads/2007/07/chuva_acida-monumento-corroido.gif, em 24-11-2010)
Dê início ao debate e registre as opiniões mais relevantes ou polêmicas a fim de problematizá-las ao longo da aula. Verifique as colocações dos alunos diante das divergências e faça as interveções necessárias.
Sites indicados para consulta eletrônica sobre os temas ecodiplomacia e meio ambiente:
Revista Pangea Mundo: http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=56&ed=1, acessado em 16-11-2010.
Uol Educação: http://educacao.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.jhtm, acessado em 16-11-2010.
O Eco: http://www.oeco.com.br/, acessado em 16-11-2010.
PNUMA (ONU Brasil): http://www.onu-brasil.org.br/agencias_pnuma.php, acessado em 16-11-2010.
Ministério do Meio Ambiente (MMA): http://www.mma.gov.br/sitio/, acessado em 16-11-2010.
WWF: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas/, acessado em 16-11-2010.
Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/, acessado em 16-11-2010.
S.O.S. Mata Atlântica: http://www.sosmatatlantica.org.br/, acessado em16-11-2010.
Sua Pesquisa.com: http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm, acessado em 16-11-2010.
Professor, avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas sobre o tema em questão.
Na primeira aula, mais precisamente, o envolvimento nas reflexões propostas a partir dos textos motivadores.
Durante o debate, na segunda aula, observe as reações verbais e não verbais dos jovens. Nesse tipo de aula, que requer uma dinâmica própria, como ajeitar as carteiras para formação de círculo, por exemplo, é comum que ocorra muitos ruídos. Perceba a movimentação dos alunos e depois teça alguns comentários a respeito de sua postura. Mais importante, porém, é avaliar, ao longo do debate, a participação de todos e o respeito pelos colegas, como saber calar na hora que o outro fala. A tolerância é algo que precisa ser trabalhado com a turma.
Observe, sobretudo, a forma como os conhecimentos foram apreendidos pelos educandos, avaliando suas contribuições durante as aulas sugeridas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2014
Cinco estrelasParabéns por elaborar uma aula tão criativa e enriquecedora... vou desenvolvê-la com meus alunos, creio que eles irão gostar, pois são aulas diferentes, que envolve pesquisa, apresentações e outros... Vou desenvolver um projeto com meus alunos sobre meio ambiente e será muito útil para mim esses materiais sugeridos por você... gostaria que voce me mandasse por email mais sugestões sobre o tema meio ambiente... . pois precisamos conscientizar cada vez mais nossos alunos sobre esse problema....