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As narrativas de Monteiro Lobato

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Conhecer algumas histórias de Monteiro Lobato, apreciando a leitura feita pelo professor.
  • Conhecer alguns aspectos da vida de Monteiro Lobato.
  • Identificar os elementos que compõem a narrativa (tempo, espaço, narrador, personagem, enredo).
  • Construir, coletivamente, a compreensão de narrativas.
  • Participar da confecção de uma boneca de pano.
Duração das atividades
Cinco aulas com cerca de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo a obra e seu autor   

1° momento – O professor combina com a turma que durante um período na hora da história ouvirão a leitura da primeira parte do livro Reinações de Narizinho, de autoria de Monteiro Lobato. Antes de iniciar a leitura da história o professor procura saber quem já ouviu alguma história de Monteiro Lobato e se conhecem alguns de seus personagens. Neste momento ele mostra para a turma foto do escritor e conta alguns dados de sua biografia (http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html)   

Fonte: http://www.google.com.br 

O professor dá continuidade a aula registrando em uma folha de papel grande, com ajuda das crianças, os títulos da história que compõem a primeira parte do livro:                  

Fonte: http://www.google.com.br 

2° momento – O professor inicia a leitura do livro com a história “Narizinho”   

3° momento – Após a leitura da história o professor promove debate para as crianças pensarem acerca de alguns os elementos presentes na narrativa de Lobato (tempo, espaço, narrador, personagem, enredo):  

  • Vocês acham que essa história aconteceu nos nossos dias ou foi há muito tempo atrás? Por quê?

 As crianças podem achar que foi nos nossos dias fazendo referência aos personagens avô e neta. Outras vão tomar como referência alguns dados biográficos do autor para justificarem que a história aconteceu há muito tempo atrás.   Neste momento o professor pode oferecer novos elementos para as crianças usarem em sua justificativa como imagens do livro analisando, por exemplo, o modo de se vestir dos personagens do livro, comparando com o vestuário dos dias atuais.   

  • Em que lugar aconteceu à história?
  • Como vocês sabem que foi no sítio?
  • Como era esse sítio? Quem vivia lá?
  •  Como eram essas pessoas que viviam no sítio?
  • Essa história está sendo contada pelo autor ou por algum personagem do sítio?
  • Por que vocês pensam assim?     

Após esse momento de debate o professor propõe ao grupo fazer registro com desenho da história utilizando a técnica do desenho quadriculado:Agora vocês vão fazer de conta que Monteiro Lobato convidou a nossa turma para fazer a ilustração da história que acabamos de ouvir. Então para ajudar vocês eu vou pregar essa cartolina no quadro e cada criança vai ter a oportunidade de fazer o seu desenho com o lápis pilot preto. No verso, a cartolina deve estar quadriculada e cada quadrado recebe uma numeração de acordo com o número de crianças da turma como no exemplo abaixo:

5

4

3

2

1

10

9

8

7

6

15

14

13

12

11

20

19

18

17

16

25

24

23

22

21

Após as crianças concluírem a pintura o professor organiza todas na roda e cola os quadrados, em uma outra cartolina, de acordo com a numeração para montar o desenho.

Atividade 2 – Descobrindo como Emília aprendeu

1° momento – O professor lê para a turma a história “A Pílula Falante” e após a leitura promove um momento de discussão explorando alguns elementos da narrativa: Onde aconteceu essa história? Como podemos afirmar que foi nesse local? Algum trecho da história ajuda nessa afirmação?

  • Aparece algum personagem novo nessa história?
  • Quais são os outros personagens?
  • O que vocês acham da reação de Narizinho quando o doutor Caramujo explicou que ia tirar a fala do papagaio para colocar na boneca Emília?
  • Como vocês reagiriam se fosse com a boneca de vocês?  

2° momento - Após o momento de debate o professor propõe a turma confeccionar a boneca Emília, em seguida ,lista com crianças, em uma folha de papel grande, o material que irão precisar:   

  • MURIM BRANCO PARA O CORPO DA BONECA.
  •  ENCHIMENTO.
  •  LÃ DE VARIAS CORES PARA O CABELO.
  •  LINHA BRANCA.
  •  RETALHOS DE TECIDO PARA FAZER A ROUPA.
  •  AGULHA.
  •  TESOURA.
  •  LÁPIS HIDROCOR   

3° momento – Em seguida, o professor registra também os passos da confecção:  

 - desenhar o molde do corpo da boneca no murim;

- costurar o molde (o professor combina com as crianças convidar um adulto – mãe, avô, funcionário da escola - para costurar na máquina a parte do corpo da boneca);

 - colocar o enchimento e costurar com agulha a abertura;

- colar o cabelo;

- desenhar o rosto da boneca e fazer os remendos com lápis hidrocor;

- vestir a roupa da boneca (os vestidos podem ser costurados por um adulto – mãe, avô, funcionário da escola);

- exposição das bonecas.     

Atividade 3 – Confeccionando a boneca Emília

Foto 1 - Ouvindo as instruções

Foto 2 - Colocando o enchimento

Foto 3 - Costurando a boneca

Foto 4 - Desenhando as roupas e os remendos

 Fonte: Relato da prática, NEI/1996

Atividade 4 – Reescrevendo a história “A pílula falante”     

1° momento – O professor propõe ao grupo reescrever a história da pílula falante para colocar na exposição junto com as bonecas que confeccionaram. Em seguida, constrói com as crianças um roteiro para ajudar nessa reescrita, como no exemplo abaixo:   

  • Expressão que vão usar para começar a contar a história.
  • Descrição da boneca.
  • Descrição do local onde Emília vivia.
  • Explicar como ela aprendeu a falar.
  • Descrição do comportamento da boneca.
  • Conclusão da história.   

2° momento – O professor assume o papel de escriba e a partir do roteiro vai escrevendo o que as crianças vão falando.  

3° momento – Concluída a escrita o professor lê o texto  para refazerem a revisão.   

4° momento – O professor organiza as crianças em grupo para produzirem ilustração para cada parte do texto.  

Foto 5 - Ilustrações da reescrita

 Fonte: Relato da prática, NEI/1996

Atividade 5 – Exposição da boneca   

1° momento – O professor produz com as crianças um cartaz convidando as turmas da escola para a exposição.   

2° momento – O professor organiza com as crianças a sala para a exposição definindo o local onde serão colocadas as bonecas, o texto ensinando como se confecciona a boneca e os demais matérias produzidos durante o desenvolvimentos dessas aulas.   

3° momento – Exposição

Foto 6 - A exposição

Fonte: Relato da prática, NEI/1996

Recursos Complementares

http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html Neste site o professor encontará dados biográficos de Monteiro Lobato.

http://www.google.com.br Neste site o professor poderá acessar a imagem de Monteiro Lobato. Para isso deve digitar na caixa de pesquisa o nome do escritor, clicar no link imagem e, em seguida no link pesquisa google.

http://www.graudez.com.br/litinf/autores/lobato/pers.htm Neste site o professor encontrará descrição dos personagens criados por Monteiro Lobato.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • Da participação das crianças ao longo da leitura das histórias lidas.
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos das histórias lidas.
  • Envolvimento das crianças durante a confecção da boneca Emília e organização da exposição.
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de discussão sobre os elementos das narrativas de lobato.
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