30/11/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Atividade 1 – Conhecendo a obra e seu autor
1° momento – O professor combina com a turma que durante um período na hora da história ouvirão a leitura da primeira parte do livro Reinações de Narizinho, de autoria de Monteiro Lobato. Antes de iniciar a leitura da história o professor procura saber quem já ouviu alguma história de Monteiro Lobato e se conhecem alguns de seus personagens. Neste momento ele mostra para a turma foto do escritor e conta alguns dados de sua biografia (http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html)
Fonte: http://www.google.com.br
O professor dá continuidade a aula registrando em uma folha de papel grande, com ajuda das crianças, os títulos da história que compõem a primeira parte do livro:
Fonte: http://www.google.com.br
2° momento – O professor inicia a leitura do livro com a história “Narizinho”
3° momento – Após a leitura da história o professor promove debate para as crianças pensarem acerca de alguns os elementos presentes na narrativa de Lobato (tempo, espaço, narrador, personagem, enredo):
As crianças podem achar que foi nos nossos dias fazendo referência aos personagens avô e neta. Outras vão tomar como referência alguns dados biográficos do autor para justificarem que a história aconteceu há muito tempo atrás. Neste momento o professor pode oferecer novos elementos para as crianças usarem em sua justificativa como imagens do livro analisando, por exemplo, o modo de se vestir dos personagens do livro, comparando com o vestuário dos dias atuais.
Após esse momento de debate o professor propõe ao grupo fazer registro com desenho da história utilizando a técnica do desenho quadriculado:Agora vocês vão fazer de conta que Monteiro Lobato convidou a nossa turma para fazer a ilustração da história que acabamos de ouvir. Então para ajudar vocês eu vou pregar essa cartolina no quadro e cada criança vai ter a oportunidade de fazer o seu desenho com o lápis pilot preto. No verso, a cartolina deve estar quadriculada e cada quadrado recebe uma numeração de acordo com o número de crianças da turma como no exemplo abaixo:
5 |
4 |
3 |
2 |
1 |
10 |
9 |
8 |
7 |
6 |
15 |
14 |
13 |
12 |
11 |
20 |
19 |
18 |
17 |
16 |
25 |
24 |
23 |
22 |
21 |
Após as crianças concluírem a pintura o professor organiza todas na roda e cola os quadrados, em uma outra cartolina, de acordo com a numeração para montar o desenho.
Atividade 2 – Descobrindo como Emília aprendeu
1° momento – O professor lê para a turma a história “A Pílula Falante” e após a leitura promove um momento de discussão explorando alguns elementos da narrativa: Onde aconteceu essa história? Como podemos afirmar que foi nesse local? Algum trecho da história ajuda nessa afirmação?
2° momento - Após o momento de debate o professor propõe a turma confeccionar a boneca Emília, em seguida ,lista com crianças, em uma folha de papel grande, o material que irão precisar:
3° momento – Em seguida, o professor registra também os passos da confecção:
- desenhar o molde do corpo da boneca no murim;
- costurar o molde (o professor combina com as crianças convidar um adulto – mãe, avô, funcionário da escola - para costurar na máquina a parte do corpo da boneca);
- colocar o enchimento e costurar com agulha a abertura;
- colar o cabelo;
- desenhar o rosto da boneca e fazer os remendos com lápis hidrocor;
- vestir a roupa da boneca (os vestidos podem ser costurados por um adulto – mãe, avô, funcionário da escola);
- exposição das bonecas.
Atividade 3 – Confeccionando a boneca Emília
Foto 1 - Ouvindo as instruções
Foto 2 - Colocando o enchimento
Foto 3 - Costurando a boneca
Foto 4 - Desenhando as roupas e os remendos
Fonte: Relato da prática, NEI/1996
Atividade 4 – Reescrevendo a história “A pílula falante”
1° momento – O professor propõe ao grupo reescrever a história da pílula falante para colocar na exposição junto com as bonecas que confeccionaram. Em seguida, constrói com as crianças um roteiro para ajudar nessa reescrita, como no exemplo abaixo:
2° momento – O professor assume o papel de escriba e a partir do roteiro vai escrevendo o que as crianças vão falando.
3° momento – Concluída a escrita o professor lê o texto para refazerem a revisão.
4° momento – O professor organiza as crianças em grupo para produzirem ilustração para cada parte do texto.
Foto 5 - Ilustrações da reescrita
Fonte: Relato da prática, NEI/1996
Atividade 5 – Exposição da boneca
1° momento – O professor produz com as crianças um cartaz convidando as turmas da escola para a exposição.
2° momento – O professor organiza com as crianças a sala para a exposição definindo o local onde serão colocadas as bonecas, o texto ensinando como se confecciona a boneca e os demais matérias produzidos durante o desenvolvimentos dessas aulas.
3° momento – Exposição
Foto 6 - A exposição
Fonte: Relato da prática, NEI/1996
http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html Neste site o professor encontará dados biográficos de Monteiro Lobato.
http://www.google.com.br Neste site o professor poderá acessar a imagem de Monteiro Lobato. Para isso deve digitar na caixa de pesquisa o nome do escritor, clicar no link imagem e, em seguida no link pesquisa google.
http://www.graudez.com.br/litinf/autores/lobato/pers.htm Neste site o professor encontrará descrição dos personagens criados por Monteiro Lobato.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!